Cultura - Teatro

CLUB NOIR COMEMORA 10 ANOS

23 de Setembro de 2015
 

E ESTREIA O BALCÃO, DE JEAN GENET

 

 

Com direção e adaptação de Roberto Alvim,

texto lendário do dramaturgo francês ganha nova

montagem contemplada pelo Prêmio Zé Renato de Teatro

 

 

Comemorando uma década da cia Club Noir, Roberto Alvim abre as portas da sede do grupo para seu novo espetáculo: a partir de 2 de outubro, sexta-feira, às 21 horas, o público confere a montagem de O BALCÃO,texto de Jean Genet. O elenco é formado por Juliana Galdino, Renato Forner, Diego Machado, Taynã Marquezone, Luísa Micheletti, Vinicius Tardelli e Arthur Rangel.

 

O espetáculo é uma releitura da obra-prima de Jean Genet, na qual jogos eróticos desvelam os mecanismos que estruturam o poder em nossa sociedade, expondo a cruel mecânica de funcionamento do mundo contemporâneo.

 

O BALCÃO foi montado pelo argentino Victor Garcia em 1969, no Teatro Ruth Escobar. O espetáculo foi um marco no teatro brasileiro: em um cenário formado por uma estrutura metálica com mais de 80 toneladas de ferro, passarelas e plataformas serviam para que os atores se movessem, dando vida aos personagens que circulavam por um prostíbulo em um espetáculo de grande impacto visual.

 

Diferente da montagem de Garcia, Roberto Alvim opta por uma encenação que não foque no aspecto imagético. “Genet é extremamente verbal: é através das palavras que suas estranhas sensações se constroem. Minha abordagem é radicalmente distinta da empregada por Victor Garcia. Nosso foco é na proferição das palavras de Genet, que soam como uma sessão de hipnose por vezes, outras como gemidos pornográficos, outras como uma maldição contra todo o Império das Imagens que é nossa contemporaneidade. Nosso cenário vazio, coberto por vinil preto reflexivo, é como um traje sadomasoquista que envolve as personagens, evocando o útero estéril das prostitutas”, explica o diretor.

 

Reflexo da sociedade

Escrita na década de 50 pelo francês Jean Genet, a peça é uma mordaz crítica às instituições de poder: Igreja, Exército, Polícia, poder Judiciário. Num bordel, comandado por Madame Irma (interpretada por Juliana Galdino), um conjunto de tipos sociais exerce suas fantasias de poder através do sexo, numa metáfora do que ocorre em julgamentos, missas, interrogatórios policiais, discursos políticos...

 

“O bordel de Madame Irma é uma síntese do mundo inteiro, o que confere à obra uma implacável lucidez acerca da lógica de operação das instituições em nossa sociedade. Enquanto os homens frequentam o bordel e propõem jogos sexuais perversos nos quais encarnam as principais instituições de poder – a Igreja, o Tribunal, o Exército e a Polícia – uma rebelião popular acontece nas ruas, ameaçando a estabilidade social. A peça mostra como nos tornamos imagens e vivemos como serviçais dessas imagens”, afirma Alvim. 

 

Além de ser a primeira montagem desse texto de Genet desde a marcante versão de Victor Garcia, O BALCÃOdirigido por Roberto Alvim também celebra os dez anos da cia Club Noir, que após quase perder sua sede no início deste ano, conseguiu reverter a crise e assegurar a continuidade de seu trabalho, assim como a permanência de seu teatro na Rua Augusta.

 

Debates e ingressos promocionais

Além da peça, aos sábados, depois da sessão das 21 horas, haverá um ciclo de debates sobre a obra de Jean Genet com profissionais de teatro: no dia 3 de outubro, a conversa será com Welington Andrade, jornalista e crítico de teatro da Revista Cult; Sérgio Ferrara, que dirigiu a premiada Genet, o poeta ladrão, fala com o público no dia 10 de outubro; em 17 de outubro, é a vez de Kil Abreu, crítico teatral e curador da programação de teatro do Centro Cultural São Paulo e Zen Salles, dramaturgo e pesquisador da obra de Genet, participa do debate em 24 de outubro O ciclo se encerra em 31 de outubro com Antônio Rogério Toscano, dramaturgo e professor da Escola de Arte Dramática (EAD/USP), da Escola Livre de Teatro de Santo André (ELT) e do curso de Artes do Corpo da PUC/SP.

 

 

Para roteiro:

O BALCÃO – Estreia dia 2 de outubro, sexta, às 21 horas. Texto – Jean Genet. Direção, Adaptação, Iluminação e Cenografia – Roberto Alvim. Elenco – Juliana Galdino, Renato Forner, Diego Machado, Taynã Marquezone, Luísa Micheletti, Vinicius Tardelli e Arthur Rangel. Figurinos – Juliana Galdino. Trilha Sonora Original – LP Daniel. Duração – 60 minutos. Recomendado para maiores de 14 anos. Temporada – Sexta-feira às 21 horas, sábado às 19 horas e 21 horas, e domingo às 20 horas. Ingressos – R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada). Até 1º de novembro.

 

CLUB NOIR – Rua Augusta, 331 – Consolação. Telefone - 2309-7271. Capacidade – 50 lugares

Comentários
Assista ao vídeo