Colunistas - Rodolfo Bonventti

Novela de Janete Clair teve cenas ousadas e problemas com a censura

8 de Outubro de 2018

Depois do sucesso de “Água Viva”, a TV Globo ousou com uma história de Janete Clair que teve de tudo: da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém a uma cena de estupro do personagem de Vera Fischer.

A novela foi “Coração Alado”, que estreou em 11 de agosto de 1980, teve direção de Roberto Talma e Paulo Ubiratan e ficou sete meses no ar com bons índices de audiência para a emissora.

As primeiras cenas da novela foram gravadas no agreste de Pernambuco e mostraram a encenação da Paixão de Cristo em Nova Jerusalém. Na história, Juca Pitanga, personagem de Tarcísio Meira, era um escultor que confiante no seu talento, reúne a família e parte do agreste para morar no Rio de Janeiro com um irmão e um tio para conquistar sucesso e dinheiro. No Rio, em uma pensão, conhece e se apaixona pela jovem Vivian, sobrinha de um malandro que se faz passar por um barão.

A ousada história para o início dos anos 80, tinha em seu roteiro cenas que indicavam masturbação e um estupro que a personagem de Vera Fischer sofria por parte do cunhado, interpretado por Ney Latorraca. O público se assustou com a ousadia e a novela passou a ser seguida muito de perto pelos censores, que ameaçaram cortar várias cenas.

Dois atores foram o grande destaque da novela: Jardel Filho como o aproveitador Barão Von Strauss, que lhe valeu vários prêmios como o melhor ator do ano na TV, e Aracy Balabanian, que fazia par romântico com ele na história, vivendo a sofrida Maria Faz-Favor, e que teve também um brilhante desempenho. As cenas entre os dois divertiam o público.

Nos papéis centrais estavam Tarcísio Meira como Juca Pitanga; Vera Fischer como sua namorada, Vivian; Débora Duarte interpretando a rica e temperamental Katucha; Walmor Chagas como o milionário Alberto Karany; Ney Latorraca vivia Leandro, casado com Melissa, interpretada por Joana Fomm, um casal que passava por uma crise e ele tinha obsessão pela cunhada, vivida por Vera Fischer.

A novela também foi um grande momento na carreira de Bárbara Fazio, desconhecida do grande público da Globo, que fez uma participação especial como Silvana Karany, a ex-mulher do milionário Alberto, e deixou todos impressionados com o seu talento e a força das cenas que interpretou.

“Coração Alado” marcou a estréia de Carlos Augusto Strazzer na Globo, vindo de grandes sucessos na TV Tupi, e também de Cissa Guimarães e Tarcísio Filho, então um adolescente de 14 anos de idade.

Como sempre, a emissora não poupou recursos para a novela do seu principal horário, e reuniu um grande elenco com nomes que além dos já citados, ainda contava com Nívea Maria, Carlos Vereza, Myrian Rios, Armando Bógus, Tetê Medina, Jonas Mello, Simone Carvalho, Paulo Figueiredo, Eva Todor, Mário Cardoso, Liza Vieira, Marcelo Picchi, Sonia Clara, Leonardo Vilar, Maria Zilda, Roberto Faissal, Yara Salles, Diogo Vilela, Yolanda Cardoso, Lajar Muzuris, Tony Ferreira, Maria Helena Velasco, Rejane Marques, Carlos Wilson e Jacyra Silva.

Comentários
Assista ao vídeo