Cultura - Teatro

Como superar o grande cansaço?, premiado solo de Eduardo Fukushima, tem apresentações únicas

1 de Outubro de 2014

 

O próximo espetáculo da Ocupação Âmbargris, Cerco Choreográfico já fez apresentações de sucesso no Brasil e em Portugal, Inglaterra, Argentina, Bolívia, República Dominicana e Taiwan. Como superar o grande cansaço?, uma pesquisa coreográfica sobre o movimento e o niilismo acontece na Sala Reneé Gumiel nos dias 3 e 4 de outubro (sexta-feira e sábado), às 20h30, e 5 de outubro (domingo), às 19h30. O solista e criador da coreografia é Eduardo Fukushima.

Além da bolsa adquirida por meio do Rumos Dança - Itaú Cultural, o espetáculo  foi homenageado pela Difusão Rumos - Dança ItaúCultural em 2010, 2011 e 2012 consecutivamente. 

Nesta peça, não há pretensão de resposta para o questionamento que a intitula. A dança é a própria pergunta como vontade de potência e geradora de movimento. O cansaço é representado de diversas formas, inclusive por gestos bruscos e de repetição. A atração existe no confronto com o cansaço, com a precariedade e fragilidade da vida. A exibição mostra que apesar do cansaço, a dança continua.

Conheça as próximas atrações e acesse a programação completa da Ocupação Âmbargris - Cerco Choreográfico no texto abaixo e no site www.ambargris.art.br.

 

Para Roteiro

Solista – Eduardo Fukushima

Espetáculo – Como superar o grande cansaço?

Dias 3, 4 e 5 de outubro - Sexta e sábado, às 20h30 e domingo, às 19h30

Ingresso: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)

 

Ficha Técnica

Direção, Criação e Apresentação: Eduardo Fukushima. Orientação da pesquisa: Key Sawao. Criação sonora: Felipe Ribeiro e Eduardo Fukushima, inspirada em improviso de Henrique Iwao, Mário Del Nunzio e Jean-Pierre Carón. Assistência artística Geral: Hideki Matsuka e Beatriz Sano. Preparação corporal: Eduardo Fukushima. Fotografia: Inês Correa. Direção Técnica e Operação: Igor Sane. Produção: Carolina Goulart. Duração: 25 minutos.

 

Sobre o Âmbargris – Cerco Choreográfico

A Sala Reneé Gumiel, na Funarte São Paulo, é palco de diversas atividades gratuitas relacionadas à dança que acontecem diariamente até março de 2015. Trata-se da ocupação artística de dança Âmbargris – Cerco Choreográfico, projeto idealizado pela bailarina e coreógrafa Andreia Yonashiro que também coordena as atividades ao lado a bailarina Bárbara Malavoglia.

 

Durante os próximos sete meses, serão cerca de 20 espetáculos, 14 cursos, 1 oficina de escrita e 3 festas temáticas.  Âmbargris traz intensa grade de atividades ligadas à dança para público em geral, bailarinos e admiradores da modalidade. O objetivo geral da ocupação é injetar vida e vigor no cenário da dança paulistana, atrair a população para as linguagens da dança, além de oferecer novas possibilidades de vivenciar, usufruir e interpretar essa arte.

 

Comentários
Assista ao vídeo