Parque das Mangabeiras recebe espetáculo com dança, reflexão ambiental e plantio de sementes
![]() |
| Créditos: Carlos Hauck |
O Teatro de Arena do Parque das Mangabeiras (Av. José do Patrocínio Pontes, 580. Mangabeiras) será palco, no dia 24/1, sábado, às 10h, para o espetáculo solo de dança/performance “Terra Raiz”, estrelado pela fisioterapeuta e bailarina Sara Marchezini, com trilha assinada pela banda mineira Confeitaria e outros artistas da música. Depois da apresentação será realizada a atividade educativa “Corpo-território em fluxo”, que é uma roda de conversa e a prática coletiva de plantio de sementes. A apresentação faz parte do projeto “Terra Raiz – Entre Serras”, que propõe a circulação da pesquisa-espetáculo por territórios marcados pela relação entre natureza, memória e conflitos ambientais em Minas Gerais. “Especificamente, nesta apresentação, se sente na pele a memória, andanças, cartografias moventes e comoventes”, observa Sara. “Terra Raiz – Entre Serras” é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) em parceria com a Nortear Produções. A apresentação conta com acessibilidade em libras, entrada franca e a classificação é livre.
“Terra Raiz” é uma pesquisa na área da dança e performance realizada pelas multiartistas Sara Marchezini e Renata Mara que une temas como território, memória, ancestralidade, decolonização do fazer/pensar a dança, além de questões relacionadas às mulheridades, suas lutas e seus atravessamentos geográficos. Sara acredita que “refletir sobre a memória, o território e a ancestralidade são aspectos muito importantes e relevantes. O principal ponto é como nossos corpos são atravessados pelo que acontece também no território externo/físico ou no interno/subjetivo”. Como desdobramento desta pesquisa, nasceu o projeto "Terra Raíz - Entre Serras", um solo de Sara que, nesta nova fase, recebe a mentoria da bailarina Aline Blasius, do Grupo Cena 11, de Santa Catarina, como artista-provocadora. “Esse processo vem sendo construído e amadurecido desde 2019. A ideia é de uma pesquisa viva, em fluxo e que busca seus desvios e moldes, criando e recriando, costurando camadas no seu fazer. Com isso, ‘Terra Raiz-Entre Serras’, nesta etapa em que faço o solo, é só mais um passo do processo”, releva Sara.
A ideia da peça é entender o ser humano como integrante da terra em transformação, perguntado: o que acontece com um corpo quando o território entra em colapso? “Além disso, o espetáculo leva para o público uma provocação ambiental: o que estamos fazendo com a própria terra?”, questiona Sara. Baseada numa experiência sensível na fronteira entre dança, teatro e música, “Terra Raiz” convida o público a refletir sobre pertencimento, memória e cuidado com a terra. A apresentação do solo aos pés da Serra do Curral contribui para a reflexão, uma vez que esta moldura natural da capital mineira é ameaçada por interesses de empresas mineradoras. Cabe ressaltar que toda a produção do espetáculo apresenta uma preocupação com a preservação da natureza, todos os cartazes de divulgação e crachás utilizados pelos integrantes do projeto são feitos com material reciclado.
“Terra Raiz” integrou, em 2023, o Festival Acessa BH, em 2024, o Entre Arte e Acesso, Festival Cultural Latino-Americano, em Dresden, Alemanha, a 3ª Mostra CRDança no Museu Casa Kubitschek, Belo Horizonte, a Mostra LaViolla Cultural, em Catas Altas (MG), e a programação do 5º Encontro de Artes Cênicas e Acessibilidade Cultural, em Aracaju (SE). Agora, além desta apresentação no Parque da Mangabeiras, o solo de Sara Marchezini será executado no Centro Cultural Jaboticatubas (Alameda João Batista Marques, 15, Sagrada Família - Jaboticatubas), no 7/2, sábado, às 16h, e no Memorial Brumadinho, com data ainda a ser divulgada.
Para além das questões sobre a preservação ambiental, “Terra Raiz” busca criar uma conexão entre indivíduos. “É urgente as pessoas se reconectarem com suas formas mais gentis, afetuosos, humanas - apesar da revolta e da raiva perante as injustiças e todos os processos destrutivos que estamos vivendo -precisamos do sentir, da conexão, da escuta com generosidade. ‘O broto que sai do lugar renasce pra luz chegar’, frase do espetáculo que escrevi logo no início do processo”, revela Sara.
Corpo-território em fluxo
Logo após a apresentação da peça, como atividade complementar do projeto “Terra Raiz – Entre Serras”, será realizada uma roda de conversa com a artista Sara Marchezini, a fim trazer à baila o debate sobre o lugar do indivíduo na construção da terra e da manutenção do meio-ambiente, bem como sobre a produção do espetáculo. O público será convidado para a prática coletiva de plantio de sementes de pimenta-biquinho que estarão no papel semente no qual o programa do espetáculo é impresso.
Serviço
Terra Raíz
Data: 24/1, sábado
Horário: 10h
Local: Teatro de Arena do Parque das Mangabeiras (Av. José do Patrocínio Pontes, 580. Mangabeiras)
Entrada: Gratuita
Classificação: livre
O espetáculo conta com tradução em libras
Data: 7/2, sábado
Horário: 16h
Local: Centro Cultural Jaboticatubas (Alameda João Batista Marques, 15, Sagrada Família - Jaboticatubas)
Entrada: Gratuita
Classificação: livre
O espetáculo conta com tradução em libras