Quem ouve os timbres agudos da voz de Tetê Espíndola automaticamente associa a cantora à Vanguarda Paulistana. Mas a música de Tetê ultrapassou os limites de tempo e espaço do movimento cultural das décadas de 70 e 80, e já atinge mais de trinta anos de carreira. É essa extensa trajetória que rege a conversa com a apresentadora Roberta Martinelli no Cultura Livre deste sábado (18/10). O programa vai ao ar às 18h, na TV Cultura.
Além de contar detalhes do que viveu nos palcos, Tetê seleciona para o programa um repertório extraído de seu mais recente álbum duplo, que reúne uma reedição do disco Pássaros na garganta, original de 1982, e um disco de inéditas intitulado Asas do Étero. Acompanhada por Félix Wagner, ela interpreta Pássaros na Garganta, Crisálida – borboleta, Cuiabá e Canção dos Vagalumes.
Nascida e criada no Mato Grosso do Sul, ao som de polcas e guarânias regionais, Tetê Espíndola se aproximou dos artistas da vanguarda urbana ao vir para São Paulo, cidade onde vive até hoje. Ao longo do tempo, a cantora soube sintetizar canções de universos distintos e acabou se destacando como uma das principais intérpretes da música brasileira. Além de Tetê, esta edição do Cultura Livre também destaca a cantora pernambucana Rogéria, que fala sobre seu disco de estreia, Futuro em Cores.
Comandado por Roberta Martinelli, o Cultura Livre recebe a cada edição um músico ou grupo para falar sobre sua carreira e mostrar algumas canções. A interação com o público é um destaque da atração. Por meio das redes sociais e de um chat online, os telespectadores podem enviar suas perguntas e comentários aos artistas.
Criado em 2009, na Rádio Cultura Brasil, estreou na TV em 2011. Em sua primeira temporada televisiva, o Cultura Livre foi pioneiro ao usar imagens gravadas por telefone celular. Em 2014, o programa segue presente nas diversas mídias disponíveis. Além da televisão, continua com seu tradicional formato radiofônico, de segunda a sábado, das 14h às 15h, transmitido também pela internet. Cultura Livre é a música brasileira de hoje.
Serviço
Cultura Livre
Sábado (18/10), às 18h, na TV Cultura
Apresentação: Roberta Martinelli
As gravações são transmitidas na íntegra em cmais.com.br/culturalivre/aovivo