Convidado para discursar na formatura da turma de 2018 da University of Notre Dame, o juiz Sérgio Moro foi apreciado com o título “Doctors Law Honoris Causa” anunciado pelo reverendo John I. Jenkins.
“Ao corajoso e campeão de justiça que tem lutado para a integridade através da aplicação inflexível da Lei... Por um esforço altruísta para devolver as responsabilidades e integridade ao serviço público”, declarou Jenkins em homenagem.
A função de orador já foi desempenhada anteriormente pelos então presidentes dos EUA George W. Bush (2001) e Barack Obama (2009). Em sua vez, Moro falou sobre o trabalho na Operação Lava Jato, sua importância para o Brasil e citou o emblemático presidente norte-americano, Theodore Roosevelt:
“Este trabalho não tem sido fácil. Velhos hábitos de corrupção sistêmica e impunidade são difíceis de superar. Evidentemente, a corrupção sistêmica descoberta no Brasil é vergonhosa. Mas há outra maneira de ver esse fato. Não há vergonha na aplicação da lei. Como já foi dito pelo ex-presidente dos EUA, Theodore Roosevelt, "A exposição e a punição da corrupção pública é uma honra para uma nação, não uma desgraça".
Para os alunos da Universidade de Notre Dame,Moro deixou quatro conselhos. Primeiro, nunca desiste de seus sonhos, mesmo se você perder o que importa é o que você representa;
Segundo, lembrem-se que, mesmo que pareça que os desafios diante de você são insuperáveis, você nunca estará sozinho se estiver lutando por uma causa justa;
Terceiro, lembrem-se que seu comportamento pode inspirar outras pessoas. Você ficará surpreso com a forma como outras pessoas poderiam ajudar se tivessem bons exemplos e recebessem os incentivos corretos.
Quarto, nunca se renda aos males da corrupção ou do desespero, não há vitória se, ao longo do caminho, você perder sua alma.