Cultura - Teatro

Pièces montées Le Jour de la Noce & Les brumes du lendemain

1 de Setembro de 2014

 

No dia 02 de setembro, dentro das comemorações dos 50 anos do Teatro Aliança Francesa, o espetáculo “Pièces montées – Le Jour de la Noce & Les brumes du lendemain’’, inédito no Brasil, faz única apresentação.

Inspirada pelos renomados dramaturgos Bourvil, Bertolt Brecht, Jean-Luc Lagarce, Harold Pinter, Henrik Ibsen, Roland Barthes, Tristan Corbière e Edward Albee, Pièces Montées: fala sobre as etapas mais emocionantes da experiência de um casal a partir do momento da escolha de sua união.

Pièces Montées, (significa no sentido literal, ‘peças montadas’, carrega, em francês, um duplo sentido: montar peças de teatro e os arranjos de casamento), dirigida e adaptada por Laurence Andreini, foi criada em julho de 2010. Seu discurso é envolvido por desejos, imaginários, declarações de amor, desgastes e dúvidas, e os espectadores são convidados a participar como atores-testemunhas de um percurso de casais.

Realizada normalmente no mesmo nível do público e por vezes mudando de cenário, a adaptação para o palco italiano promete surpresas. Os atores serão levados pela música e os espectadores são convidados a celebrar e a participar dos eventos da trama, que é toda falada em francês. Segundo Laurence, "o espetáculo precisa da participação do público".

Nessa adaptação, trechos de Molière, Marivaux, Albee, Lagarce e Bourvil são interpretados pelos quatro talentosos atores. Eles alternam os papéis ao sonar o ruído emitido pela prataria, disfarçados de mordomos. Dessa forma, os atores passam do riso às lágrimas, das palavras doces aos gritos. Discursos profundos dão lugar a falas mais leves. Como nas cenas que vão do cômico ao trágico, onde momentos de travessura, poesia e canto aparecem com o passar do espetáculo.

FICHA TÉCNICA:

Direção e adaptação: Laurence Andreini 
Elenco: Eric Bergonneau, Marie-Hélène Garnier, Laurent Prévot, Aurélie Toucas
Cenografia: Charlotte Villermet
Figurino: Fabienne Varoutsikos
Sonoplastia: Michaël Schaller
Técnica:  Laurent Semelier
Produção(Fr): Solène Leroy

 

SERVIÇO:

LOCAL: Teatro Aliança Francesa, Rua General Jardim, 182 – Vila Buarque. 226 lugares+ 04 PNE. (Estacionamento conveniado em frente)

DATA: 02/09 às 20h30 (terça-feira)

INFORMAÇÕES: 3017 5699 - r. 5602 e www.teatroaliancafrancesa.com.br

INGRESSOS: R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia-entrada). Aceita todos os cartões. Bilheteria aberta 2h antes do início do espetáculo

VENDAS PELA INTERNET: www.ingressorapido.com

DURAÇÃO: 120 min

CLASSIFICAÇÃO: 14 anos

 

Comentários
Assista ao vídeo