Roberto Livianu, presidente do Movimento do Ministério Público Democrático e coordenador da Campanha " Não aceito corrupção", foi o convidado de Débora Santilli, no Cartão de Visita do último sábado (31/08), às 23h30, na Record News.
Cuidadoso em assuntos polêmicos como a redução da maioridade penal, Livianu acredita que a função do Direito é estimular a paz e não somente acusar e colocar marginais atrás das grades:" É óbvio que, aos 16 anos, o adolescente sabe o que está fazendo. Mas, os números de reincidência entre jovens é mínima. Acredito que com pequenas unidades de internação e com uma presença e monitoramento maior do Ministério Público, podemos ressocializar os menores. Não é aceitável, porém, que adolescentes sejam espancados em casas que deveriam ajudá-los a voltar a vida em sociedade."
Adepto a justiça restaurativa, o promotor fala sobre os casos marcantes que vivenciou e tem uma postura contrária às propostas de emenda a constituição que limitam a atuação do Ministério Público" Nos últimos anos, o Ministério Público tem conseguido atingir pessoas que detêm importantes parcelas de poder político e econômico. Essas ações que tentam limitar nossos poderes somente comprovam que nossa atuação tem sido feita em defesa da cidadania. Defendemos, sim, a atuação do Ministério Público em parceria com os policiais."
O Cartão de Visita, apresentado por Débora Santilli, é exibido aos sábados, às 23h30, na Record News, com reprise aos domingos, às 7h30.