Cultura - Arquitetura

Casa Electrolux traz Snarkitecture pela primeira vez ao Brasil

8 de Agosto de 2013

O Snarkitecture desembarca em agosto no Brasil – direto de Brooklyn, Nova York – para a produção de duas instalações. O duo de designers formado por Daniel Arsham e Alex Mustonen cria instalações nas quais funde arte, design e arquitetura para a Casa Electrolux e na entrada principal da feira de design MADE.

Na Casa Electrolux, o Snarkitecture apresenta ao público, a partir do dia 15 de agosto, uma instalação de grandes proporções construída a partir de descartes da fábrica da Electrolux, tais como placas metálicas, peças de plástico, protetores térmicos e isopores, entre outros materiais. A obra, criada especificamente para o espaço, tem curadoria assinada por Waldick Jatobá. Essa instalação fica em exposição até o dia 08 de setembro.

A dupla nova-iorquina, com suas criações marcadas pela ousadia, pertence ao time dos que buscam expandir as fronteiras e as possibilidades do design. “Os objetos e instalações criados por Alex Mustonen e Daniel Arsham do Snarkitecture, estúdio de arte e design com sede no Brooklyn, são quase sempre causadoras de perplexidade, propositalmente desafiando as expectativas das pessoas”, indica o jornal The New York Times.

A vinda do Snarkitecture ao Brasil é uma iniciativa da Casa Electrolux, que segue com sua missão de incentivar o mercado de design, apresentando ao público nomes consagrados do ramo e também novos talentos. A Electrolux é um dos patrocinadores do MADE – Mercado de Arte, Design e Etc, evento cujo objetivo principal é criar um fórum onde arte e design tem espaço aberto para discussão. 

Snarkitecture
O Snarkitecture, formado por Daniel Arsham e Alex Mustonen, ambos graduados pela The Cooper Union for the Advancement of Science and Art, opera em áreas que transitam entre as disciplinas de arte e arquitetura. Trabalhando em espaços existentes ou em colaboração com outros arquitetos, artistas e designers, criam projetos em uma escala que abrange projetos arquitetônicos permanentes, instalações temporárias, design de objetos e produtos, arte pública, performance e design de palco.

Entre seus projetos mais recentes estão “Lift”, instalação performática para o The New Museum, em Manhattan; “A Memorial Bowing”, arte pública permanente que reconfigura as enormes grafias do letreiro do Miami Orange Bowl no local onde ficava o estádio, demolido em 2008; “Drift”, pavilhão de entrada para a Design Miami, fórum global de design; “Why Patterns”, design de palco feito em colaboração com o coreógrafo Jonah Boaker; e “Dig”, instalação criada para a instituição Storefront for Art and Architecture, na cidade-natal da dupla.

Casa Electrolux 
Casa Electrolux, inaugurada no final de 2010, é a primeira flagship store da marca de eletrodomésticos no mundo. A marca tem o design e a inovação como essência para o desenvolvimento de seus produtos, e é por isso que a empresa incentiva e apoia designers conceituados e jovens talentos. 

Desde sua inauguração, a Casa já foi palco para exposições de grandes nomes do design como os Irmãos Campana, em 2011, Rodrigo Almeida, Zanine Di Zanini e, mais recentemente, de Sergio Rodrigues e Fernando Mendes, em 2013. Há nove anos, a Electrolux lidera o concurso mundial Design Lab, que tem como missão desafiar os estudantes de design a buscar inspiração nos criadores profissionais para projetar eletrodomésticos que proporcionem uma experiência sensorial única.

 

Comentários
Assista ao vídeo