A Aliança Francesa promove uma semana dedicada ao esporte que é paixão nacional: o futebol. De 26 a 31 de maio, a instituição vai receber quatro eventos que celebram e antecedem a Copa do Mundo do Brasil. Na agenda do “Ciné-Foot” estão programados bate-papos, mesa-redonda, a exibição do filme “Amanhã é distante” e a abertura da exposição fotográfica “Geração Futebol”. Todos os eventos são gratuitos e acontecerão nas filiais de Botafogo e da Tijuca.
A semana começa com a mesa-redonda “Brasil 2014: que Copa é essa?”, mediada por Aydano André Motta, editor do "Globo a Mais", a revista digital do "Globo", no dia 26. Com a presença de Alexandre Carauta (PUC-Rio), Ricardo Freitas (UERJ), Patrick Mignon (INSEP-Paris), Paul Dietschy (Université de Franche-Comté/Science Po-Paris), a mesa vai discutir o panorama do Mundial em 2014. A um mês da Copa, o debate trata de temas como o que ainda falta ser feito para receber o evento e qual legado deixará para o país.
Na quarta-feira, 28, será exibido no auditório de Botafogo o filme “Amanhã é distante”, do diretor Pierre Emmanuel Urcun, que participa de um bate-papo logo após a sessão. O longa, uma mistura de documentário e ficção, mostra a vida de quatro jovens moradores do subúrbio de Paris que viajam até a África do Sul e filmam suas experiências nos jogos e o que encontram no caminho. A história explica a relação entre os protagonistas, que foram selecionados na ONG Diambars, na qual Pierre Emmanuel Urcun é voluntário.
“Trabalho desde 2003 na ONG que usa o futebol para promover a educação. Para mim o cinema e a fotografia são instrumentos que transmitem conhecimento”, conta o diretor. A filmagem do longa durou um mês, durante o qual os protagonistas e a equipe viajaram dentro de uma van atravessando a África do Sul e chegando até a fronteira do Zimbábue. Além do filme, produziram material impresso e em vídeo para o jornal francês Le Monde e para o canal L’Equipe durante a Copa. A filial da Tijuca também receberá o diretor para um bate-papo, no sábado, 31 de manhã.
Pierre Urcun participa ainda da abertura da exposição “Geração Futebol” na Galeria da Aliança Francesa, que mostra seu trabalho como fotógrafo em 40 retratos da interação e integração dos jovens das periferias através do futebol. “A exibição fotográfica é apenas um pedaço de um comprometimento de dez anos dedicados à transmissão do meu conhecimento para essas crianças. Ela mostra todas as vezes que o futebol é pretexto para uma reunião ou um encontro. A rua é o meu campo”, afirmou Urcun. A abertura da exposição será na quinta-feira, 29 de maio, às 19h30m.
Programação:
CINÉ-FOOT na Aliança Francesa
Segunda-feira, 26 de maio, às 15h – Auditório da Aliança Francesa de Botafogo
Mesa-Redonda: “BRASIL 2014, QUE COPA É ESSA?”
Participantes e mediador:
Mediador: Aydano André Motta (Jornalista, editor do "Globo a Mais", a revista digital do "Globo")
Participantes: Alexandre Carauta (PUC-Rio), Ricardo Freitas (UERJ), Patrick Mignon (INSEP-Paris), Paul Dietschy (Université de Franche-Comté/Science Po-Paris)
Tradução simultânea. Reservas através de cinefoot@gmail.com.
Duração: 2 horas
Quarta-feira, 28 de maio, às 19h30m – Auditório da Aliança Francesa de Botafogo
Exibição do filme “Amanhã é distante” e bate-papo com Pierre Emmanuel Urcun.
Filme em francês, com legendas em português. Bate-papo em francês, com
tradução simultânea.
Duração: 19h30 às 21h15m
Quinta-feira, 29 de maio, às 19h30m – Galeria da Aliança Francesa de Botafogo
Inauguração da exposição “Geração Futebol” em presença do fotógrafo Pierre Emmanuel Urcun.
Duração: 19h30m às 21h
Sábado, 31 de maio, às 10h45m – Auditório Aliança Francesa da Tijuca
Bate-papo com Pierre Emmanuel Urcun.
Em francês, sem tradução
Duração: 10h45 às 11h45
Serviço:
Todos os eventos tem entrada franca. Em função dos lugares disponíveis
Endereços:
Aliança Francesa de Botafogo – Rua Muniz Barreto, 730
Aliança Francesa da Tijuca - Tijuca - Rua Andrade Neves, 315
Mais informações em: www.rioaliancafrancesa.com.br