A Justiça de São Paulo recebeu seus novos juízes, em solenidade de posse dos aprovados no 185º Concurso de Ingresso na Magistratura no dia 01 de março. Os 78 magistrados que assumiram o cargo passaram por rigoroso processo de seleção e, a partir de agora, iniciam sua jornada como juízes substitutos. O evento aconteceu no Salão dos Passos Perdidos do Palácio da Justiça.
Em nome dos empossados discursou Adriano Camargo Patussi, o primeiro colocado no concurso. “Sem dúvida, este plenário, no coração da Justiça bandeirante, está lotado de familiares e amigos orgulhosos de uma grande conquista. Porém, o mais importante é que estejamos celebrando uma conquista para o País: novos magistrados tomam posse com o cargo de velar pela consecução do justo no caso concreto. A conquista pessoal há de ser uma conquista social. É o que hoje nos é confiado o que faremos nos tempos vindouros”, falou.
O representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo na comissão do 185º Concurso, Eduardo Pellegrini de Arruda Alvim, deu as boas-vindas em nome da Advocacia. “A principal tarefa do juiz é cumprir e fazer cumprir o Direito Constitucional”, lembrou. “O juiz é, antes de mais nada, o guardião dos direitos fundamentais.”
O presidente da comissão do 185º Concurso e também da Seção de Direito Público do TJSP, desembargador Ricardo Henry Maques Dip, discursou em nome da banca e saudou os novos magistrados. Ele ressaltou a importância do trabalho que os empossados empreenderão na 1ª instância: “Sem bons juízes de primeiro grau, não haverá, de comum, uma verdadeira prestação de justiça!”, declarou.
Ao final de suas palavras, Dip compartilhou seus maiores ideais: “Este é o meu sonho, senhor presidente, o de que o bom Deus nos preserve no fiel amor pelo Direito, no leal amor da Justiça, no honesto amor pela nossa grande Magistratura paulista e nacional, e que eu morra um dia com a retidão deste amor em meu coração! E este sonho, eu muito queria que o compartissem estes novos Juízes”, afirmou o desembargador, que foi aplaudido de pé pelo público.
Por fim, o presidente do TJSP, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, saudou os juízes recém-chegados. Agradeceu a banca do concurso “pelo trabalho valioso” em escolher as pessoas que “com certeza honrarão o Tribunal de Justiça”. Para os empossados, afirmou: “Vocês estão iniciando uma carreira promissora. Uma carreira que exige muito, mas que é extremamente gratificante: basta trabalhar com amor, comprometimento, com idealismo e dedicação”.
Paulo Dimas comentou que o Brasil vive momento difícil, mas fez questão de não se deter em lamúrias ou pessimismo. “O momento é de nos unirmos e trabalharmos para vencer a crise. O nosso Tribunal e os nossos magistrados com certeza são maiores do que qualquer crise.” O magistrado externou, ainda, sua alegria e emoção em poder receber os aprovados e deu valiosas lições. “Independente da idade ou da sua circunstância, o magistrado deve ser capaz de manter acesa no coração a chama sagrada da esperança e da perseverança”, conclamou.
A mesa de honra do evento foi composta, também, pelo secretário de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, desembargador Aloísio de Toledo César, representando o governador; pelo vice-presidente do TJSP, desembargador Ademir de Carvalho Benedito; pelo corregedor-geral da Justiça de São Paulo, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças; pelo presidente da Seção de Direito Privado do TJSP, desembargador Luiz Antonio de Godoy; pelo presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Renato De Salles Abreu Filho; pelos magistrados integrantes da banca do 185º Concurso para Ingresso na Magistratura, desembargadores Artur César Beretta da Silveira, Wanderley José Federighi e Alex Tadeu Monteiro Zilenovski; pelo presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, juiz Silvio Hiroshi Oyama; e pelo procurador de Justiça Mário Antonio de Campos Tebet, representando o procurador-geral.
Compareceram, ainda, à solenidade o secretário de Estado da Administração Penitenciária, Lourival Gomes; o procurador geral do município de São Paulo, procurador Antonio Carlos Cintra do Amaral Filho, representando o prefeito; o ex-diretor da Escola Paulista da Magistratura (EPM), desembargador Fernando Antonio Maia da Cunha; o diretor da EPM (biênio 2016-2017), desembargador Antonio Carlos Villen; o vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis) e do Instituto Paulista de Magistrados, desembargador Oscild de Lima Júnior; o presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo, José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro; o diretor de ensino da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel PM Reynaldo Simões Rossi, representando o comandante-geral; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Sérgio Ricardo Moretti; o chefe da Assessoria Policial Civil do TJSP, Fabio Augusto Pinto; o chefe de gabinete da Presidência e decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim; demais desembargadores, juízes, autoridades, familiares e amigos dos empossados.
185º Concurso – O certame contou com 11.641 inscrições. 421 pessoas foram aprovadas na prova objetiva e habilitadas para a segunda fase, de provas escritas (discursiva e prática de sentença). A terceira etapa envolveu sindicância da vida pregressa do candidato, investigação social e avaliação física e psicológica. A quarta etapa compreendeu as provas orais, com avaliação de 107 candidatos. 81 foram aprovados. A quinta e última fase tratou da avaliação de títulos para classificação final. Ao final, dois aprovados desistiram e um pediu adiamento da posse.
Foram empossados os seguintes juízes:
Adriano Camargo Patussi
Cesar Augusto de Oliveira Queiroz Rosalino
Aline Sugahara Bertaco
Tania da Silva Amorim Fiuza
Celina Maria Macedo
Jean Thiago Vilbert Pereira
Andre Diegues da Silva Ferreira
Patrícia Ribeiro Bacciotti
Natália Berti
Cláudia Guimarães dos Santos
Valdemar Bragheto Junqueira
Andréa Aparecida Nogueira Amaral
Antenor da Silva Cápua
Larissa Boni Valieris
Gabriela Marques da Silva Bertoli
Heloísa Helena Palhares Montenegro de Moraes
Fábio Pando de Matos
Silvia Camila Calil Mendonça
Henrique Dada Paiva
Marcio Augusto Zwicker Di Flora
Danielle Camara Takahashi Cosentino
Aline Aparecida de Miranda
Airtom Marquezini Junior
Gina Fonseca Corrêa
André Luiz da Silva da Cunha
Vivian Novaretti Humes
Eliane Cássia da Cruz
Artur Pessôa de Melo Morais
Eduardo de França Helene
Leonardo Christiano Melo
Mauricio Jose Caliguere
Fernanda Henriques Gonçalves
Jamil Ros Sabbag
Carlos Eduardo D'elia Salvatori
Lucas de Abreu Evangelinos
Patrícia da Conceição Santos
Fernanda Pereira de Almeida Martins
Luciano Correa Ortega
Fabiana Marini
Ana Helena Cardoso Coutinho Cronemberger
Guilherme Facchini Bocchi Azevedo
Olivier Haxkar Jean
Fredison Capeline
Guilherme Augusto de Oliveira Barna
Mateus Lucatto de Campos
Clarissa Somesom Tauk
Ana Luiza Madeiro Diogo Cruz
Iris Daiani Paganini dos Santos
Antônio José Papa Júnior
Michael Procópio Ribeiro Alves Avelar
Érica Matos Teixeira Lima
Iuri Sverzut Bellesini
André Luiz Tomasi de Queiroz
Juliana Guimarães Ornellas
Erasmo Samuel Tozetto
Vivian Bastos Mutschaewski
Arielle Escandolhero Martinho Fernandes
Rafaela D'Assumpção Cardoso Glioche
Pedro Henrique Bicalho Carvalho
Guilherme Henrique dos Santos Martins
Eduardo Giorgetti Peres
Acauã Müller Ferreira Tirapani
Arthur Lutiheri Baptista Nespoli
Danielle Galhano Pereira da Silva
Ana Carolina Munhoz de Almeida
Wilson Federici Junior
Matheus Romero Martins
Carolina Pereira de Castro
Tatiana Saes Valverde Ormeleze
Ana Paula Mezzina Furlan
Larissa Cerqueira de Oliveira
Daniel Nakao Maibashi
Renata Meirelles Pedreno
Rafael Almeida Moreira de Souza
Ana Carolina Gusmão de Souza Costa
Luiz Felipe Valente da Silva Rehfeldt
Licia Eburneo Izeppe Pena
Tiago Henrique Grigorini
Fonte: Comunicação Social TJSP
http://www.tjsp.jus.br/Institucional/CanaisComunicacao/Noticias/Noticia.aspx?Id=30545