Colunistas - Rodolfo Bonventti

A jovem atriz derrotada pela Aids

7 de Maio de 2019

A carioca Cláudia Magno de Carvalho foi uma atriz e dançarina que teve uma carreira muito curta, de apenas 12 anos,mas que deixou uma presença marcante nas novelas e filmes dos quais participou.

Cláudia Magno nasceu na cidade do Rio de Janeiro e começou sua carreira como atriz em 1981, fazendo teatro nos palcos cariocas. Logo chamou atenção para a sua beleza e o seu talento e foi convidada pelo diretor Antonio Calmon para viver a Patrícia,um dos principais papéis do filme “Menino do Rio”, um grande sucesso de bilheteria do nosso cinema em 1982.  

A partir desse filme, Cláudia Magno se tornou um rosto muito conhecido em todo o Brasil e foi para a televisão onde fez uma participação especial na novela “Final Feliz” de Ivani Ribeiro, no horário das 19 horas, e logo depois entrou em sua primeira novela com personagem do início ao fim da trama. Ela foi a Mariah de “Champagne”, escrita por Cassiano Gabus Mendes para as 20h30.

Em 1984, Cláudia voltou a brilhar nas telas nacionais na continuação de “Menino do Rio”, que foi o filme “Garota Dourada”, outro sucesso de bilheteria também.

Veio o convite da TV Manchete e Cláudia Magno se mudou para a emissora onde participou de duas novelas; “Viver a Vida” de Manoel Carlos em 1984, e depois “Tudo em Cima” de Bráulio Pedroso em 1985.

De volta à TV Globo, em 1986, ela esteve nas novelas “Um Sonho a Mais” de Daniel Más e Mário Prata e, logo em seguida, viveu a Vera do sucesso “Roda de Fogo” de Lauro César Muniz e Marcílio Moraes.

No cinema foi premiada como melhor atriz no Festival de Brasília, em 1988, por sua atuação em “Presença de Marisa” e na televisão foi destaque nas novelas globais, “Fera Radical”; “Bebê a Bordo” e “Tieta”.

Ela entrou os anos 90 participando de novelas e minisséries tanto pela TV Globo como pela Rede Manchete de Televisão. Pôde ser vista em “Mico Preto”, novela de Cassiano Gabus Mendes e em “Mãe de Santo” e “Filhos do Sol”, ambas minisséries da TV Manchete.

A atriz ainda marcaria presença nas novelas “Meu Bem, Meu Mal”; “O Dono do Mundo” e “Felicidade”, todas na TV Globo, além de algumas participações no “Você Decide”.

Em 1993, a atriz interpretava a enfermeira Josefina na novela “Sonho Meu” quando começou a apresentar problemas de saúde. Ela morreu em 6 de janeiro de 1994, aos 35 anos de idade, de insuficiência respiratória aguda em decorrência do vírus da AIDS, na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro. Tinha muitos planos, inclusive um musical no teatro que estava começando a produzir.

Comentários
Assista ao vídeo