Dados disponibilizados pelo Governo Federal apontam que quatro entre dez brasileiros não podem consumir leite, queijo, iogurte e manteiga. Para essas pessoas o consumo de derivados lácteos pode causar náuseas, diarreia, excesso de gases, dor de estômago entre outros incômodos.
Pensando nesse público, em 2011 a Tirol lançou o Leite Premiare baixa lactose. Na época era possível retirar 90% da lactose da bebida. Nestes dois anos a procura e a aceitação pelo produto foi tão crescente que a marca lança agora o ZERO LACTOSE.
Esse leite é indicado para pessoas que sofrem de intolerância a lactose, permitindo uma alimentação balanceada, com todos os benefícios do leite, sem prejudicar o seu organismo.
Para produzir o Zero Lactose é adicionado ao leite a enzima Lactase para fazer o processo de hidrólise, ou seja, a molécula de lactose é quebrada e transformada em dois monossacarídeos a glicose e a galactose que são açúcares absorvidos por aquelas pessoas que tem intolerância a lactose.
O sucesso do produto pode ser associado à preocupação da população em relação a uma alimentação adequada, saudável e cada vez mais segmentada de acordo com a idade, necessidades fisiológicas e restrições.
Ampliação de mercado
O leite especial Zero Lactose é destinado a todas as idades, desde crianças a adultos, respeitando estados fisiológicos particularmente exigentes como a gravidez ou a amamentação e as exigências e especificidades de cada indivíduo, contribuindo para melhorar a ingestão de nutrientes para manter uma vida saudável.
Essa segmentação e o aumento da procura por produtos especiais podem ser exemplificados pelo crescimento das vendas do Iogurte Morango 0%Lactose que teve uma elevação de 216,82% se comparado o período de janeiro a maio de 2013 ao mesmo período de 2012. Os números são tão positivos que a Tirol se prepara para lançar nos próximos meses o Iogurte Coco 0%Lactose.
O Leite Zero Lactose preserva todas as características do leite: as proteínas com todos os aminoácidos essenciais, o cálcio natural do leite e outras vitaminas e minerais como fósforo, potássio e selênio. Esta é sua principal vantagem com relação ao leite a base de soja e o de arroz.