Colaboradores - Tânia Voss

Malu Maria mostra seu som sem limites

19 de Novembro de 2018

Malu Maria fala em “sair dos limites” na letra da música “Diamantes na Pista”, que dá nome ao seu primeiro álbum solo. Eis uma frase que define bem o seu modo de encarar a vida. Esta cantora, compositora, musicista e muito mais mostra o repertório deste elogiado trabalho, que concorre ao Prêmio APCA na categoria de álbum do ano, em show no dia 24 de novembro (sábado) às 21h no teatro do Sesc Belenzinho, em São Paulo.

 

No show, Malu, que canta e toca flauta transversal, guitarra e percussão, terá a seu lado uma banda composta por Carlos Gadelha (guitarra), Eristhal (baixo), Rapuso (teclados) e Nath Calan (bateria). Teremos as participações especiais da cantora Laya e de Tatá Aeroplano, este último coprodutor do álbum e figura importante da cena independente paulista, como produtor, artista solo e integrante das bandas Jumbo Elektro e Cérebro Eletrônico.

Diamantes na Pista traz em suas nove faixas uma sonoridade ao mesmo tempo etérea, dançante, reflexiva e envolvente, misturando rock, pop, música brasileira, pós-punk e folk, com ecos de Velvet Underground, Mutantes, Cocteau Twins, Siouxsie & The Banshees, Mutantes, Cibelle, Suzanne Vega e All About Eve,só para citar algumas possíveis referências.

Arredondando tudo, temos a voz doce de Malu, que soa como a de uma espécie de carochinha pop, contadora de histórias deliciosas sobre o amor, o desejo e os sonhos que nos impulsionam a seguir em frente. Sem limites, jamais.

 
 

Da pegada dançante de “Diamantes na Pista” aos rocks mais ácidos “Doctor Strangelove” e “Circo Paratodos”, passando pelo carimbó elétrico em “Jardim do Eden”, pela doçura de “Nosso Eclipse” e “Amores ao Mar” e pela psicodélica “Estrada”, o álbum é viajante no melhor sentido da palavra.

Maria gosta de deixar claro: "Aqui, os diamantes são simbólicos. Bem antes de se tornarem joias de alto valor de mercado, os diamantes são pedras preciosas pelo seu alto grau de perfeição, beleza e raridade, são pedras que nos remetem a outras dimensões e ao mesmo tempo estão guardadas no centro da terra". A artista propõe esparramar diamantes na pista saindo dos limites, num devaneio de imagens que remetem a abundância e a liberdade.

Além das músicas do álbum solo de estreia, todas de autoria de Malu, o show também incluirá algumas canções alheias, que certamente surpreenderão a todos.

Nascida na Zona Norte de São Paulo e descendente de espanhóis, Malu Maria passou boa parte da sua infância e adolescência em Ilhabela, litoral norte do estado de São Paulo. Lá, conheceu  e conviveu com muitos músicos e artistas.

Seu tio-avô catalão fugiu com um circo de Caracas, e virou palhaço. Ele vez por outra visitava a família, e se mostrou uma influência decisiva para que a sobrinha-neta enveredasse pela carreira artística nos anos que se seguiriam.

Malu se formou em Artes do Corpo e Performance na PUC e em percussão no Espaço Brincante, e participou de várias bandas, além de ter integrado com Luci Negrão o duo Manallu, que lançou em 2013 um CD com a produção do badalado Plinio Profeta.

Sua paixão pela arte circense a levou a escrever um livro de pesquisa sobre as diferentes regiões do Brasil que abordam a linguagem do palhaço em suas manifestações culturais. Ela também criou na garagem de sua casa em São Paulo o Teatro de Bolso do Quarto Mundo, um adorável espaço cultural alternativo.

Além da carreira musical, Malu também dá aulas de teatro e pandeiro. Ela ainda atua como youtuber, apresentando o inusitado programa “Transbordando o Copo”, usando um visual circense e no qual já entrevistou gente do calibre de Mauricio Pereira (Os Mulheres Negras), Luiz Chagas, Peri Pane, Anelis Assumpção e Tonho Penhasco, entre outros.

Diamantes na Pista- Malu Maria-  ouça o álbum em streaming:

Comentários
Assista ao vídeo