Colunistas - Rodolfo Bonventti

O mundo da moda e das modelos no sucesso de Plumas e Paetês na TV Globo

2 de Dezembro de 2018

Depois do fracasso da audiência de “Chega Mais”, a TV Globo lançou no horário das 19 horas, em setembro de 1980, mais uma criação do mago Cassiano Gabus Mendes, “Plumas e Paetês”, uma telenovela que em mais de 190 capítulos retratou o mundo da moda na capital paulista, bem como os padrões de consumo da sociedade dos anos 1980.

 

A novela partia da história de um jovem mineira grávida e abandonada pelo namorado que resolve começar uma nova vida na capital paulista. No caminho, de carona com um casal amigo eles sofrem um grave acidente e só Marcela sobrevive e resolve assumir o lugar da amiga, noiva de um jovem cuja família está muito bem em termos econômicos e sociais.

Marcela vai se envolver com Edgar, o irmão mais velho do seu “noivo”; reencontrar o antigo namorado que a engravidou, Renato Resende, e se ligar a um grupo de moças que são modelos e vivem no dia a dia esse mundo de sonhos e de glamour, onde se destaca Amanda, que vai protagonizar um triângulo amoroso com Marcela e Renato.

Além da família de Edgar e do núcleo das modelos, outro destaque na história é a personagem Rebeca Andrade, dona de uma fábrica de jeans herdada do marido e que se apaixona pelo chefe de segurança da sua empresa, o italiano Gino e tem que conviver com as confusões causadas pelo seu filho playboy, Jorgito.

Com direção de Gonzaga Blota e Reynaldo Boury, a novela era alegre e com muitas cenas de desfiles e eventos sociais, e contava no elenco com atores e atrizes que estavam entre os mais bonitos das nossas novelas naquele momento.

Elizabeth Savalla interpretava Marcela; Cláudio Marzo era Edgar; José Wilker vivia Renato e a belíssima Maria Cláudia era a modelo Amanda. No mundo das manequins estavam ainda Angelina Muniz, Lúcia Alves em um trabalho marcante como Veroca, Mila Moreira, Sura Berditchevsky, Silvia Salgado, Elizângela e Ísis de Oliveira.

Entre os jovens atores marcavam presença Paulo Guarnieri, Mário Gomes, Edson Celulari, Eduardo Conde e Heraldo Galvão, o irmão na vida real de Fábio Junior.

Eva Wilma era a executiva Rebeca e Paulo Goulart o italiano Gino em dois grandes momentos desses atores, que estavam entre os preferidos das telespectadoras.

Destaque ainda no elenco para os veteranos John Herbert, Maria Helena Dias, José Lewgoy, Neuza Amaral, Ary Fontoura, Myriam Pérsia, Felipe Carone, Eloisa Mafalda, Wálter Stuart, Mário Lago, Cleyde Blota e Monah Delacy. E para a presença da jovem atriz Solange Theodoro que se destacou como a pobre Nadir que é assediada pelo playboy Jorgito, no melhor momento da atriz nas nossas novelas.

Por volta do centésimo capítulo, Cassiano Gabus Mendes sofreu um enfarte e teve que ser substituído por Silvio de Abreu que promoveu algumas mudanças no roteiro, principalmente envolvendo o destino da personagem Marcela.

Comentários
Assista ao vídeo