Cultura - Teatro

Elis, A musical volta ao Rio em 30 de outubro

14 de Outubro de 2014

 

Depois de um ano de sucesso absoluto passando por São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília e Porto Alegre, com ingressos esgotados e sessões lotadas, “Elis, A musical” volta à cidade para temporada de quatro meses em sua casa de estreia, o Oi Casa Grande. Produzido pela Aventura Entretenimento em parceira com a Buenos Dias e a MRG, “Elis, A musical” foi assistido por 200 mil espectadores e contou com um investimento de R$ 10 milhões para recriar momentos da vida e da trajetória da cantora gaúcha. Por conta do grande sucesso pelo país e enorme procura por ingressos em sua temporada anterior no Rio de Janeiro, o espetáculo reestreia na capital carioca atendendo a inúmeros pedidos do público.

O espetáculo tem texto de Nelson Motta e Patrícia Andrade, e conta com Dennis Carvalho em sua primeira direção para o teatro. A equipe também traz nomes como Delia Fischer (Direção Musical e Arranjos), Alonso Barros (Coreografia e Direção de Movimento), Marcos Flaksman (Direção de Arte e Cenografia), Maneco Quinderé (Desenho de Luz), Marília Carneiro (Figurino), Beto Carramanhos (Visagismo) e Marcela Altberg (Produção de Elenco), entre outros. As atrizes Laila Garin e Lílian Menezes se alternam na interpretação da cantora gaúcha; os papéis de Ronaldo Bôscoli e Cesar Camargo Mariano, os dois maridos de Elis, são interpretados por Tuca Andrada e Claudio Lins, respectivamente. Outros 16 atores se revezam em vários papéis, em uma história que leva para o palco diversas figuras importantes da cultura nacional como Miéle, Jair Rodrigues, Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Ronaldo Bôscoli, Cesar Camargo Mariano e Lennie Dale, entre muitos outros.

O musical emociona ao apresentar as canções que se tornaram grandes sucessos na voz de Elis Regina, como “Arrastão”, “Casa no campo”, “Águas de março”, “Dois pra lá, dois pra cá”, “Como Nossos Pais”, “Aos Nossos Filhos”, “Fascinação”, “O Bêbado e o Equilibrista”, “Madalena”, “O Trem Azul” e “Redescobrir”. São ao todo 51 obras que integram o repertório do espetáculo, entre músicas, medleys e vinhetas.

Em suas temporadas nos palcos brasileiros, o espetáculo se transformou em um dos maiores sucessos de público e crítica da temporada 2013 e 2014. O musical recebeu o Prêmio Shell de Teatro de Melhor Atriz para Laila Garin, o Prêmio Cesgranrio Melhor Atriz para Laila Garin e melhor Direção Musical para Delia Fischer, além do Prêmio Quem de Teatro (Laila Garin, melhor Atriz) e Prêmio APTR (Melhor Produção).

Críticas / Depoimentos

“…um musical completo e emocionante, que figura muito bem na tradição recente dos musicais sobre grandes figuras da música brasileira.” (Bernardo Araújo, Jornal O Globo)

“Na enorme leva de musicais biográficos que vem sendo produzidos no Brasil, este emocionante e tecnicamente impecável tributo à cantora Elis Regina ocupa lugar de destaque – e eleva o padrão pelo qual o público vai julgar os próximos espetáculos do gênero.” (Revista Veja Rio)

“Um espetáculo exuberante, no qual tudo funciona, da iluminação e cenografia às interpretações. É o grande musical brasileiro feito nos últimos tempos.” (Coluna Artur Xexeo, Jornal O Globo)

“’Elis, A Musical’ cumpre muito bem seu papel. Musicalmente é exuberante e intenso… A atuação da protagonista, Laila Garin, já justifica as três horas de espetáculo…” (Antonio Carlos Miguel, Portal G1)

“Uma aula de (boa) música brasileira.” (Jornal Extra)

“’Elis, A Musical’ é um dos mais brilhantes e emocionantes espetáculos dos últimos tempos” (Site Contracenarte)

“’Elis, A Musical’ é programa obrigatório – simples assim”. (Portal Mix Brasil)

“Estou maravilhado com o espetáculo, com Laila Garin, com todo o elenco, com a música, com a coreografia,com o texto. Com tudo.” (Luiz Carlos Miele, produtor e diretor)

Construindo Elis

“Elis, A musical” surgiu de um texto escrito por Nelson Motta e Patricia Andrade, que ao serem convidados pelos produtores do espetáculo, já escreviam um roteiro sobre a vida da cantora para o cinema. Nelson acompanhou de perto a vida e carreira de Elis, tendo sido seu amigo e produtor. “Trinta anos depois de sua morte, ela continua como a maior referência de todas as novas gerações de cantoras. O convite para escrever o musical me deixou imensamente feliz”, atesta ele. Na direção do musical, outro amigo de longa data da cantora, Dennis Carvalho, que pela primeira vez dirige um espetáculo teatral. “Eu a conheci através de Milton Nascimento e logo me tornei seu fã. Ela foi simplesmente a melhor cantora do Brasil”, afirma Dennis.

As audições para a escolha do elenco duraram quase um mês, com mais de três mil inscritos disputando os papéis. Só para viver a personagem título, mais de 200 candidatas foram testadas, e sete chegaram à fase final, tendo sido Laila Garin e Lílian Menezes as escolhidas.

Além das duas, estão no elenco Tuca Andrada e Claudio Lins, que vivem Ronaldo Bôscoli e Cesar Camargo Mariano, maridos de Elis; Caike Luna como Luiz Carlos Miele e Paulo Francis; Reynaldo Machado, como Jair Rodrigues; Lenadro Melo, como Lennie Dale; Leo Diniz como Tom Jobim; Rafael de Castro como Marcos Lázaro; Pablo Áscoli como Henfil; Ricardo Vieira e Aurora Dias, como os pais de Elis; Guilherme Logullo como Pierre Barrouh; Thiago Marinho como Nelson Motta e ainda, Alessandro Brandão, Lincoln Tornado, Juliana Marins, Lana Rhodes, Leo Wagner e Marcos Lanza.

Os ensaios de “Elis, A musical” duraram 80 dias, com todo o elenco passando diariamente por aulas de canto, interpretação e expressão corporal, além de workshops. Uma das mais importantes produções da Aventura Entretenimento e da Buenos Dias até agora, “Elis, A musical” tem 19 atores em cena, uma banda com 9 músicos e 265 pessoas envolvidas na produção para recriar no palco cerca de 20 anos de história. Só para reviver a “Pimentinha”, as atrizes usam três diferentes perucas, sendo uma delas confeccionada especialmente fio a fio.

Em busca de temas e inspiração genuinamente nacionais para o cada vez mais crescente mercado de musicais, a Aventura Entretenimento desenvolveu a Trilogia “Uma Aventura Brasileira”, da qual “Elis, A musical” é a primeira parte. A plataforma tem ainda a montagem de “Se eu fosse você, o musical”, primeira adaptação da produção cinematográfica homônima, que traz para os palcos a segunda maior bilheteria da história do cinema nacional, em cartaz em São Paulo, e “Chacrinha, o musical”, que contará a história do Velho Guerreiro, o maior comunicador da TV brasileira e líder de audiência por mais de uma década, em um espetáculo escrito por Pedro Bial e Rodrigo Nogueira, direção de Andrucha Waddington e repleto de músicas, bastidores e curiosidades da TV e dos artistas nacionais (a estreia será em novembro, no Rio de Janeiro).

A Realização

O espetáculo é apresentado pela Bradesco Seguros com incentivo do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet. “É com muita satisfação que o Circuito Cultural Bradesco Seguros apresenta ‘Elis, A musical’ para que o público seja novamente envolvido pelo trabalho dessa excepcional cantora imortalizada como uma das maiores vozes da música brasileira de todos os tempos”, acrescenta Alexandre Nogueira, Diretor do grupo Bradesco Seguros.

O musical conta também com o patrocínio da Atlas Schindler, o apoio da Cielo, da White Martins e o apoio cultural da Odontoprev, sendo a CVC a operadora oficial.

A Trilha Sonora do Espetáculo

A Universal Music também se aliou ao projeto e lança a trilha sonora de “Elis, A musical“, um álbum duplo que traz 26 canções originais de Elis Regina que inspiraram o espetáculo. Todas as canções foram remasterizadas a partir dos tapes originais, pelas mãos de João Marcello Bôscoli, filho de Elis Regina, em parceria com Carlos Freitas, no estúdio Classic Master. O álbum chegou às lojas de todo o Brasil no dia 19 de novembro de 2013.

As Canções do Espetáculo

1º Ato

Fascinação / Aprendendo a jogar / Garoto último tipo – Puppy Love / Ela é Carioca / Imagem / O Pato / Menino das Laranjas / Samba do Avião / Arrastão / Deixa Isso Pra Lá / O Morro Não Tem Vez / Feio Não É Bonito / O Sol Nascerá / Esse Mundo É Meu / A Felicidade / Samba de Negro / Diz Que Fui Por Aí / Acender as Velas / A Voz do Morro / Lobo Bobo / Alô, Alô Marciano / Come Fly With Me / Eu Sei Que Vou te Amar / Samba Saravá / Upa Neguinho / Vou Deitar e Rolar / Falei e Disse / Madalena / Não Tenha Medo / Atrás da Porta / Casa No Campo

2º Ato

Nada Será Como Antes / Canção Da América / Fé Cega, Faca Amolada / Paula E Bebeto / Maria, Maria / Wave / Só Tinha De Ser Com Você / Águas de Março / Dois Pra Lá, Dois Pra Cá/ O Guarani (Instrumental) / Como Nossos Pais / Querelas de Brasil / Deus Lhe Pague / O Bêbado e A Equilibrista / As Aparências Enganam / O Trem Azul / Aos Nossos Filhos / Redescobrir / Fascinação

A Aventura Entretenimento

Site oficial: www.aventuraentretenimento.com.br

Maior produtora de espetáculos musicais do país, a Aventura Entretenimento foi criada em 2008. Em seus cinco anos de existência, tem colaborado para a consagração do mercado brasileiro de espetáculos musicais e o aprimoramento da mão de obra especializada. Entre os títulos de maior sucesso estão musicais que marcaram época, como “A Noviça Rebelde”, “Hair”, “Um Volinista no Telhado” e “O Mágico de Oz”. Juntos conquistaram um público superior a um milhão de pessoas com mais de 1.500 apresentações, produzidas com uma qualidade irretocável.

Grandes empresas como Bradesco Seguros, Oi, Shell, Redecard, Itaú, Correios e CVC estão entre os parceiros mais constantes da Aventura. Se hoje o mercado de musicais no Brasil é comparado aos principais centros produtores do mundo; como a Broadway, em Nova Iorque, e West End, em Londres; a Aventura Entretenimento, empresa dos sócios Aniela Jordan, Luiz Calainho e Fernando Campos, teve contribuição fundamental para esta conquista.

Em seu novo posicionamento, a Aventura Entretenimento decidiu focar suas produções em conteúdos e temáticas nacionais, valorizando os verdadeiros mitos do Brasil. A primeira aposta foi “Rock in Rio – O musical”, que estreou no Rio em novembro de 2012. A Aventura está investindo cerca de R$ 25 milhões na produção da trilogia “Uma Aventura Brasileira”, nos espetáculos: “Elis, A musical”, “Se eu fosse você, o musical” e “Chacrinha, o musical”.

“As grandes marcas já percebem o valor e as possibilidades em patrocinarem e ativarem o mercado de musicais. Esta ferramenta é uma excepcional plataforma de posicionamento de marcas, produtos e serviços. A experiência da Aventura na produção dos espetáculos e o bom relacionamento com os patrocinadores deram à empresa credibilidade no mercado, trazendo parcerias duradouras na área de negócios”, explica Luiz Calainho.

 

FICHA TÉCNICA

Texto –  Nelson Motta e Patrícia Andrade

Direção – Dennis Carvalho

Direção de movimento e coreografia – Alonso Barros

Direção Musical e arranjos – Delia Fischer

Direção de arte e cenografia – Marcos Flaksman

Figurino – Marilia Carneiro

Visagismo – Beto Carramanhos

Design de som – Carlos Esteves

Desenho de luz – Maneco Quinderé

Produção de elenco  – Marcela Altberg

Elenco – Laila Garin, Lilian Menezes, Tuca Andrada, Claudio Lins, Caike Luna, Rafael de Castro, Reynaldo Machado, Leandro Melo, Ricardo Vieira, Leo Diniz, Pablo Áscoli,  Aurora Dias, Guilherme Logullo,  Alessandro Brandão, Lincoln Tornado, Thiago Marinho, Juliana Marins, Lana Rhodes, Marcos Lanza e Leo Wagner.

Realização – Aventura Entretenimento

 

 

SERVIÇO

 

Data: de 30/10/2014 a 08/02/2015

Local: Oi Casa Grande - Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – Leblon

Telefone: (21) 2511-0800

Horários:

Quinta-Feira e Sexta-feira – 21h

Sábado – 17h (a partir de 8/11) e 21h

Domingo - até o dia 13/12 às 19h / a partir de 14/12 às 16h

Duração: 3h (com intervalo de 15 min) – 150 minutos

 

Classificação:  Não recomendado para menores de 12 anos.

 

Ingressos:

Quinta-feira – 21h

VIP (fila C a L) - R$ 160

Camarote – R$ 160

Plateia setor 1 (fila A e B + M a T): R$ 130

Balcão setor 2 (fila A a J): R$ 80

Balcão setor 3 (fila K a N): R$ 60

 

Sexta-feira – 21h

VIP (fila C a L) - R$ 170

Camarote – R$ 170

Plateia setor 1 (fila A e B + M a T): R$ 140

Balcão setor 2 (fila A a J): R$ 100

Balcão setor 3 (fila K a N): R$ 70

 

Sábado – 17h e 21h & Domingo – 19h ou 16h

VIP (fila C a L) - R$ 190

Camarote – R$ 190

Plateia setor 1 (fila A e B + M a T): R$ 160

Balcão setor 2 (fila A a J): R$ 110

Balcão setor 3 (fila K a N): R$ 80

 

BILHETERIA: (21) 2511-0800 - de terça a quinta das 15h às 20h, sexta das 15h às 22h, sábado das 15h às 21h30 e domingo das 15h às 20h30.

 

Comentários
Assista ao vídeo