No dia 19 de junho é comemorado o Dia do Cinema Brasileiro. Neste ano, a data coincide com o feriado de Corpus Christi, ótima ocasião para ficar em casa e assistir a sua coleção de filmes nacionais.
E já que pipoca e cinema formam uma parceria quase unânime entre os cinéfilos, por que não fazê-la de maneira mais saudável e gostosa? A pipoca, por si só, já é um bom alimento por ter fibras e pouca caloria. Feita no azeite, ela fica com sabor e aroma diferenciados e ainda pode contribuir para a saúde, já que o óleo extravirgem traz vitaminas A, D, K e E, que conferem benefícios para os olhos, pele, ossos, saúde da membrana celular e para a função imunitária.
Gostou da ideia? Confira as dicas para fazer a pipoca saltar na panela:
· Use uma panela com capacidade de 3 a 4 litros e tampa que permita que o vapor escape
· Derrame milho até que todo o fundo da panela esteja coberto
· Use 1/3 de xícara de azeite de oliva extravirgem para cada xícara de milho
Aqueça o azeite de oliva em temperatura de 200ºC em média. Teste-o com alguns grãos de milho. Quando eles estourarem, adicione o restante da pipoca. Tampe a panela e balance-a para que o azeite de oliva se espalhe. Quando você ouvir os grãos estourando com intervalo menor de 2 segundos, tire panela do fogo. Eles terminarão de estourar com o óleo de oliva ainda aquecido. E vale outra dica: não salgue os grãos antes de eles estourarem, pois eles ficarão mais duros.
Fonte: Conselho Oleícola Internacional e Popcorn Board