Informes - Embaixada dos EUA

Dia da Independência do Brasil

7 de Setembro de 2019

Em nome do Governo dos Estados Unidos da América, tenho a honra de parabenizar os brasileiros pelo 197º aniversário da sua independência. O Brasil e os EUA desfrutam de fortes laços fundamentados em valores democráticos compartilhados e respeito mútuo entre nossos povos. Como as duas maiores democracias e economias das Américas, este ano avançamos bastante nossa cooperação em muitas áreas, incluindo segurança e defesa, ciência e tecnologia e intercâmbio educacional. Também renovamos nosso firme compromisso de promover os direitos humanos e a democracia em todo o hemisfério.

O apoio contínuo do Brasil ao povo venezuelano – especialmente aos mais de 178.000 que buscaram refúgio no país – é uma prova do compromisso do Brasil com a segurança regional e nossos valores compartilhados. Tive o privilégio de visitar Brasília em 1º de janeiro, liderando a delegação dos EUA para posse do presidente Bolsonaro. A subsequente visita do presidente Bolsonaro a Washington em março elevou ainda mais nossa parceria bilateral, incluindo a designação do Brasil como grande aliado-extra OTAN e a assinatura de um acordo de salvaguardas tecnológicas. Os vínculos entre nossos países estão mais fortes do que nunca.

Nessa ocasião, quando os brasileiros celebram esse aniversário, os EUA reafirmam seu compromisso com nossa parceria duradoura e estreita amizade.

Secretário de Estado dos EUA Mike Pompeo

Comentários
Assista ao vídeo