Cultura - Teatro

Centro Cultural Banco do Brasil apresenta Cássia Eller: o Musical

4 de Setembro de 2014

 

Depois de Vingança (Lupicínio Rodrigues) e Ópera do Malandro (Chico Buarque), o Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo recebe seu terceiro musical no ano e reafirma seu compromisso com a valorização do trabalho de artistas nacionais nesse gênero. No resgate da história de mais uma figura importante da música brasileira, o CCBB apresenta Cássia Eller – o Musical, que estreou no Rio de Janeiro, passou por Belo Horizonte e faz temporada aqui antes de seguir para Brasília.

Com direção de João Fonseca e Vinicius Arneiro, dramaturgia de Patrícia Andrade, direção musical de Lan Lan (percursionista oficial de Cássia Eller desde o disco Veneno Antimonotonia, de 1996), codireção musical de Fernando Nunes, idealização de Gustavo Nunes e realização da Turbilhão de Ideias, Cássia Eller – O Musical fica em cartaz de 19 de setembro a 10 de novembro, em sessões de quinta a sábado, às 20h, domingo, às 19h e segunda, às 20h.

No papel papel-título está a atriz e cantora curitibana Tacy de Campos, de 24 anos, selecionada em audição com mais de mil candidatas e que tinha 11 anos quando Cássia morreu e foi descoberta em um vídeo na internet, cantando com sua banda Os Marginais. O elenco conta, ainda, com os atores Eline Porto (Cláudia/Eugênia), Emerson Espíndola (Ronaldo/Marcelo Saback/Elder/Executivo/Nando Reis), Evelyn Castro (Nanci Eller/Ana), Jana Figarella (Rúbia/Dora) e Thainá Gallo (Moema/Lan Lan), que se revezam em diversos papeis na montagem.

“Focado no essencial, simples e teatral como a própria Cássia”, nas palavras do diretor, o espetáculo narra a trajetória de uma das mais irreverentes e talentosas intérpretes brasileiras, desde o início de sua carreira em Brasília, nos anos 1980, até a consagração nacional, em 2001, quando morreu prematuramente no auge da carreira, antes de completar 40 anos, em 2001, quando fez 95 shows entre 

maio e dezembro e se apresentou no Rock in Rio III (janeiro), além de ter gravado o DVD Acústico MTV.

A ação se desenrola em um cenário com cadeiras, onde também fica a banda que acompanha a protagonista nas várias fases da vida de Cássia. A história narra a descoberta da sexualidade, a primeira paixão por uma menina, as experiências com drogas, a mudança do Rio para Brasília, o contato com o teatro, o nascimento do filho, a parceria com Nando Reis, entre outras passagens importantes de sua vida pessoal e da carreira.

Da cantora que escalava o cenário no Dama Xoc, em SP, no começo dos anos 90, com a mão enfiada na bermuda e já provocando ao mostrar o peito nu, à artista que gravou o DVD acústico sentada no banquinho, o espetáculo procura mostrar a trajetória de Cássia passeando por diversos estilos.

O repertório traz faixas autorais como Flor do Sol, além de canções que ficaram imortalizadas em sua voz, como Malandragem(Cazuza/Frejat) e Relicário, All Star, O Segundo Sol, Luz dos Olhos e E.C.T. (Nando Reis), Socorro (Arnaldo Antunes\Alice Ruiz), Por Enquanto (Renato Russo) etc. O roteiro reúne também Lennon e McCartney (Come Together) e Kurt Cobain (Smells Like Teen Spirit), entre outras.

Tímida e introvertida, no palco uma ousada, debochada e irreverente Cássia Eller soltava suas feras e conquistava a plateia com vigor cênico e voz potente, de timbre grave e sujo, característica que lhe permitia transitar por vários gêneros sem prender a rótulos. De forte personalidade musical, tornava-se coautora de tudo que cantava.

Bem mais intimista do que Tim Maia — Vale tudo e Cazuza — Pro dia nascer feliz, o espetáculo, segundo João Fonseca, fecha sua trilogia de biografias musicais, gênero que ele não pretende revisitar tão cedo. “Foi irresistível fazer esse musical da Cássia. Fiz o do Cazuza. Vejo uma continuidade nisso. Quando ele estava saindo de cena, ela estava chegando. Este é mais simples: contamos rapidamente momentos pessoais e da carreira dela, cronologicamente, dos 18 anos em diante. São 39 músicas”, explica.

Patrícia Andrade traz Cássia Eller ainda antes do começo da carreira e acompanha toda a sua trajetória musical - dos primeiros passos como cantora à explosão nacional.  A autora fez um amplo mergulho na obra, entrevistou familiares e amigos para construir um mosaico fiel sobre a história da cantora que marcou o Brasil em breves e intensos 11 anos de carreira.

Gustavo Nunes, idealizador e produtor geral do projeto, enfatiza que todas as pessoas que foram convidadas para fazer parte da equipe de criação conheciam muito bem o universo de Cássia Eller. “O espetáculo, antes de tudo, é uma homenagem à Cássia. Por isso buscamos, sempre, sermos o mais fiel possível a sua essência: simples, original, irreverente”. Muitas das histórias presentes no texto foram vivenciadas por Lanlan e Fernando Nunes, que estiveram presentes em quase todos os ensaios. Essa experiência foi muito enriquecedora para todos, especialmente para o elenco. O projeto nasceu ainda com o compromisso de revelar novos talentos fora do eixo Rio-São Paulo. “Reunimos um grupo de atores e músicos de 6 diferentes estados. Cássia sempre foi muito generosa e abriu portas para bastante gente. Resolvemos seguir seu exemplo também neste quesito.”

Por ter estado tantos anos ao lado da homenageada, Lan Lan afirma que está sendo uma experiência especial participar desse projeto. “É incrível reviver tudo isso, porque vivíamos viajando, tocando, nos divertindo e não nos sobrava tempo para assistir a tudo, não tínhamos ofeed back do que fazíamos. Essa é a hora exata, estou revisitando muitos arranjos que, na época, ajudamos a construir. Na codireção musical está Fernando Nunes, um grande amigo da cantora, baixista da banda e um dos músicos que mais tocou com Cássia.

Músicas

 

1.     Do Lado Do Avesso (Cássia Eller)

2.     Lanterna dos Afogados (Herbert Vianna)

3.     Eu Queria Ser Cássia Eller (Péricles Cavalcante)

4.     Come Together (Lennon/Mc Cartney)

5.     Vinheta: Noturno (Graco/Caio Sílvio)

6.     Que País é Este (Renato Russo)

7.     Flor do Sol (Cássia Eller/Simone Saback)

8.     Noite do Meu Bem (Dolores Duran)

9.     Mercedez-Benz (Janis Joplin with the posts Michael McClure and Bob Neuwirt)

10.  Pra longe do Paranoá (Oswaldo Montenegro)

11.  Ne me Quitte Pas (Jacques Brel)

12.  Vinheta: Eu Queria Ser Cássia Eller

13.  Eleanor Rigby (Lennon/Mc Cartney)

14.  Socorro (Arnaldo Antunes/Alice Ruiz)

15.  Vinheta: Stairway to Heaven (Page/Plant)

16.  Juventude Transviada (Luis Melodia)

17.  Rubens (Mario Manga)

18.  De Esquina (Xis)

19.  Palavras ao Vento (Moraes Moreira/Marisa Monte)

20.  Top Top (Mutantes/Arnolpho Lima)

21.  Um Branco, Um Xis e Um Zero (Marisa/Pepeu/Arnaldo)

22.  Vinheta: Infernal (Nando Reis)

23.  Por Enquanto (Renato Russo)

24.  Vinheta: Partido Alto (Chico Buarque)

25.  Com Você Meu Mundo Ficaria Completo (Nando Reis)

26.  Coroné Antonio Bento (João do Valle/Luiz Wanderley)

27.  Cocorocó (Marcio Mello)

28.  1º de Julho (Renato Russo)

29.  Todo Amor que Houver nessa Vida (Cazuza/Frejat)

30.  Malandragem (Cazuza/Frejat)

31.  ECT (Nanco Reis/Carlinhos Brown/Marisa Monte)

32.  Luz dos Olhos (Nando Reis)

33.  Nós (Tião Carvalho)

34.  Soy Gitano (J. Monje/José Fernandes Torres/Vicente Amigo)

35.  Relicário (Nando Reis)

36.  All Star (Nando Reis)

37.  Smells Like Teen Spirit (Nirvana)

38.  Non, Je Ne Regrette Rien (Michel Vaucaire/Charles Dumont)

39.  O Segundo Sol (Nando Reis)

 

Elenco e personagens

 

·         Tacy de Campos (Cássia Eller),

·         Eline Porto (Cláudia/Eugênia),

·         Emerson Espíndola (Ronaldo/Marcelo Saback/Elder/Executivo/Nando Reis),

·         Evelyn Castro (Nanci Eller/Ana),

·         Jana Figarella (Rúbia/Dora)

·         Glicério Rosário (Altair Eller/ Fernando Nunes)

·         Thainá Gallo (Moema/Lan Lan),

 

 

FICHA TÉCNICA

Texto: Patrícia Andrade. Direção: João Fonseca e Viniciús Arneiro. Direção De Produção: Gustavo Nunes. Direção Musical: Lan Lan.Codireção Musical: Fernando Nunes. Elenco (ordem alfabética) Eline Porto (Claudia / Eugênia), Emerson Espíndola (Ronaldo / Marcelo Saback / Elder / Executivo / Nando Reis), Evelyn Castro (Nanci (mãe) / Ana), Jana Figarella (Rúbia / Dora), Glicério Rosário (Altair Eller / Oswaldo Montenegro / Violonista / Empresário / Guto / Fernando Nunes ), Tacy de Campos (Cássia Eller) e Thainá Gallo (Moema / Lan Lan). Banda - Pianista: Felipe Caneca. Baixista: Pedro Coelho. Guitarrista: Diogo Viola. Baterista: Mauricio Braga. Violonista: Fernando Caneca. Direção De Movimento: Márcia Rubin. Figurinista: Marília Carneiro E Lydia Quintaes.

Cenógrafo: Nello Marrese E Natália Lana. Visagismo: Beto Carramanhos. Design De Luz: Maneco Quinderé. Cenotécnico: André Salles E Equipe. Designer E Engenheiro De Som: Carlos Esteves. Preparador Elenco (Tacy De Campos): Ana Paula Bouzas. Produtora De Elenco: Cibele Santa Cruz. Pesquisadora: Barbara Duvivier. Fotógrafo: Marcos Hermes. Assistência De Direção: João Pedro Madureira.Assistência De Direção De Movimento: Luar Maria. Representante Do Espólio Da Família Da Cássia Eller: Rodrigo Garcia. Gerente De Produção: Joana Motta. Produção Executiva: Renata Costa Pereira. Assistente De Produção: Tamara Ganem. Equipe Musical -Preparação Vocal: Marco Dantonio. Pianista Ensaiador: Felipe Caneca. Idealização: Gustavo Nunes. Uma Produção Turbilhão De Ideias Entretenimento.

 

SERVIÇO

Cássia Eller – O Musical

Estreia no dia 19 de setembro, sexta-feira, às 20 horas.

Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo

Temporada: até 10 de novembro de 2014

Quinta a sábado, às 20h.

Domingo, às 19h.

Segunda, às 20h.

Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia-entrada)

Duração: 120 min.

Classificação estaria: 14 anos.

Teatro: 132 lugares

Site oficial: www.cassiaelleromusical.com.br

 

Centro Cultural Banco do Brasil

Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – SP

Próximo às estações Sé e São Bento do Metrô

Informações: (11) 3113-3651

bb.com.br/cultura / twitter.com/ccbb_sp / facebook.com/ccbbsp

Comentários
Assista ao vídeo