Cultura - Teatro

TAMBORZADA- Um musical que mostra com quantos batuques se faz cultura no Brasil

22 de Outubro de 2014

 

Quarenta artistas, entre músicos e dançantes mostram em TAMBORZADA com quantos batuques se faz a cultura do Brasil. Um espetáculo de artes integradas que pretende sensibilizar as pessoas à identidade brasileira, com muita honra. As batidas do coração inspiram homens e mulheres a criar formas de imitá-las e desafiá-las em contratempos e emoção. Por todo Brasil batemos tambores de muitos jeitos, vindos de culturas ancestrais, afinados e temperados com a diversidade de nossas histórias de encontros de pessoas de todo o mundo e de povos indígenas.

TAMBORZADA é inspirado em pesquisas de campo realizadas pelos integrantes da Companhia. Em cena, o público verá desde  o samba de salão até a invenção do maxixe, dança excomungada, que juntou células europeias e africanas, a melodia e o ritmo. Bailam também o pas de deux do Mestre-Sala e da Porta-Bandeira, mostrando jeitos cariocas de brincar e se comunicar. A montagem abre alas para a sensualidade e religiosidade do Tambor de Crioula e do Cacuriá do Maranhão e dos jongos da Região Sudeste.

O roteiro brinca com o Côco e Baião nordestinos, o batuque de umbigada paulista, o samba de roda do Recôncavo Baiano e caminha pela sacralidade da mitologia afro-brasileira, dos congados mineiros, das Caixeiras Maranhenses do Divino e do Maracatu Pernambucano.

A Companhia Folclórica do Rio-UFRJ é um grupo de extrema importância cultural com uma trajetória de sucesso nacional e internacional e neste ano participará do encerramento da Copa do Mundo do Brasil de 2014.

Com curadoria de Lene De Victor e Haroldo Costa, o musical Tamborzada marca presença nas lonas e arenas espalhadas na cidade. O espetáculo reúne 40 artistas, entre músicos, dançantes e artistas plásticos, mostrando com quantos batuques se faz a cultura do Brasil.

O público toma contato com diversos tambores: atabaques, alfaias, crivador, meião, tambor grande, caxambu, candongueiro e tambu, entre outros, com suas respectivas danças e tem a oportunidade de refletir sobre a importância desse instrumento na história da humanidade e como vem sofrendo preconceitos no Brasil. Isso com muita ludicidade e participação ativa do público.

O Projeto Tamborzada propõe uma viagem encantadora entre diversas manifestações populares de vários estados do Brasil e cidades do Rio de Janeiro, apresentando ao público suas músicas, danças e personagens  como os Malandros cariocas, o Maxixe, a Salsa de Cassino, o Carnaval de salão de rua, a Festa da Moça Nova do povo Ticuna, o Zé pereira, Bonecos e Batidas Lusas, o Tambor de Crioula, o Cacuriá, o Baião, o Coco, a Literatura de Cordel, o Samba de Roda, a Bateria e Mestre Sala e Porta Bandeira, o Jongo, o Frevo, os Maracatus, o Batuque de Umbigada, as Caixeiras do Divino, as  Danças dos Orixás Afro-Brasileiros, os Congos, as Folias de Reis e os Congados.

“Este espetáculo traz a reflexão sobre a riqueza artística, social e política da cultura popular e pretende desvelar a diversidade das manifestações de tambores que tem o potencial de comunicar ancestralidade e atualidade, devoção e diversão e que persistem e resistem, acompanhando a humanidade em seus sonhos, lutas e artes. Assim TAMBORZADA é um musical que valoriza nosso povo, que sabiamente, transforma dor em arte, desesperança em dança e o coração aflito em batuque, em TAMBORZADA”, afirma Haroldo Costa, que assina direção Geral do espetáculo.

A Companhia Folclórica do Rio – UFRJ – Um musical da Companhia Folclórica do Rio-UFRJ, valorizando o povo brasileiro, sabiamente, transforma dor em arte, desesperança em dança e o coração aflito em batuque, em TAMBORZADA. A Companhia Folclórica do Rio-UFRJ se encanta com tanta riqueza e, desde 1987, pesquisa expressões dançantes e musicais por todo país. Nessa trajetória realizou vários espetáculos, apresentados a milhares de pessoas de todas as idades, em inúmeros espaços no Brasil.

ARENA CARIOCA ABELARDO BARBOSA - CHACRINHA

Rua Soldado Elizeu Hipólito S/Nº - esquina com Avenida Litorânrea - Pedra de Guaratiba

Telefone: 3404-7980

DIA 22 DE OUTUBRO DE 2014- QUARTA-FEIRA

SHOW AS 14H

 

PRÓXIMAS APRESENTAÇÕES:

 

LONA CULTURAL MUNICIPAL JOÃO BOSCO

Av. São Félix nº 601 - Parque Orlando Bernardes - Vista Alegre

Telefone: 2482-4316

DIA 24 DE OUTUBRO DE 2014 - SEXTA-FEIRA

SHOW AS 14H

 

LONA CULTURAL MUNICIPAL SANDRA DE SÁ

Praça do Lote, 219 - Santa Cruz

Tel. 3395-1630 / 3365-6039 

DIA 31 DE OUTUBRO - SEXTA FEIRA

SHOW AS 14H

 

ARENA CARIOCA JOVELINA PÉROLA NEGRA

Praça Ênio, S/Nº - Pavuna

Telefone: 2886-3889

DIA 05 DE NOVEMBRO DE 2014 - QUARTA-FEIRA

SHOW AS 14H

 

ARENA CARIOCA DICRÓ

Parque Ari Barrosos – Penha

Telefone: 3486-7643 / 3576-5818

DIA 8 DE  NOVEMBRO DE 2014 - SÁBADO

SHOW AS 20H

 

Comentários
Assista ao vídeo