Cultura - Teatro

Francisco Medeiros dirige a peça Tudo o Mais Permanece o Mesmo

27 de Outubro de 2014

 

Mesclando o ?caos urbano com ?questionamentos do cotidiano, o espetáculo Tudo o Mais Permanece o Mesmo ?está em temporada ?no Centro Cultural Fiesp, sala Ruth Cardoso até 14 de dezembro. A direção é de Francisco Medeiros e texto de Teresa Borges. As sessões se alternam aos finais de semana - sábados às 20h30 e domingos às 18h e às 20h (Novembro: Dias 1, 2, 15, 16, 29 e 30 / Dezembro: Dias 13 e 14) ou de quarta a sexta às 20h30 - (Novembro: Dias 5, 6, 7, 19, 20, 21 / Dezembro: Dias 3, 4 e 5). 

Na trama, mãe, filha e filho estão na sala de espera de um consultório médico. A peça se passa nesse instante, onde os acontecimentos vão se desenrolando de forma não linear. Os personagens são confrontados com problemas a serem encarados, seja externos ou internos, em uma série de permanente recomeço.

“O espetáculo instaura uma condição de coeteris paribus, uma expressão em latim que significa “todo o resto permanece constante”. Nesse estado, diferentes acontecimentos irrompem o ambiente e com isso podemos ver como seria a reação daquele núcleo nestas diferentes circunstâncias”, conta a dramaturga. 

O cenário procurou ao mesmo tempo trabalhar com signos reconhecíveis e com o espaço vazio para que fosse preenchido pelo texto e pelos atores. O figurino fugiu do realismo e trabalha com uma ambiguidade de farrapos e camisa de força.

A autora se baseou na realidade cotidiana para a criação do texto. “Tive como inspiração impulsos internos, questões incômodas como, por exemplo, a formação familiar do brasileiro, as preocupações comezinhas frente a transformações urgentes da sociedade, a alienação política, a posição dos jovens da classe média e as passeatas por todo o Brasil em 2013”.

Outro propulsor para a dramaturgia foi a obra de Alberto Camus, O Mito de Sísifo. “A sensação de repetição de um mundo absurdo a ser encarado cotidianamente, o impulso de não mais existir e como se procura entender a natureza da vida estão presentes na escrita. É uma tentativa de experimentar na ficção, com personagens ficcionais, o ser humano cotidiano, médio, brasileiro, numa dada situação política do país e com muita liberdade para o absurdo e os dramas familiares”, conta Teresa Borges.

A dramaturga tem admiração por Harold Pinter, Mario Bortolotto, Jean Marie-Koltés e Eugène Ionesco, autores que, de alguma forma, expressavam o sentimento do absurdo, de vazio e de busca por um significado para a vida que é assumidamente sem significado. 

A montagem é resultado da formação de novos talentos revelados pelo Núcleo de Dramaturgia Sesi-British Council e pelo Núcleo Experimental de Artes Cênicas do Sesi-SP - sob coordenação e assistência de Marici Salomão e César Augusto.

 

Ficha Técnica:

Tudo o Mais Permanece o Mesmo

Dramaturgia: Teresa Borges. Direção: Francisco Medeiros.

Elenco: Clarissa Moser, Douglas Ricci, Gustavo Saulle, Hideo Neto, Luíza Tiso, Paula Silvestre, Thaize Pinheiro e Tiago Nogueira.Diretor Assistente: Carlos Baldim. Cenografia E Figurinos: Marcio Vinícius. Assistência De Cenografia: Carolina Bucek.Assistência De Figurino: Danilo Yabíku Modelagem E Costura: Otávio Matias. Costura, Adereços E Tingimentos: Ana Paula Patrone E Eliane Matos. Produtores Mais Cenografia: André Aires E Keila Reis. Cenotécnico: Evandro Matos. Iluminação:Domingos Quintiliano. Trilha Sonora: Dr Morris. Produção Musical: João Antunes. Preparação Corporal: Sheila Areas.Consultoria Circense: Célia Borges. Fotografia: Heloísa Bortz. Designer Gráfico: Amanda Vieira. Criação E Edição De Imagens: Clarissa Moser, Gustavo Saulle E Tiago Nogueira. Camareira De Ensaio: Rosi Aragão. Financeiro: Thiago Marchine. Assistência De Produção: Rafael Francischini. Produção Executiva: Fabrício Sindice. Direção De Produção: Edinho Rodrigues. Produção: Brancalyone Produções Artísticas. Realização: Sesi­SP.

 

Serviço:

Local: Espaço Mezanino do Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso (Av. Paulista, 1.313, Cerqueira César - São Paulo - SP).

Sábados às 20h30 e domingos às 18h e às 20h (Novembro: Dias 1, 2, 15, 16, 29 e 30 / Dezembro: Dias 13 e 14) ou de quarta a sexta às 20h30 (Novembro: Dias 5, 6, 7, 19, 20, 21 / Dezembro: Dias 3, 4 e 5). 

Capacidade: 50 lugares.

Entrada gratuita. Os ingressos são distribuídos até 2 ingressos por pessoa nos dias dos espetáculos, a partir do horário de abertura da bilheteria (de quarta a sábado, das 13h às 21h, e aos domingos, das 11h às 20h).

Tel.: (11) 3146-7405 / 7406

 

Comentários
Assista ao vídeo