Cultura - Música

TROVADORES URBANOS 25 ANOS

11 de Maio de 2015

Essa  serenata,   misto de teatro, música e poesia, já foi ouvida, vista e aplaudida em todo o Brasil.

 

 
 

Uma história feita de homenagens sinceras e emoções indescritíveis, presentes que marcaram a vida de muita gente, anônimos que tiveram seus momentos de estrela e celebridades que se emocionaram.

 

Com mais de 100 mil serenatas realizadas nas janelas dos apaixonados e famílias de São Paulo.

 

Um pouco da história:

 

O quarteto vocal Trovadores Urbanos iniciou a carreira em 1990, com shows por todo o Brasil, além de quatro turnês internacionais: representaram a cidade de São Paulo na Expo-Lisboa (1998) e na Expo–Zaragoza, fizeram shows pela França durante 30 dias; participaram do Festival de Música em Guimarães, Portugal, além de uma feira internacional nos Emirados Árabes. Sílvio Caldas teve participação importante e especial na carreira do grupo. Juntos, fizeram temporadas pelo Brasil, além da participação do "Caboclinho Querido", no CD Serenata.

 

O grupo também dividiu o palco com artistas como Jair Rodrigues, Inesita Barroso, Paulo Vanzolini, Alaíde Costa, Cauby Peixoto, Demônios da Garoa, Família Caymmi, Walter Franco, Germano Mathias, Bob Nelson, Toquinho, Guilherme Arantes, Célia, entre outros. Além de estar sempre em evidência na mídia nacional, o grupo participou das novelas Vila Madalena, O Cravo e a Rosa, e em duas faixas do CD da minissérie Um Só Coração, da TV Globo, além da coletânea Acerto de Contas, de Paulo Vanzolini. Na carreira de discos e shows, presenças especiais de Zuza Homem de Mello, produtor musical, Myrian Muniz e Tito Teijito, direção artística e arranjos vocais de Mauricio Maestro do grupo Boca Livre no CD Copacabana.

 

Conhecidos como "Os Seresteiros do Brasil”, os Trovadores Urbanos fizeram milhares de serenatas pelo Brasil e pelo mundo, com histórias cheias de emoção e alegria. Homenagearam personalidades como Xuxa, Antonio Fagundes, Eliana, Silvio Caldas, Regina Duarte, Adriane Galisteu, entre muitos outros.

 

Na carreira de discos e shows, presenças especiais do produtor musical Zuza Homem de Mello, dos diretores artísticos Myrian Muniz, Cris Ferri, e Tito Teijito, o diretor musical Mauricio Maestro (do grupo Boca Livre), Ítalo Peron, e Pichu Borreli.

Conhecidos como "Os Seresteiros do Brasil”, os Trovadores Urbanos fizeram mais de 100 mil serenatas pelo Brasil e pelo mundo, com histórias cheias de emoção e alegria. Homenagearam personalidades como Xuxa, Antonio Fagundes, Eliana, Silvio Caldas, Regina Duarte, Adriane Galisteu, entre muitos outros.

 

Desde 2010, a Seresta de Sexta, evento semanal e gratuito da “Casa dos Trovadores”, atrai espectadores de várias cidades. O repertório e a decoração do sobrado em Perdizes se adaptam às principais datas comemorativas do ano – Carnaval, Dia das Mães, Dia dos Namorados e Natal.

Em 2012 o Instituto Trovadores Urbanos implantou dois polos de musicalização na zona sul de São Paulo, Cidade Ademar e Diadema, replicando o projeto dos Trovadores Mirins, grupo formado por 30 crianças de cinco a doze anos, sob a batuta de Lucila Novaes.

Em 2013, o grupo vai seguir em turnê com a Bachiana de João Carlos Martins, projeto Sinfonia Seresteira e os Trovadores Mirins lançam o CD Paulistinhas, com as mais belas canções para crianças de compositores paulistas.

 

Em 2014, o Instituto Trovadores Urbanos  realizou um projeto de documentação dos seresteiros nas barrancas do rio são Francisco, norte de minas, produzindo um documentário e um livro,   parceira de Maida Novaes e a documentadora  Patricia Paccini.

Comentários
Assista ao vídeo