Cultura - Música

Indolente Malandragem ao vivo

18 de Novembro de 2025

Cantor e compositor Cliver Honorato lança audiovisual com repertório do disco de 2022 com convidados e canção inédita

A partir de 28/11, estará disponível em todas as plataformas de streaming o mais novo trabalho do cantor e compositor mineiro Cliver Honorato, “Indolente Malandragem ao vivo”. O audiovisual, que foi gravado num show no dia 16 de maio de 2024 no Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas, é o registro das canções do disco homônimo lançado em 2022, com participações de artistas independentes das quatro regiões de BH. Cliver afirma que esta versão, que apresenta a nova composição “Pra dar certo”, não é de uma revisita ao seu trabalho. “Trata-se de uma continuidade. ‘Indolente Malandragem’ ainda circula como show, e depois de três anos ele ganhou novas formas, novos sentidos. Naturalmente, veio a vontade de registrar essa transformação, porque o tempo também reescreve a obra e, se não há registro, essa nova camada se perde”, afirma o artista. O show e a gravação em audiovisual foram realizados com recursos do Fundo da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

O evento de lançamento do audiovisual será no dia 28/11, às 20h, na rua Perdizes, 671, Caiçara, limitado a 30 pessoas, e contará com exibição do “Indolente Malandragem ao Vivo”, presença e participação de artistas da cena musical de Belo Horizonte. O ingresso será vendido no site da Sympla e custará R$ 25 (inteira).

Gravado pela equipe da Primata Vídeos, sob a direção de Luís Evo, com produção de Jacson Dias e produção musical de Fillipe Glauss, “Indolente Malandragem – ao vivo” leva para o público novidades em sua sonoridade. “A formação da banda é completamente diferente da que gravou o álbum de estúdio, e isso mudou bastante a dinâmica do som. A presença da bateria, por exemplo, levou as músicas para outro lugar. Foi uma surpresa boa perceber como as canções se comportam de maneiras distintas, se revelando novamente para mim nesse formato ao vivo”, revela Cliver enaltecendo o trabalho dos músicos Fillipe Glauss (guitarras), Egberto Brant (contrabaixo), Luadson Constâncio (teclados) e Yuri Maia (bateria) que o acompanharam nesta gravação. Também há a surpresa que é o inventivo trabalho de projeção visual que vestiu as canções com novas cores. Criado pela VJ Lucy, este trabalho estará disponível no canal oficial do YouTube do artista. “Ela desenvolveu uma linguagem sensível e poética que dialoga diretamente com as canções. Não são meras ilustrações, mas uma conexão entre o visual e o musical, que amplia o sentido de cada faixa no palco”, observa o artista.

“Indolente Malandragem ao vivo” tem música que vai agradar a “gregos e baianos”, como diz Gilberto Gil. “Uma das minhas principais características como artista é o diálogo com diferentes gêneros musicais, e neste trabalho não é diferente. Cresci ouvindo meus ídolos transitarem do samba ao rock, e essa liberdade sempre me inspirou”, atesta Cliver. Sendo assim, este trabalho traz canções para dançar, para rir, para se emocionar, para sambar e para refletir. “É um álbum essencialmente brasileiro, múltiplo e diverso, como a própria música do nosso país”, exalta.

Cliver entende que por meio desse trabalho audiovisual está conquistando novos espaços. “Ter um material audiovisual com essa qualidade abre portas e amplia horizontes. É inquestionável o quanto hoje precisamos de um portfólio mais sólido para acessar novos espaços, projetos e públicos”, atesta o compositor. Atualmente a música não é somente som, ela precisa ter uma cara, porque o mundo mudou e a forma de consumo também. “Vivemos uma era em que a música é apenas uma parte de um conjunto maior que envolve o audiovisual, a presença nas redes, as parcerias, playlists, etc.  Adequar-se a esse cenário é muito desafiador, mas resistir a ele pode custar um sonho. Então, a gente vai tentando se encaixar na lógica atual, mesmo que aos poucos, mesmo que com esforço, porque é necessário”, diz.

A versão ao vivo de Indolente Malandragem mostra para o público uma canção nova. “Pra dar certo” é um respiro para o sufoco dos dias e uma esperança para uma boa vida. “Compus essa música recentemente e tenho uma forte ligação com ela. Apresentamos no show, eu e André Oliveira, em voz e violões. Apesar de inédita, a canção já foi premiada em alguns festivais, e confesso que estou ansioso para lançá-la. É uma música intensa, daquelas que parecem vir com uma bênção junto com a inspiração”, confessa o artista. Em “Indolente Malandragem ao vivo” há a presença de artistas talentosos de diferentes regiões da cidade, inserindo no trabalho a questão da descentralização e oferecendo espaço para músicos independentes. “O show contou com participações especiais de André Oliveira, Everton Coroné, Xiatitia, Júlio Marotta, Edimar Boaventura, Iaiá Drumond e Marquim D’Morais, artistas que tornaram esse momento ainda mais grandioso”, celebra o artista.

Histórico de Indolente Malandragem

Uma das inspirações de Cliver a gravar, em 2022, “Indolente Malandragem” foi uma afirmação do então vice-presidente do Brasil, o general Hamilton Mourão. Em agosto de 2018, em um evento público, Mourão afirmou que o Brasil herdou uma "cultura de privilégios dos ibéricos, a indolência dos indígenas e a malandragem dos africanos".  “A fala de Mourão apenas verbalizou algo que já está enraizado em nossa sociedade: uma herança de preconceito e hierarquização social, racial e cultural que ainda define quem tem o direito de existir com dignidade neste país”, afirma Cliver Honorato. Mas o artista, neste disco, ressignifica essa frase lastimável. “Fingir, omitir ou mesmo não demonstrar dor diante as opressões sociais cotidianas é, na minha visão, uma forma de autodefesa, uma estratégia para enfrentar o inimigo sem se deixar destruir”, atesta o artista.

Mesmo depois de três anos de lançamento e de maturação do repertório de “Indolente Malandragem”, o trabalho atual “mesmo que não aborde diretamente as questões tratadas no álbum de estúdio, a crítica que motivou o Indolente Malandragem continua sendo o combustível do projeto. Neste show, inclusive, lanço a canção inédita intitulada “Pra dar certo”, que fala sobre a possibilidade de manter uma relação otimista com nossas experiências, sejam elas positivas ou não. Acredito que ela sintetiza e encerra muito bem esse ciclo”, conclui o artista.

Serviço

Lançamento Indolente Malandragem ao vivo

Data: 28/11

Local: Plataformas de streaming

Evento de lançamento

Data: 28/11

Local: rua Perdizes, 671, Caiçara

Ingressos: R$ 25, no site da Sympla

Limitado a 30 pessoas.

Comentários
Assista ao vídeo