Colunistas - Rodolfo Bonventti

TV Globo lança sua primeira minissérie com a história de Lampião e Maria Bonita

17 de Setembro de 2019

No final de abril de 1982, a TV Globo realizou sua primeira experiência com uma história em poucos capítulos, ao lançar a minissérie “Lampião e Maria Bonita”, em apenas oito capítulos.

A história, assinada por Aguinaldo Silva e Doc Comparato, com direção de Paulo Afonso Grisolli e Luis Antonio Piá, contava a história de dois personagens históricos do sertão brasileiro: o cangaceiro Lampião, ou melhor, Virgulino Ferreira da Silva, e sua companheira Maria Bonita.

Com brilhantes interpretações de Nelson Xavier como Lampião e de Tânia Alves como Maria Bonita, a minissérie foi um sucesso de audiência e de crítica especializada, garantindo para a TV Globo que o investimento nesse formato era uma boa ideia.

Lampião e Maria Bonita - Tania Alves e Nelson Xavier
 

A história começava a partir do seqüestro de um geólogo inglês por parte do bando de Lampião, e retratava os últimos dias do bando do cangaceiro e, principalmente, dele e de Maria Bonita, o que aconteceu na vida real em julho de 1938.

Com um elenco formado por muitos atores nordestinos, o que facilitou em termos de um sotaque muito mais natural, “Lampião e Maria Bonita” foi uma das melhores produções da emissora nos anos 1980.

Encabeçado por Nelson Xavier e Tânia Alves, o elenco da minissérie também contava em papéis de destaque com José Dumont, Roberto Bonfim, Regina Dourado, Jofre Soares, Cláudio Correa e Castro, Maria Alves, Helber Rangel, Antonio Pompeu, Lu Mendonça, Michael Menaugh, Marcus Vinícius, Arnaud Rodrigues, Silvio Correia Lima, Nestor Capoeira, Hileana Menezes, Ilva Niño, Jurandir de Oliveira, Gilson Moura, Jurema Penna, John Procter e Leônidas Aguiar. 

Comentários
Assista ao vídeo