A descoberta de um câncer é um choque para qualquer pessoa. De uma hora para outra, a vida sofre grandes transformações. E os efeitos colaterais durante o tratamento exigem uma força interna muito grande, especialmente nas mulheres, que sofrem mais com a queda de cabelos provocada pela quimioterapia.
Para essas pacientes, o resgate da autoestima e a retomada do prazer em viver podem estar em um lugar pouco provável: a moda. Sim, através de mudanças no visual, composição de novos looks e a inclusão de novos acessórios, essas mulheres conseguem superar de uma forma mais sutil esse momento tão difícil.
“Olhar para o espelho e enfrentar a careca é uma das situações mais difíceis. Afinal, o cabelo é um grande símbolo da mulher. Mas com a ajuda de lenços, bandanas e turbantes, além de outros acessórios, elas conseguem tirar o foco da falta de cabelos e se sentem mais confiantes”, afirma a consultora de moda Sandra Andaló.
Há seis anos, Sandra criou o Projeto Amoras, que assiste pacientes oncológicas da Santa Casa de São José do Rio Preto/SP. Em encontros mensais, ela dá dicas de moda e beleza para as participantes, com o objetivo de minimizar os efeitos da doença.
Outro trabalho desenvolvido no projeto é a análise de cores, para identificar quais delas são favoráveis a cada paciente. Com essas informações, são trabalhados os estilos, e introduzidos elementos no figurino que ajudam as pacientes a se sentirem mais seguras.
“Através de estudos e testes, as cores e combinações conseguem iluminar o rosto, tirar o foco da falta dos cabelos. A moda então contribui para que elas superem essa fase tão delicada”, afirma Sandra.