João Menezes disputa pela primeira vez um qualifying de Grand Slam juvenil aos 16 anos- Cristiano Andujar/Foto Arena |
O Brasil tem seis tenistas juvenis disputando a chave da categoria até 18 anos em Wimbledon a partir desta semana. Três deles estão no qualifying, que começa nesta quinta-feira no Grand Slam britânico.
Neste ano já estão garantidos na chave principal os tenistas Marcelo Zormann, Beatriz Haddad Maia e Carolina Meligeni Alves, que estreiam apenas na próxima segunda-feira.
Três tenistas disputam o qualifying da chave juvenil masculina. O gaúcho Rafael Matos, que enfrenta o australiano Jay Andrijic, o catarinense João Walendowsky, que tem como adversário o sueco Daniel Windhal, e o mineiro João Menezes, que enfrenta na estreia o argentino Francisco Bahamonde.
O Brasil tem atualmente quatro tenistas entre os 100 melhores no ranking masculino juvenil da ITF. Marcelo Zormann é o melhor colocado, com a 22ª posição, seguido de Rafael Matos, que é 54º, João Walendowsky, 81º, e Orlando Luz, 92º colocado. João Menezes ocupa atualmente a 104ª posição. No ranking feminino o Brasil tem Beatriz Haddad Maia na 36ª posição e Carolina Meligeni Alves como 51ª colocada.
Na história do torneio juvenil de Wimbledon, que começou em 1947, dois tenistas brasileiros alcançaram a final. Em 1957, Ivo Ribeiro perdeu a decisão para o britânico Jim Tattershall. Em 1959, Ronald Barnes foi derrotado pelo soviético Toomas Lejus.
O torneio juvenil de Wimbledon já teve entre seus campeões tenistas como Stefan Edberg, Roger Federer, Grigor Dimitrov, Martina Hingis, Amelie Mauresmo e Caroline Wozniacki