Cultura - Teatro

Aporta em São Paulo o Festival do Teatro Brasileiro, trazendo na mala a cena baiana

1 de Setembro de 2014

 

Um festival nômade. Assim é o Festival do Teatro Brasileiro (FTB). Na estrada desde 1999, o evento chega a São Paulo dia 4 de setembro de 2014, e traz na mala o que de importante está sendo feito na Bahia em artes cênicas. Depois de passar pelo Acre, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo, o FTB aporta na cidade e ocupa três espaços culturais importantes: o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Teatro Sérgio Cardoso e Teatro João Caetano. Em 17 dias de programação e 24 sessões de espetáculos, majoritariamente inéditos na cidade, o festival vai apresentar nove espetáculos, um ciclo de dramaturgos, três oficinas de qualificação profissional, uma oficina de construção de instrumentos musicais e projeto de formação de público na favela de Heliópolis. A cidade de Bauru, no estado de São Paulo, também recebe dois espetáculos do Festival, além de duas oficinas. A realização desse evento, em todas as suas etapas brasileiras (AC, MS, ES e SP) tem patrocínio da Petrobras.

A abertura do Festival será feita no CCBB, dia 4 de setembro, às 20 horas, com o espetáculo Exu – a Boca do Universo, do Núcleo Afrobrasileiro de Teatro de Alagoinhas (NATA). A programação ainda trará O Circo de Soleinildo, da Cia Operakata de Teatro, Cabaré da Rrrraça, do Bando de Teatro Olodum, A Arte de Matar Galinhas, da Companhia Tribo, Entre Nós – uma comédia sobre a diversidade, texto e direção de João Sanches, Joelma, do Território Sirius Teatro, Amnésis – uma busca intencional pela lembrança, do Grupo Toca de Teatro e dois espetáculos de dança: Ícaro, de Dejalmir Melo e O Corpo Perturbador, de Edu O.

 

Sobre o Festival do Teatro Brasileiro

O FTB tem, como característica intrínseca, o caminhar, o andar, o viajar. E assim faz há 15 anos, levando o panorama cênico de um estado brasileiro a outro.  Em edições anteriores, o festival promoveu a aproximação dos pernambucanos e sergipanos. Levou ao Distrito Federal a cena teatral dos gaúchos, mineiros, baianos e pernambucanos. Os gaúchos também foram ao encontro dos goianos, assim como cearenses ao de capixabas e mineiros. Os paranaenses receberam os mineiros e se encontraram com os gaúchos e paulistas. E os baianos, que já trocaram com os pernambucanos e maranhenses, participam em 2014 de mais uma edição do Festival. E nesse ano já viajaram muito! Na estrada desde abril, quando se apresentaram no Acre, emendaram com Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e estarão em setembro à disposição do público paulistano.

O Festival do Teatro Brasileiro ocupa um espaço na ação de complementação de política de estado. Ele vem sendo considerado umformato renovador para os festivais, pois é construído por quem vai e quem recebe. E por deixar legados e boas lembranças.

Em 15 anos de FTB, foram realizadas 563 apresentações de 164 espetáculos selecionados, com público superior a 228 mil espectadores. Um total de 41.300 crianças e jovens da rede pública de ensino participou gratuitamente dos programas educativos promovidos; cerca de 1.920 pessoas frequentaram as oficinas e ao longo das quinze edições do projeto foram gerados mais de 2000 empregos temporários.

 

Comentários
Assista ao vídeo