A ABEC/DECA - Associação Brasileira de Arritmia, Eletrofisiologia e Estimulação Cardíaca Artificial/Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial anuncia sua nova diretoria, responsável pelo biênio 2016/2017. Os nomes foram eleitos pelos associados do departamento e o grupo será liderado pelo cirurgião cardiovascular do Hospital do Coração do Pará, Dr. Luiz Paulo Rangel Gomes da Silva, novo presidente.
Segundo o médico, a nova diretoria deve dar continuidade ao grande trabalho desenvolvido pela gestão anterior, sem romper caminhos já traçados. "Trata-se de um processo construtivo contínuo, em que os objetivos são aperfeiçoados tendo como base experiências prévias, com foco em aprimoramento e evolução”.
Uma das principais metas da nova diretoria é continuar o processo de fortalecimento da ABEC/DECA e lutar para mudar a realidade do segmento no país. “Segundo dados do Censo Mundial de Marcapassos e Desfibriladores, enquanto no Brasil são implantados 190 marcapassos por milhão de habitantes, no Chile são 216, na Argentina 382, no Uruguai 578 e em Porto Rico, 606 marcapassos por milhão de habitantes”, explica. Nos países desenvolvidos esses números são ainda mais expressivos: 762 em Portugal, 767 nos Estados Unidos e 1.267 marcapassos por milhão de habitantes na Alemanha. “Cabe a nós fazer a nossa parte para mudar esta realidade”, finaliza o especialista.
Confira abaixo todos os nomes da nova diretoria da ABEC/DECA.
Presidente - Luiz Paulo Rangel Gomes da Silva
Vice-Presidente - Celso Salgado de Melo
Secretária - Cecília Monteiro Boya Barcellos
Diretor Financeiro - Antonio Malan Cavalcanti Lima
Diretor Administrativo - Antonio Macedo do Nascimento Júnior
Diretor Científico - Antonio Vitor Moraes Júnior
Diretora de Comunicação - Stela Maria Vitorino Sampaio
Diretor de Defesa Profissional - Eduardo Rodrigues Bento Costa
Diretor de Eventos - Fernando Mello Porto
Diretor de Memórias do DECA - Giancarlo Grossi Mota
Diretor de Registros - Antonio Carlos Assumpção
Diretor de Relação Institucional - Emanoel Gledeston Dantas Licarião
Diretor da RELAMPA - Genildo Ferreira Nunes
Conselho Deliberativo - Cláudio José Fuganti, Alvaro Roberto Barros Costa, Bráulio José Barauna Pinna Júnior, José Carlos Pachón Mateos e Wilson Lopes Pereira.
Sobre a ABEC/DECA – A ABEC/DECA - Associação Brasileira de Arritmia, Eletrofisiologia e Estimulação Cardíaca Artificial/Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV). O DECA foi fundado em 1986 por cardiologistas, cirurgiões cardíacos e outros médicos interessados no tema. Durante esses 29 anos, mantém seus objetivos de agregar, disciplinar e capacitar os profissionais da medicina envolvidos na área de estimulação cardíaca artificial.
Atualmente, o DECA conta com mais de 500 associados em todo o Brasil, que realizam em média 18 mil implantes de marcapassos, desfibriladores e ressincronizadores por ano, para pacientes previdenciários (SUS), particulares ou conveniados.