Viver - Beleza

Pesquisa Global de Dove revela comportamento feminino frente às câmeras

10 de Julho de 2013

As mulheres estão perdendo a chance de registrar alguns dos momentos mais importantes de suas vidas por estarem insatisfeitas com sua aparência. É o que revela a nova pesquisa global de Dove1 realizada com 4.075 mulheres, entre 18 e 64 anos de idade, de sete países, incluindo o Brasil. A ansiedade relacionada à aparência as impede de registrar momentos valiosos quando fotografadas em suas férias na praia, seu próprio casamento ou até mesmo no nascimento de um filho. 77% das mulheres declararam ter vergonha da câmera e confessam que, muitas vezes, sentem-se constrangidas ou desconfortáveis ao serem fotografadas por não acharem que estão bonitas.


Dove tem um compromisso com a concepção de um mundo onde a beleza é uma fonte de autoconfiança e não de ansiedade. Por isso, criou o filme Câmera Tímida para levantar a questão sobre as mulheres fugirem de uma câmera depois de adultas, apesar de adorarem estar na frente dela quando meninas.


"Sabemos que as mulheres são muito críticas quando se trata de sua aparência e que isso pode impactar sua autoestima, confiança e felicidade", diz Denise Door, gerente de marketing de Dove. "Este estudo mostra que as mulheres, que são suas maiores críticas de beleza, sofrem de uma ansiedade que as tornam inseguras na frente de uma câmera, e isso faz com que percam o registro de momentos importantes de suas vidas. Nós desejamos que isso mude", completa.


Dove quer ajudar as mulheres a se reconectarem com aquela sensação de quando eram jovens e destemidas na frente de uma câmera, para que abracem sua própria beleza, sem desculpas, e passem esse aprendizado para alguém mais jovem. “Meninas espelham o comportamento de suas mães quando se trata de beleza, confiança e autoestima. É importante que as mães reconheçam a beleza em si mesmas, tornando-se um modelo positivo para suas filhas”, afirma a executiva.


A marca estabeleceu a meta global de atingir 15 milhões de jovens com seu Programa de Autoestima até o final de 2015 e, até o momento, já alcançou 11 milhões. “Juntos, podemos criar um mundo onde a beleza é uma fonte de autoconfiança, e não de ansiedade para as mulheres e meninas de todas as idades”, finaliza Denise.


Câmera Tímida faz parte da série de ações da marca para atingir este objetivo. Recentemente, Dove produziu o filme com o maior número de visualizações na internet em todos os tempos, “Retratos da Real Beleza”, assistido mais de 120 milhões de pessoas no mundo todo e compartilhado mais de quatro milhões de vezes em redes sociais. Os dois filmes, produzidos por Ogilvy&Mather Londres e Ogilvy&Mather Brasil, respectivamente, foram premiados em Cannes 2013, sendo “Retratos” ganhador de 15 Leões e “Câmera Tímida” levando, entre os prêmios, o Leão de Ouro na categoria filme.

Fonte: Camera Shy - Dove® Global Research, 2013 

Pesquisa Global de Dove: Principais conclusões1

Ansiedade relacionada à beleza é o principal motivo da timidez frente às câmeras:
• Mais da metade das mulheres (57%) admitiu que a preocupação com sua aparência pode ter um impacto negativo em seu comportamento em frente de uma câmera;

• 65% das mulheres dizem que ter sua foto tirada/publicada online as deixa mais preocupadas com sua aparência do que falar em público (47%), ir ao primeiro encontro (44%), ou ir a uma entrevista de emprego (41%);

• 36% das mulheres admitem terem se tornado mais tímidas frente às câmeras entre 11-20 anos de idade;

• 55% das mulheres admitem que são mais tímidas na frente da câmera agora, do que eram 10 anos atrás.

As mulheres estão perdendo a chance de registrar memórias:

• 63% das mulheres já destruíram fotos delas mesmas - fotos digitais estão ainda mais propensas a serem eliminadas do que as impressas (55% contra 25%);

• 19% das mulheres não têm fotos da viagem de férias de sua vida, 14% do dia do seu casamento e 17% do nascimento de um filho;

• Quase uma em cada três não se deixou ser fotografada ou destruiu uma foto tirada na praia, numa festa importante com amigos/familiares e até mesmo em sua própria formatura.

Fotos digitais estão aumentando a sensação de timidez das mulheres em frente das câmeras:

• Ser marcada em uma foto publicada nas redes sociais faz com que mais da metade das mulheres se sintam mais preocupadas com a sua aparência;

• Quase a metade (46%) já se desmarcou, apagou ou removeu uma foto;

• 41% fizeram algo para realçar sua aparência antes de publicar uma foto online.

2Camera Shy – Dove Global Research 2013

Dove quer que todas as mulheres celebrem sua própria beleza
A pesquisa de Dove confirma que as mulheres são suas piores críticas de beleza e vão evitar situações em que sua aparência seja posta em evidência, como, por exemplo, serem fotografadas. Quando confrontadas com uma foto delas mesmas, mais de metade das mulheres (55%) só notou suas características negativas, considerando-se "pouco atraente", "feia" ou "muito gorda"2.
Para ajudar as mulheres a dizerem adeus a esta sensação de timidez frente às câmeras, a embaixadora do Projeto Global de Dove para Autoestima, Jess Weiner oferece estas dicas:

• Elimine comentários negativos sobre sua aparência, do tipo: "Estou gorda" ou "Meu cabelo está horrível hoje". Comentários negativos aumentam a preocupação com a nossa aparência. Quanto mais comentários positivos fizermos com relação a nossa própria beleza, maior será nossa autoconfiança.

• Ninguém é perfeito. Lembre-se que essas imagens "perfeitas" de celebridades foram produzidas e retocadas por uma equipe de profissionais do início ao fim. Beleza perfeita é algo que simplesmente não existe. 

• As mulheres não devem se apegar apenas à sua aparência numa foto, mas sim pensar em quando tiverem 70 anos, como será bom ter registrado aquele momento importante de sua vida. 

• Por fim, concentre-se em registrar suas memórias. Em vez de se estressar com a sua aparência nas fotos, as mulheres devem se concentrar em como vão deverão SENTIR quando, daqui há 5, 10, 50 anos, puderem recordar a alegria que sentiram na praia, com a família ou numa comemoração com os amigos. Quando as mulheres se concentrarem no registro da memória, descobrirão que seu rosto e corpo vão relaxar, e o resultado será um sorriso mais natural e genuíno, uma expressão verdadeira do prazer daquele momento.
Visite o filme de Dove Câmera Tímida no link: http://bit.ly/ReveleSuaBeleza e participe da conversa em #ReveleSuaBeleza.
2Camera Shy – Dove Global Research 2013

 

Comentários
Assista ao vídeo