Cultura - Música

Dirigido pela atriz Anette Naiman, espaço na Vila Romana recebe show de Kiko Barros

3 de Setembro de 2014

 

Depois de receber temporada da peça Navalha na Carne, o TEATRO GARAGEM continua sua parceria com Kiko Barros, filho do dramaturgo Plínio Marcos, e apresenta a partir do dia 14 de setembro, domingo, às 17 horas, uma roda de samba em homenagem ao discoPlínio Marcos em Prosa e Samba – Nas Quebradas do Mundareú. Os encontros, acontecem sempre no segundo domingo do mês até o final do ano. As apresentações são levadas pelo grupo Bando da Garoa, grupo formado especialmente para o projeto por Kiko Barros e pelos músicos do Kolombolo diá Piratininga. 

Lançado em 1974 pela Chantecler, selo popular da gravadora Continental, o álbum Plínio Marcos em Prosa e Samba com Geraldo Filme, Zeca da Casa Verde e Toniquinho Batuqueiro tornou-se uma preciosidade disputada por colecionadores. Produzido em estúdio com a mesma espontaneidade de um bate papo de boteco de esquina, este disco documento traz o lendário teatrólogo narrando histórias sobre a vida cotidiana, intercaladas com raríssimos sambas de três mestres da cena alternativa paulistana da época. É um registro imprescindível para compreender e discutir a identidade cultural de São Paulo. 

O disco de Plínio Marcos conta com 13 faixas, entre elas, cinco sambas de Geraldo Filme, quatro de Zeca da Casa Verde, dois de Toniquinho, um do folclore paulista e um instrumental, todos eles com casos e narrações de Plínio Marcos no início de cada música. A ideia do show é recriar essas músicas ao vivo, Kiko Barros interpretando os textos que Plínio narrava e outros músicos fazendo as vozes de Geraldo Filme, Zeca da Casa Verde e Toniquinho Batuqueiro.

Plínio Marcos sempre foi um defensor da cultura popular. Esteve envolvido com o samba de São Paulo e com diversas expressões desde o início dos  anos 60, quando saiu de Santos e veio para a capital paulista, onde fundou a banda carnavalesca Bandalha e escreveu inúmeras crônicas relacionadas ao tema nos jornais por onde passou. Além do Nas quebradas do Mundaréu, também escreveu e montou a peça de teatro Balbina de Iansã nos anos 1970 – outra montagem que transportou para o registro fonográfico e se tornou outra grande fonte de informações sobre a cultura negra paulista.

A roda de samba também contará com churrasco e bebidas (R$5 reais a cerveja, a dose de cachaça ou o churrasco). E quem quiser fazer participação do samba cantando, basta ensaiar um samba paulista. 

Para Roteiro:

PLÍNIO MARCOS EM PROSA E SAMBA – NAS QUEBRADAS DO MUNDAREÚ – Show com Bando da Garoa. 14 de setembro, domingo, às 17 horas. Músicos – Kiko Barros (narrações de Plínio Marcos), Fernando Ripol (cavaco e voz), Sidney Teixeira (voz), Caio Oiak (voz e tamborim),  André Pires (violão 7 cordas e viola), Laura Ghellere (voz), Marina Macedo (voz), Rosangela Macedo (voz), Ligia Fernandes (voz e surdo), Lucas Laganaro (voz e percussão), Renato Dias (voz e percussão), Daniel Sudestino (voz e percussão) e Victor da Cruz (cuíca). Duração - 90 minutos. Ingressos - R$ 20,00 (os ingressos podem ser reservados pelo e-mailreservas@teatrodagaragem.com.br). 

TEATRO GARAGEM – Rua Silveira Rodrigues, 331 – Vila Romana. Informações (11) 99122-8696.  Capacidade – 100 lugares. Bilheteria – Abre uma hora antes do show. Aceita cartão de débito.

 

Comentários
Assista ao vídeo