Colunistas - Rodolfo Bonventti

Era uma vez na TV: Um disco voador invadia a tela da TV Tupi toda semana

23 de Março de 2011

Os cenários eram inovadores e chegaram a ocupar até três estúdios da TV Tupi. Um disco voador ao centro indicava que o assunto ali era estranho e perturbador. De dentro dele saíam alguns verunianos, nada mais nada menos do que alienígenas, habitantes de um outro planeta que havia sido dizimado por uma guerra nuclear. Eles vinham para a Terra conhecer o planeta e se tornaram protetores dele e dos seus habitantes.

Estávamos em 1957, e a TV Tupi dava mostras de sua criatividade e originalidade, ao lançar a primeira série de ficção científica da televisão brasileira, "Lever no Espaço", um original de Mário Fanucchi que ia ao ar todo sábado, às 20h, portanto em pleno horário nobre, com patrocínio das empresas Lever.

Mário Fanucchi, ainda na ativa, conta que "o seriado tinha meia hora de duração e ficou no ar por seis meses. Era um programa diferente e totalmente inovador. Minha proposta foi divulgar idéias pacifistas através de uma ficção científica. No lançamento do seriado, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, criou um teaser publicitário em que de repente, no meio da programação normal da TV Tupi, havia uma perturbação da imagem e um rosto estranho começava a falar que era um veruniano e estava em contato com a Terra pela primeira vez."


Mário Fanucchi

Essa chamada, lançada alguns dias antes da estreia do seriado, chamou a atenção dos telespectadores, que não entendiam exatamente o que era aquele programa que a emissora ia colocar no ar. Foi uma sacada muito inteligente e que criou uma expectativa grande para a estréia de "Lever no Espaço".


Beatriz Segall era a mocinha de outro planeta

Tudo era feito ao vivo e o seriado era considerado pela emissora uma super produção. O galã era o ator Mário Sérgio (1929-1981), que vinha de vários sucessos no cinema, produzidos pela Companhia Vera Cruz. A jovem e bela atriz Beatriz Segall brilhava como a mocinha que veio do outro planeta e o estreante Rafael Golombeck fazia o veruniano que chegava no disco voador.

Radialista, jornalista, desenhista, locutor e produtor, Mário Fanucchi trouxe para a televisão um enredo original e audacioso onde a relação entre alienígenas e terráqueos era ameaçada constantemente por um grupo de vilões. Foram 23 episódios dirigidos com muita competência por Cassiano Gabus Mendes (1927-1993) e com um elenco que, além dos já citados, contava com Lima Duarte, Percy Aires, Marly Bueno, Henrique Martins, Jayme Barcellos, Turíbio Ruiz, Dionísio Azevedo, Rogério Márcico e Lus Orioni.


Mário Sérgio era o galã do seriado

E, na próxima semana, o irreverente Chacrinha chega à TV.

Comentários
Assista ao vídeo