Colunistas - Bem Estar e Saúde

Como aproveitar as férias escolares sem dor de cabeça e com muita movimentação

12 de Janeiro de 2017
 

Férias escolares, crise econômica no País e crianças em casa. Este é o cenário perfeito para deixar qualquer adulto de cabelos em pé. A cardiopediatra e médica do esporte infantil, Silvana Vertematti, tranquiliza os pais com algumas sugestões de atividades físicas e lúdicas para toda a família se divertir sem gastar.

“Pique-bandeira, pega-pega, futebol, gincana ou natação. Não importa como e onde será a atividade, o fundamental é promover momentos de interação entre os pais e filhos de forma prazerosa”, recomenda.

A dica da especialista é transformar a atividade em algo divertido para a criança, na qual, além de se exercitar, ainda possa lidar com situações que serão rotineiras na vida, como compartilhar coisas, aprender a perder, esperar por sua vez, liderar e aceitar regras. “Momentos assim são fundamentais para formação do carácter e personalidade da criança”, complementa.

Além dos benefícios sociais, motores e intelectuais, as atividades físicas também contribuem para a saúde, prevenindo a obesidade infantil e melhorando o desenvolvimento da flexibilidade, força, sistema cardiopulmonar e articulações, músculos e habilidades motoras. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 41 milhões de crianças, com até cinco anos, são consideradas obesas ou com sobrepeso em cem países.

“Este é um panorama inédito e alarmante na Medicina, em que a primeira geração tem a possibilidade de viver menos que os pais, em decorrência de problemas alimentares e sedentarismo.”

Mesmo com todos os benefícios da atividade física para as crianças, Silvana Vertematti salienta os cuidados fundamentais que os pais devem tomar durante a prática: segurança e supervisão sempre. “As crianças ainda não têm ideia de perigo e risco. Por isso, é imprescindível a supervisão de um adulto, principalmente próximo à água, além do uso de equipamentos de segurança adequados para cada idade”.

Comentários
Assista ao vídeo