Cultura - Teatro

Propriedades condenadas

13 de Abril de 2015

Tennessee Williams é um dos mais aclamados e montados autores de todos os tempos. Considerado por muitos o maior dramaturgo norte-americano,  escreveu seus textos baseados em seus conflitos familiares, criando obras autobiográficas.

 

É o caso de “Esta propriedade está condenada” e “Por que você fuma tanto, Lily?”, que juntas formam o espetáculo Propriedades Condenadas. Duas obras curtas do autor, que são encenadas na sequência e com os mesmos atores. Dirigido por Marco Antônio Pâmio, o espetáculo reúne Camila dos Anjos e Ricardo Gelli no elenco.

Nessa temporada o ator Ricardo Gelli apresentará nos dias 10,11,12,17,18 de março e 19 de abril e o ator Gustavo Haddad apresentará nos dias 24,25,26 de abril e 01,02,03 de maio.

“Buscamos nessa encenação evocar o ato da criação, o transporte do criador para sua criatura, a transformação da memória real na cena fictícia. Isso não é um despropósito. Trouxemos, então, o próprio Tennessee para a cena”, explica Pâmio.

A presença do autor no ato exato da criação, observando e se transformando em suas personagens, é desempenhada pelo ator Ricardo Gelli.

“Como não partimos de um produto final, de uma obra acabada e sim do momento da criação, a cenografia segue a mesma proposta. Os ambientes e cenários vão surgindo na caixa preta, simultaneamente à elaboração das rubricas do texto, por meio de desenhos de giz feitos pelos personagens, guiados pelo autor”, completa Pâmio.

“Tennessee Williams não retrata apenas o seu tempo. Esta propriedade está condenada  e Por que você fuma tanto, Lily?” são peças contemporâneas, com personagens essencialmente humanos e atemporais, que estão à margem da sociedade e lutam para sobreviver individualmente dentro de uma estrutura na qual os valores são coletivos”, finaliza.

 

PRÊMIO

PRÊMIO MELHORES DO TEATRO R7

REVELAÇÃO (CAMILA DOS ANJOS).

INDICAÇÕES

INDICADO AO PRÊMIO APCA
MELHOR ATOR (RICARDO GELLI).

INDICADO AO PRÊMIO MELHORES DO TEATRO R7
MELHOR ILUMINAÇÃO (CAETANO VILELA).

INDICADO AO PRÊMIO APLAUSO BRASIL 
MELHOR ATOR (RICARDO GELLI).
MELHOR PRODUÇÃO INDEPENDENTE (ELDER FRAGA).

ENTRE AS 10 PEÇAS MAIS BEM AVALIADAS NA VEJA SP

 

SOBRE O AUTOR

Tennessee Williams nasceu em Columbus, Mississippi, em 26 de março de 1911. Filho de Edwina Dakin, uma mulher de temperamento instável e extremamente opressora e Cornelius Williams, um vendedor de sapatos, alcoólatra e viciado em jogos, que se tornou extremamente abusivo conforme seus filhos cresciam, principalmente com Tennessee, provavelmente pelo fato de ser um tanto afeminado. Tennessee foi um menino frágil, teve difteria na infância, e ficou um ano fora da escola, tornando-se um menino introspectivo, solitário e que passava todo seu tempo em volta dos livros, e foi assim até a adolescência quando escreveu seus primeiros poemas. Quando tinha doze anos, seu pai foi transferido para St. Louis. “Foi uma trágica mudança. Nem minha irmã nem eu, podíamos nos ajustar à vida da cidade no meio oeste americano. As crianças da escola zombavam da nossa pronúncia sulista e das nossas maneiras. Grupos de garotos me perseguiam até em casa, gritando: Mariquinhas”. Foi nessa época que Tennessee teve consciência que sua família era economicamente menos favorecida. “Subitamente descobrimos que há duas espécies de pessoas, os ricos e os pobres. E que nós pendíamos mais para esse lado”. Foi o início da consciência social que se tornou uma marca de toda sua obra.

Durante a grande depressão, Tennessee precisou interromper seus estudos, por determinação do pai, e trabalhar por dois anos na fábrica de sapatos no qual ele era gerente. Ele descreve esse período como de indescritível tormento, como indivíduo, mas de imenso valor para o escritor que viria a ser. Foi afastado da fábrica por recomendações médicas e se mudou para a casa dos avós, em Memphis, onde pôde retomar os estudos e se formar bacharel em artes na Universidade de Iowa.

Tennessee era profundamente ligado a sua irmã, Rose, que desde muito jovem apresentou sinais de esquizofrenia e foi internada em diversos hospitais psiquiátricos. Sem responder aos tratamentos, Rose foi submetida, com autorização dos pais, a uma lobotomia em 1937, o que a deixou incapacitada pelo resto da vida. Tennessee nunca perdoou os pais, e muitos acreditam que esse tenha sido o principal motivo de seu alcoolismo e dependência química de anfetaminas e barbitúricos.

Das memórias desse ambiente familiar ríspido, Tennessee encontrou a inspiração para criar suas personagens e seu universo imaginário. Nos anos setenta, deu uma entrevista afirmando: “Descobri na escrita, uma fuga de um mundo real no qual me sentia profundamente desconfortável”.

Seu trabalho é herdeiro do teatro moderno iniciado por Ibsen, Tchekhov e Strindberg. Foi vencedor de diversos prêmios entre eles: Prêmio Pulitzer por “Um Bonde Chamado Desejo” em 1948 e por “Gata em Teto de Zinco Quente” em 1955. Suas peças “A Margem da Vida” (1945) e “A Noite da Iguana” (1961), receberam o Prêmio New York Drama Critic’s Circle. “A Rosa Tatuada” (1952), recebeu o Tony Award de melhor peça. Suas peças são encenadas no mundo inteiro e muitas delas foram transformadas em filmes de sucesso.

 

“Foi escritor extraordinário e homem encantador. Extremamente modesto e de fala mansa, foi um ser transparente, indefeso e vulnerável a todos e a tudo. Cruelmente sincero, poeta de alma puríssima, sofreu arraigada neurose que lhe corroeu as entranhas. Por isso teve uma vida cheia de mágoas, embora nunca mentisse ou dissesse algo desagradável a respeito de alguém. Se tivéssemos uma sociedade que desse apoio e assistência a um homem de sua fragilidade, certamente teria vivido mais e melhor”.

                     (Marlon Brando, sobre Tennessee Williams, em sua biografia “Brando”) 

 

SINOPSES

 

“Esta propriedade está condenada” conta a história do encontro de dois adolescentes, Willie e Tom. O diálogo se passa sobre os trilhos de um trem, a partir do interesse de Tom na menina, porém as realidades e personalidades opostas os aproximam de outra forma. Willie vive sozinha na antiga propriedade de sua família, onde costumava funcionar uma pensão para ferroviários. Após sua mãe fugir com o maquinista da estação, seu pai alcoólatra desaparece e sua irmã morre de tuberculose. Ela se revela obsessiva pela história da irmã, que se repete com ela mesma. Para confrontar a solidão de seu presente miserável e suportar um possível futuro, ela distorce a realidade e cria um mundo imaginário, povoado de situações que nunca acontecerão.

 

“Por que você fuma tanto, Lily?” conta a história de Sra Yorke, uma viúva de meia idade, e sua filha Lily, uma intelectual frustrada, solteirona e fumante compulsiva. Depois da morte do marido, Sra Yorke gastou todo o dinheiro que restava preparando Lily para a sociedade. Ela vê no casamento da filha a única oportunidade de resgatar o prestígio social e econômico. Porém, Lily é diferente das outras garotas. Ela não se interessa pelo círculo de amizades que sua mãe tanto insiste que ela frequente e não vê sua felicidade em um contrato de casamento. A peça questiona os modelos de felicidade que até hoje a sociedade insiste em promover.

 

FICHA TÉCNICA

Texto: Tennessee Williams

Direção: Marco Antônio Pâmio

 

ELENCO

Camila dos Anjos - Willie e Sra. Yorke

Ricardo Gelli - Tom e Lily (apresentará nos dias: 10, 11, 12, 17,18 de março e 19 de abril)

Gustavo Haddad - Tom e Lily (apresentará nos dias: 24, 25, 26 de abril e 01, 02,03 de maio).

 

Temporada no teatro Sergio Cardoso ( sala Paschoal Carlos Magno).

De 10 de abril até 03 de maio.

Sextas, sábados e domingos às 20h

Rua Rui Barbosa, 163, Bela Vista.

Valor R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia).

 

EQUIPE TÉCNICA

Figurino: Kleber Montanheiro  

Cenário: Cesar Rezende       

Iluminação: Caetano Vilela 

Assistente de Direção: Gonzaga Pedrosa

Trilha: Marco Antônio Pâmio

Op. de som e luz: Nicolas Trevijano 

Fotos: Bob Sousa e Elder Fraga

Tradução: "Por que você fuma tanto, Lily?" - Marco Antônio Pâmio

                "Esta Propriedade está condenada"  - Camila dos Anjos

Assistentes de Produção: Luciana Affonso

Contrarregra: Emerson Nigro

Produção Executiva: Camila dos Anjos                                 

Direção de Produção: Elder Fraga           

Realização: Episódica Cia

Classificação: 16 anos

Duração: 60 min.

Comentários
Assista ao vídeo