Colunistas - André Garcia

Segurança Viária: APP que agiliza atendimento do SAMU

30 de Maio de 2017

A convite da Triumph do Brasil em sua sede houve o lançamento de um App que promete agilizar o socorro médico ou de emergência em caso de acidente.

Além da localização e a gravidade de acidentes procura parceria com SAMUs e com Corpo de Bombeiros para agilizar o atendimento de urgências no Brasil.

O sistema é gratuito de fácil implementação e respeita as normas de privacidade.

Apresentado durante as atividades do Maio Amarelo, o App 192 Smart poderá ser baixado gratuitamente na Apple Store e Google Play. O dono do celular preenche os dados pessoais e, em caso de desaceleração brusca compatível com uma colisão a pelo menos 50km/h, o número 192 é acionado automaticamente por uma ligação em viva voz. Com a implementação nas centrais de emergência, as equipes de regulação do SAMU e do Corpo de Bombeiros têm acesso, em tempo real, aos dados da localização do acidente e às informações pessoais da vítima, inseridas pelo usuário no aplicativo. Além disso, a tecnologia consegue prever a gravidade do acidente, através da última velocidade registrada antes da colisão. O projeto conta com o apoio da Secretaria de Transportes da Prefeitura de São Paulo, da Associação Brasileira de Medicina de Trânsito (Abramet) e do CEDATT (Conselho Estadual para Diminuição dos Acidentes de Trânsito).

A equipe responsável conta que buscou a tecnologia desenvolvida por uma startup chilena e criou a plataforma unindo sua experiência na área médica para conectar com as centrais de urgência. Adriana Mallet decidiu tomar essa iniciativa após perder uma amiga, Anariá Recchia, que foi vítima de um atropelamento, em 16 de maio de 2016, na Rua Cardeal Arcoverde, em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo.

Após a morte de Anariá, a médica percebeu que o atendimento a urgências poderia ser melhorado. Adriana conta que o “socorro imediato é fundamental para salvar vidas e que qualquer minuto a mais é crítico para o paciente em acidentes graves. A médica, que é intervencionista do SAMU e coordena o Núcleo de Educação em Urgências do serviço  em uma cidade no interior de São Paulo, explica que no caso da amiga dela, o resgate demorou para ser acionado. “Apesar de existir uma base do serviço de emergência na mesma rua, levou 14 minutos para chegar ao local pois todos, na cena do acidente, se esforçaram em impedir que o motorista fugisse e demoraram para acionar o socorro que só foi feito por um morador de um prédio próximo”, lamenta.

A médica conta que na sua rotina de trabalho também enfrenta dificuldades pois embora  a ambulância seja acionada, nem sempre quem presencia o acidente sabe passar as melhores informações ao socorro médico. “A pessoa normalmente está nervosa, passa o endereço errado ou não sabe exatamente onde está, devido ao estado de choque. Isso atrasa o atendimento em minutos decisivos, nos casos de traumas graves”, comenta.

O sistema, já em processo de assinatura de cooperação com centrais de emergência pública no interior de São Paulo, atuará em redundância com o atual mecanismo. Com isso, os idealizadores buscam demonstrar a eficácia da tecnologia para agilizar o envio  das ambulâncias e priorizar os atendimentos  de maior gravidade.

O movimento Viva Anariá, criado em homenagem Anariá Recchia, fez doações para financiar o App. “O aplicativo e as parcerias com as centrais de emergência, aumentam muito as chances de um atendimento mais eficaz e, com isso, esperamos evitar que outras pessoas sintam a mesma dor que sentimos em perder alguém que amamos”, afirma Sávio Mourão Henrique, marido de Anariá.

A expectativa é criar parcerias para a implantação da ferramenta em serviços de emergência públicos e privados ainda em 2017 em todo o Brasil. As prefeituras interessadas podem ter acesso gratuitamente aos dados da central do APP onde estarão disponíveis as ocorrências na sua cidade. Não haverá custos para as administrações municipais e estaduais; elas terão acesso a uma página na internet com login e senha onde obterão as informações coletadas pelo aplicativo, no caso de acidentes em alta velocidade.

O aplicativo é um grande avanço, especialmente para quem anda de motocicleta.

Vale lembrar que o App só informará os dados do usuário como nome, tipo sanguíneo para a central de emergência em caso de acidente. Todas as demais informações são sigilosas e garantidas pelo sigilo que é comum em qualquer App.

Comentários
Assista ao vídeo