Colunistas - Godi Júnior

Ranking digital dos clubes brasileiros em Julho de 2019

4 de Julho de 2019

Com o levantamento deste mês, o IBOPE Repucom destaca o crescimento das bases digitais de Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Atlético Mineiro e Santos. Os cinco clubes são os que mais cresceram no período e correspondem a cerca de 680 mil inscritos, 52% do total de novas inscrições nas contas oficiais dos clubes de futebol durante junho.

Devido à pausa dos principais campeonatos nacionais, era esperado que o interesse pelos clubes de futebol sofresse uma diminuição, um reflexo natural devido à ausência de jogos e consequentemente de novos conteúdos, ocasionando na diminuição de novos seguidores. O saldo total de junho ficou 26% abaixo da média registrada entre janeiro e maio de 2019.

Pelo sexto mês consecutivo o Flamengo lidera o crescimento do Ranking Digital no combinado entre todas as redes sociais. Neste último mês, os flamenguistas somaram 355 mil novos inscritos em suas plataformas oficiais, crescimento expressivo para o período de pausa para a Copa América. Enquanto a parada para o torneio continental de seleções fez o volume geral de novos seguidores diminuir no país, o crescimento do Flamengo em junho foi seu terceiro melhor desempenho no ano.

O clube da gávea também demonstrou sua força digital ao liderar o crescimento no Twitter, Instagram e YouTube dentre os 45 times monitorados. Na plataforma de vídeos, os cariocas obtiveram o melhor desempenho já registrado por algum clube na série histórica, foram mais de 98 mil novas inscrições no período, possivelmente motivado pelo desempenho do clube nas oitavas de final da Copa do Brasil e pela apresentação de novos membros da equipe.

No mês de junho, o Corinthians obteve o segundo maior crescimento geral na somatória de suas redes sociais. Neste intervalo, os corintianos conquistaram perto de 100 mil novas curtidas. O principal motor da evolução alvinegro vem sobretudo de sua conta no Instagram, a plataforma foi responsável por mais de 90% do resultado corintiano no período.

O Palmeiras permanece no TOP 5 crescimentos em junho. No período, os palmeirenses ampliaram seu saldo em 82 mil seguidores. A equipe alviverde também obteve destaque no YouTube, neste mês tiveram o segundo maior crescimento desta rede social e atualmente são donos do segundo maior canal dentre todos os times monitorados, a “TV Palmeiras”.

Atlético-MG e Santos foram outras equipes que também merecem destaque no Ranking Digital de Junho, ficando respectivamente em quarto e quinto lugar entre os maiores crescimentos. Os mineiros ganharam 81 mil seguidores enquanto os paulistas conquistaram 58 mil inscrições.

Veja abaixo o levantamento atual: 

Fonte: IBOPE Repucom – Ranking digital dos clubes brasileiros

O levantamento é divulgado mensalmente pelo IBOPE Repucom e tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das bases digitais dos 45 clubes com o maior número de seguidores do país.

Comentários
Assista ao vídeo