Cultura - Teatro

Os Recicláveis estreia dia 11 de abril no Teatro Augusta

27 de Março de 2015

Musical pop baseado na trilogia de Toni Brandão (20 anos de carreira, 2 milhões de livros vendidos e consagrado por dialogar com eficácia com o público jovem) estreia sob direção de Flávia Garrafa dia 11 de abril no Teatro Augusta. No elenco estão Lucas Padovan, Luiza Porto, Pedro Vicente, Rodrigo Pasquali, Guilherme Zanella, Pauline Mingroni, Erica Monteiro e Daphne Bosaski. A direção musical é de Dimi Kireeff.

 

 
Foto: Lenise Pinheiro

Trata-se de um misto de comedia romântica e musical pop; que parte de um bem-humorado e complicado triangulo amoroso para fazer uma inédita interação entre as principais questões do universo adolescente, o mundo digital e a busca de alternativas para se levar uma vida mais sustentável, ética e plural.

A peça é inspirada em três grandes sucessos do autor: O Garoto VerdeOs Recicláveis e Os Recicláveis 2.0. Neste ano, Toni Brandão escreveu o texto do musical Os Recicláveis, que conta a história do Garoto Verde mesclando com a banda dos outros dois títulos. Em tempo, Toni ganhou o premio APCA pela adaptação teatral de seu livro mais vendido até o momento, ‘Cuidado, Garoto Apaixonado’; que deve virar filme em breve.

 

“O momento não podia ser mais oportuno: os jovens já entenderam que é preciso ter uma ‘pegada’ mais sustentável, cuidar do Planeta e reconfigurar a maneira de lidar com as relações afetivas. Está tudo conectado!”, diz Toni.

 

O elenco de jovens atores dá vida a oito personagens adolescentes em suas historias de amor, descobertas e desafios. “O enredo é permeado por dicas sobre sustentabilidade, cuidados com a água, reciclagem... mas sem ser chato e sempre contextualizadas ao enredo das tramas afetivas e a tentativa de deixar o mundo melhor, com a ágil e bem-humorada direção de Flávia Garrafa”, conta o autor.

 

 
Foto: Lenise Pinheiro

“Na história, nenhum personagem é bom ou ruim. E tudo é mostrado de uma maneira leve, divertida e reflexiva ao mesmo tempo. Sempre costumo falar que ninguém precisa ‘desligar o cérebro’ para se divertir”, brinca o autor.

 

A trilha sonora inclui músicas de Rita Lee, Michael Jackson, Beatles, Stevie Wonder, Maroon 5, Charlie Brown Junior e Katy Perry – interpretadas ao vivo pelos atores. Todas com arranjos feitos pelo diretor musical, Dimi Kireeff.

 

 
Foto: Lenise Pinheiro

Com estética moderna, o cenário de Maria Eduarda Arruk é confeccionado de material reciclável. A luz de Césio Lima tem referências em shows musicais que os jovens frequentam e os figurinos de Marco Lima são ousados e conversam harmoniosamente com o visagismo de Mauro Freire.

 

O olhar diferenciado de Sofia Papo e Ana Surani na realização e produção geral contribui para fazer com que este espetáculo traduza com propriedade o universo do jovem adolescente no século XXI.

 

A peça tem o patrocínio de Tang, marca de suco em pó da Mondelez, que sempre incentivou ações de sustentabilidade entre crianças e jovens e o empoderamento infantil. Uma das principais plataformas da marca é a Rádio Tang (www.radiotang.com.br), voltada para o público teen, que está localizada no meio digital e será um dos meios de divulgação do musical. 

 

Sinopse

Pedro é um garoto verde. Ecológico sem ser chato, gosta de jogar bola, de tocar guitarra, é ligado nas garotas… e está preocupado - muito preocupado! – com o aquecimento global, a poluição do ar, o desperdício da água e outros problemas ecológicos que estão colocando a Terra em perigo. Mas Pedro também está em perigo! Ele acaba de se apaixonar por Isabela, a garota mais encantadora e “antiecológica” que ele nunca pensou que pudesse existir. E agora?

 

O musical OS RECICLÁVEIS! parte de um triângulo amoroso e da formação de uma banda pop para divertir, refletir e se comunicar com a galera digital, globalizada e antenada às transformações desse admirável mundo novo! A banda Os Recicláveis transforma o espetáculo num verdadeiro show.

 

Sobre Toni Brandão

Um dos poucos autores multimídia do Brasil com projetos de êxito na literatura, teatro, televisão, cinema, cd e internet. Seus livros já ultrapassam a marca de 2 milhões de exemplares vendidos. Ele é um dos preferidos da garotada e dos educadores do Brasil por sua competente facilidade de comunicação com o público e pela adequação dos temas que aborda em seus livros. O serie O Garoto Verde, Os Recicláveis e Os Recicláveis! 2.0, vendeu cerca de 50 mil exemplares.

‘O Garoto Verde’ foi lançado em Portugal (O Rapaz Verde) e a editora brasileira prepara o lançamento para todos os países de língua espanhola. A coleção Top School! acaba de ser vendida para Editora Hachette (a maior editora da França) e será lançada em todos os países de língua francesa.

 

Toni ganhou o premio APCA pela adaptação teatral de seu livro mais vendido até o momento, ‘Cuidado, Garoto Apaixonado’; que deve virar filme em breve. Ele escreveu para a Rede Globo a mais recente versão do seriado “O Sitio do Picapau Amarelo” e acaba de criar um roteiro de filme de terror e suspense para a Conspiração Filmes. O autor acaba  de vender os direitos de um outro livro, ‘Bagdá, o skatista!’, para a Tangerina Filmes, prodoutora de Tata Amaral e Caru Alves de Souza (do premiado ‘De Menor’).

 

Sobre Flávia Garrafa

Formada em Psicologia pela Universidade de São Paulo, Flavia estudou artes cênicas no teatro escola Célia Helena e no The Lee Strasberg Theatre Institute - New York. Atriz, diretora e dramaturga, Flávia participou de duas novelas na Rede Globo de Televisão, três séries para diferentes canais brasileiros, quatro longas-metragens no cinema e mais de 25 peças de sucesso na capital paulista. Com mais de 20 anos de experiência no ensino de teatro para jovens. Flávia se tornou uma referência neste ramo de atividade, unindo a psicologia à arte. Entres seus principais trabalhos se destacam: as novelas "Morde e Assopra" (2011) e "Amor Eterno Amor" (2012), o longa-metragem " O candidato Honesto" (2014), a série "Surtadas na Yoga" (GNT 2013 e 2014). E as peças TOC TOC de Laurent Baffie, direção de Alexandre Reionecke, Paulo Francis Está Morto de Paulo Coronato e direção de Denise Weimberg; “Assim com Rose ” Contos de Mário de Andrade adaptados por Mario Vianna e direção Jairo Mattos; "Arsênico e Alfazema” De Joseph Kesselring e direção de Alexandre Reinecke; “Caras e Bocas” texto e direção de Angela Dip; “ A Gata Borralheira ” de Toni Brandão e direção de Débora Dubois; “ Há um Incêndio sob a Chuva Rala” de Vera Karam e direção de Ary França; “Guerra Na Casa Do João” de Toni Brandão e Débora Dubois;“Grogue” de Toni Brandão direção Débora Dubois –Indicação para melhor Atriz no Prêmio Coca Cola de Teatro Jovem e “Cuidado: Garoto Apaixonado” de Toni Brandão e direção de Débora Dubois -Indicação para o prêmio Mambembe e para o Prêmio APETESP de melhor atriz coadjuvante 1998.

 

 

Ficha técnica

Autor: Toni Brandão

Diretora: Flavia Garrafa

 

Elenco:

Lucas Padovan

Luiza Porto

Pedro Vicente

Rodrigo Pasquali

Guilherme Zanella

Pauline Mingroni

Erica Ribeiro

Daphne Bosaski

 

Cenografia: Maria Eduarda Arruk

Figurino: Marco Lima

Visagismo: Mauro Freire

Iluminação: Cesio Lima

Direção Musical: Dimi Kireeff

Coreografo: Kleber Candido

Projeto gráfico design: Beto Shibata

Ilustrações: Oga Mendonça

 

Mídias sociais: Elemento Cultural

Assessoria de Imprensa: Pombo Correio

Realização: Ana Surani e Sofia Safira Papo - Mladar Produção Artísticas LTDA

 

Comentários
Assista ao vídeo