Cultura - Música

Festival Tanabata reuniu 55 mil pessoas no Morro do São Bento

7 de Julho de 2015

No último final de semana, o Morro do São Bento se transformou em um pedação do Japão, com o 22º Festival Tanabata, o tradicional Festival da Cultura Japonesa.

 
 

Quem visitou o evento nos dias 03, 04 e 05 de julho pode participar de mais de 100 atrações, dentre elas apresentações musicais, oficinas, artesanatos, culinária japonesa, artes marciais, apresentação de grupos de Taiko, entre outras.

Além disso, os visitantes puderam passear entre as barracas e desfrutar das delícias da culinária japonesa, além de poder adquirir objetos de decoração, utilidades de cozinha, amuleto, entre outros.

Mais de 400 pessoas participaram das oficinais Pipa, Origami, Bonsai, Culinária, Orinuno e Mangá e 11 mil visitaram as exposições de Pipa e Origami, do grupo Kakushin, de São Carlos. 

Apesar de ter tido um público inferior ao ano anterior, os organizadores comemoram as mais de 55 mil pessoas que passaram pelo festival nesses três dias. “Para nós esse número é bem significativo e importante. Percebemos que apesar de ter tido uma mudança climática, com a vinda da chuva e estarmos passando por um momento de crise, o público não deixou de prestigiar o Tanabata. Isso é reflexo de um evento consolidado e de grande relevância cultural”, diz Teruo Abe, Presidente da Comissão Organizadora do Festival Tanabata. 
Conhecida como a maior festa tradicional do Japão no Brasil, o Tanabata ou “Festa das Estrelas” é baseada em uma lenda milenar japonesa, que relata a história da princesa Orihime e seu amado Kengyu. O casal se encontra apenas uma vez por ano, no mês de julho, quando é realizado o evento.
Além de aproximar o público dos costumes orientais, o Tanabata tem como objetivo principal divulgar a cultura japonesa em seus muitos aspectos, como as danças, música, artes marciais, culinária, vestuário e hospitalidade.

O 22º Festival Tanabata foi realizado pela Associação Cultural Japonesa de Ribeirão Preto e Associação Nipo-Brasileira de Ribeirão Preto, com apoio da Secretaria Municipal da Cultura e do Programa de Ação Cultural - PROAC – ICMS do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura.

Comentários
Assista ao vídeo