Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, está bem distante do mar, mas será a casa do vôlei de praia ao longo desta semana com duas competições. A cidade receberá, de 27 a 29 de maio, a etapa de abertura do Circuito Banco do Brasil Sub-23. Os jogos serão realizados no estacionamento do RibeirãoShopping com entrada franca para o público.
Na sequência, a cidade recebe o Circuito BB Challenger, competição que teve sua etapa de estreia em Bauru (SP), no início de maio, com a presença de nomes como o medalhista olímpico Fábio Luiz e o campeão mundial Harley. O título da primeira etapa ficou com Fernandão/Oscar no masculino e Val/Ângela no feminino.
A disputa do Circuito BB Sub-23 terá início na terça-feira (27.05) com o qualifying, onde os times disputam quatro vagas na fase principal do torneio. Os classificados se juntam aos oito times já garantidos pelo ranking e convites, sendo divididos em quatro grupos com três duplas. Elas jogam entre si e os dois primeiros de cada chave avançam as quartas de final do campeonato, disputada na quarta-feira (28.05). As semifinais, decisões de terceiro lugar e finais dos dois naipes ocorrem na quinta-feira (29.05).
Já estão garantidos na fase principal do torneio masculino os times de Anderson Melo/Ramon Gomes (RJ), Álvaro Andrade/Eduardo (SE/RJ), Fábio/Saymon (CE/MS), Marcelo/Everson (RS/PR), Eduardo Davi/Léo (PR/PB), Fernando/Índio (ES), Thiaguinho/Vinicius (PB/RJ) e Gabriel Mussi/Jonas Paixão (RJ).
No feminino, não terão que disputar o qualifying as duplas de Duda/Carol Horta (SE/CE), Sandressa/Amanda (AL/RJ), Tainá/Roberta Glat (SE/RJ), Camila Ortiz/Juliana Simões (PR), Ju/Karine (AM/PR), Thamara/Elô (BA/DF), Paola/Beatriz (SC/RJ), Paula Hoffmann/Hegê (RJ/CE), Andressa/Ana Patrícia (PB/MG) e Rafaela/Lais (PR).
Entre as novidades, a formação da dupla Duda/Carol Horta, que disputará o Mundial Sub-23 na Polônia, em junho deste ano. E as duas jogadoras já conquistaram títulos na temporada. Carol Horta venceu o Super Praia B, em abril, na Bahia, enquanto Duda subiu ao pódio na primeira etapa do Circuito BB Sub-21, em Tocantins.
Com formato similar ao Sub-23, o Challenger terá o primeiro dia de disputas reservado apenas para o qualifying, quando até 21 duplas se enfrentam em jogos eliminatórios, definindo as últimas quatro das 12 parcerias classificadas para a chave principal.
Em seguida, os times são divididos em quatro grupos de três duplas, jogando todos contra todos. Os dois primeiros de cada chave avançam à fase eliminatória, composta por quartas e semifinal. A decisão acontece no domingo (01.06).
“A gente está com uma expectativa boa de jogar bem e ganhar a primeira etapa. Vai ser a primeira vez que jogo ao lado da Duda e estamos treinando bastante nas últimas semanas. Teremos uma maratona com o Sub-23, o Challenger e depois o Mundial Sub-23, que é nosso grande objetivo. Começar bem no primeiro torneio será importante para aumentar o entrosamento e dar confiança”, disse Carol Horta, que comentou sobre a nova parceira.
“A Duda é muito inteligente jogando, com uma experiência que não parece normal para alguém da idade dela. A gente vai com força total. Estou bem fisicamente, treinamos duro e espero que possamos conquistar bons resultados”, completou Carol Horta.
O Sub-23 e o Challenger recolocam a cidade do interior de São Paulo no calendário nacional do vôlei de praia após 10 anos. Em 2004, a cidade recebeu uma etapa do Circuito Banco do Brasil Open e teve como campeões os medalhistas olímpicos Ricardo/Emanuel e Sandra Pires/Ana Paula. Antes, Ribeirão Preto também foi palco de uma etapa do Open em 1995, quando Zé Marco/Emanuel e Karina/Renata conquistaram os títulos.
O Challeger é disputado em quatro etapas. Após Ribeirão Preto, a competição segue para Rondonópolis (MT), de 24 a 27 de julho. O encerramento ocorre em Campo Grande (MS), no período de 14 a 17 de agosto.
Já o Circuito Banco do Brasil Sub-23 terá seis etapas e também será realizado em Rondonópolis (MT), de 21 a 24 de julho, em Campo Grande (MS), de 11 a 14 de agosto, no Rio de Janeiro (RJ), de 15 a 18 de setembro, em Campinas (SP), de 13 a 16 de outubro e acaba em Brasília (DF), de 24 a 27 de novembro.
Serviço:
Circuito Banco do Brasil Sub-23
Data: 27 a 29 de maio
Local: RibeirãoShopping, entrada pelo Acesso 3 da Avenida Presidente Vargas
Entrada franca