Ele apenas fareja a comida e não come nada; o que está acontecendo?
A falta de apetite entre os cães pode ocorrer por inúmeros fatores, como doenças ou enjoou da mesma ração quando comem por bastante tempo. É sempre importante ficar atento ao comportamento do animal e ver como ele está reagindo no dia a dia.
Se o peludo persistir e negar a alimentação é recomendado leva-lo a uma clínica veterinária urgente, pois pode agravar para quadros severos de desnutrição e desidratação, quando nem a água ele bebe.
Possíveis causas para a falta de apetite do seu cão. Confira:
Quando o cão está adoentado ou sentindo algum incomodo não tem apetite nenhum e costuma passar um longo tempo sem comer. Doenças virais podem ser associadas a esse quadro, como cinomose, coronavirose, entre outras.
Existe também a possibilidade do animal ser acometido por doenças gástricas, dor de dente e até intoxicação. Muitos desconhecem, mas a doença do carrapato, a Ehrlichiose, pode afetar o apetite do cão.
Ao perceber a falta de apetite no animal, assim como a presença de vômitos, compareça urgente até uma clínica veterinária, pois o vômito é perigoso e eleva as chances de desidratação e desnutrição.
Os cães quando passam muito tempo comendo a mesma ração e de repente o dono oferece petiscos, carnes e outras opções ele pode rejeitar o cardápio habitual e fazer a grave de fome, que costuma assustar bastante os seus donos.
Se o bicho brinca e aparenta estar saudável, apenas não quer comer a ração não é sinal de doença. A dica que podemos dar é que evite oferecer petiscos no dia a dia e também misturar na ração carnes enlatadas e outras opções que realçam o sabor.
Quando o animal já estiver muito tempo comendo a mesma ração, você pode trocar por outra de acordo com o porte. Se a ração for recente e ainda assim ele rejeitar tente colocar um filé de frango no pote ou um pedacinho de pão molhado com caldo de carne.
Outra sugestão é pingar algumas gotinhas de caldo de carne, mas não misture na ração. Apenas pra ele ser atraído pelo cheiro e pronto, raspar o pote!
Cães são comumente atingidos por inúmeros vermes, portanto é importante realizar a vermifugação, principalmente entre os filhotes, assim como exames de fezes entre os adultos. É sempre bom checar.
Após o período do cio algumas fêmeas são acometidas pela piometra e geralmente dão trabalho para comer e abrir o apetite. Nesse caso procure urgente o auxílio de um médico veterinário.
É muito comum o cachorro macho perder totalmente o apetite em decorrência desses casos. Se o animal apresentar fraqueza e ficar debilitado pela falta de alimentação o melhor é, se possível, separar a cadela até que o cio chegue ao fim.
O cão idoso apresenta bastante dificuldade para comer por conta da queda dos dentes e sensibilidade para mastigar e deglutir a ração seca. Nesse caso específico, pode preparar alimentos caseiros para o animal.
Lembrando que há uma série de opções nutritivas e saudáveis, consulte um veterinário ou especialista em nutrição para animais. Vale ressaltar que alimento caseiro para cães não é resto de comida e sim uma dieta especial e selecionada.
Quando o seu peludo aparentar desânimo e rejeitar suas diversas ofertas de alimentação procure o médico veterinário. Não espere o quadro agravar. Às vezes, a falta de apetite ocorre por conta de um problema simples, quando ignoramos pode se tornar uma doença séria. Cuide sempre do seu peludo e fique de olho!
Conteudo: Planet Dog Resort