Cultura - Cinema

São Paulo recebe terceiro módulo do projeto Objetiva - Empreendedorismo em Foco

11 de Setembro de 2014

Com o objetivo de oferecer aos profissionais do setor audiovisual a oportunidade de conhecer novas ferramentas e pensar novos formatos e plataformas, a APRO (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais) e o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) realizam o terceiro módulo do projeto “Objetiva – Empreendedorismo em Foco” em São Paulo. Entre os dias 10 e 11 de Setembro, produtoras de micro e pequeno portes poderão ampliar seus conhecimentos e aperfeiçoar suas técnicas sobre a distribuição de obras audiovisuais.

O módulo Distribuição/Circulação, que será conduzido por Igor Kupstas, da O2 Play e Krishna Mahon, produtora executiva dos canais History, A&E e Biography Channel, irá orientar os profissionais sobre como é composto um orçamento de comercialização e o funcionamento do mercado internacional de vendas de filmes. Além disso, serão apresentados diferentes modelos de distribuição e estratégias de lançamento, especificidades tributárias de comercialização, dentre outros temas importantes.

Para a Gerente Executiva de Capacitação da APRO, Odete Cruz, o momento é oportuno para as empresas do setor. “A Lei nº 12.485, que reserva uma cota de 3h30 por semana para conteúdos nacionais nos canais a cabo, trouxe benefícios ao mercado audiovisual, porém as produtoras devem estar preparadas para atender as demandas que surgem. O projeto Objetiva – Empreendedorismo em Foco quer promover a troca de conhecimento, auxiliando as empresas a se prepararem para estas oportunidades”, explica Odete.

Já nos dias 23 e 26 de setembro, acontece o último módulo sobre Tansmídia com foco em Inovação Tecnológica e será ministrado por Rodrigo Dias Arnaut, líder de inovação e pesquisador de sistemas de TV no departamento de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da TV Globo, e Eduardo Coelho Silva Fraga, consultor criativo do canal Multishow e do Prêmio Multishow de Música Brasileira. Serão abordados temas que orientam como deve ser desenvolvido um projeto Transmídia e apresentados as principais janelas e suportes adequados aos projetos, assim como alguns exemplos e cases internacionais.

O projeto “Objetiva – Empreendedorismo em Foco” conta com a parceria do SIAESP (Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo) e da ABPITV (Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão). Depois de São Paulo, estão previsto cursos nas cidades de Rio de Janeiro, Porto Alegre, Dstrito Federal e Recife, em datas e locais ainda não definidos.

Projeto de Capacitação de Empresários do Setor Audiovisual

Lançado em outubro do ano passado, o Projeto de Capacitação de Empresários do Setor Audiovisual busca oferecer às produtoras do audiovisual cursos de capacitação em gestão empresarial, distribuição, formatação de projetos para leis de incentivo e editais, roteiro, desenvolvimento de projetos transmídia, aspectos jurídicos para direitos autorais, modelos de contratos referenciais, entre outros conteúdos. O Projeto é aberto para todo o mercado de produção audiovisual nacional.

 

Comentários
Assista ao vídeo