Cultura - Música

Rodk estreia na cena musical com o EP “Marolas”

31 de Outubro de 2025

Lançamento acontece hoje, 31 de outubro, marcando o início da carreira profissional do artista carioca

O mar como metáfora de tudo o que é imenso, profundo e transformador. É nesse universo simbólico que nasce “Marolas”, o primeiro EP do cantor e compositor Rodk (Rodrigo Kemp Bustamante), que estreia oficialmente na música nesta sexta-feira, 31 de outubro, curiosamente, no Dia das Bruxas.

Carioca de 24 anos, Rodk se define como um artista pop de alma inquieta e personalidade complexa: traços que refletem em suas composições e na estética sonora do EP. “Escolhi lançar nesse dia por acaso, mas depois percebi que seria no Halloween. Achei um bom presságio”, comenta o artista, entre risadas.

Apesar de esta ser sua estreia profissional, a música acompanha Rodk desde os cinco anos de idade, quando, com um piano de brinquedo, reproduziu de ouvido o tema do Fantasma da Ópera. “A ópera sempre me fascinou, direta ou indiretamente. Ela acabou influenciando o meu gosto musical até hoje”, conta. Essa influência operística se mistura à força de artistas como Lady Gaga, Rolling Stones e Iron Maiden, que moldaram seu olhar artístico, além de ícones brasileiros como Gilberto Gil, Cazuza, Letrux e Ângela RoRo.

O resultado é uma sonoridade híbrida, MPB dançante, pop e com nuances de rock e indie, marcada por letras sensíveis e reflexivas. “Acho que minha dualidade pessoal está muito presente na minha música. Sou introspectivo e, ao mesmo tempo, muito comunicativo. Essa tensão é o que move minhas criações.”

Sobre o EP “Marolas”

Com quatro faixas autorais, “Marolas” apresenta um artista que se lança ao mar de suas próprias emoções, ora em calmarias, ora em ondas turbulentas. O EP foi produzido em parceria com o produtor Carlo, e tem como proposta ser um cartão de visitas de Rodk para o mundo. “Queria começar com algo mais pessoal, menos comercial, e construir a partir daí minha identidade musical”, explica.

As canções são verdadeiros fragmentos poéticos sobre amadurecimento, coragem e autodescoberta.

  • “Castelos no Ar” abre o EP com uma sensação de liberdade e transcendência. “É sobre deixar a mente ser levada por tudo o que é maior do que a gente, como o mar e o céu e, vendo essa imensidão, se esquecer dos pequenos medos, das pequenas preocupações. É sobre se deparar com aquilo que é eterno e, através disso, se curar."
  • “Conto dos Heróis do Mar” traz uma reflexão inspirada nas Grandes Navegações. “É sobre a coragem que precisamos ter todos os dias para navegar rumo ao desconhecido.”
  • “Flor da Idade” mergulha na intensidade da juventude: “fala sobre a confusão e os encantos dessa fase em que se perder e se encantar andam lado a lado no labirinto da vida.”
  • “O Menino e o Mar” encerra o EP com força simbólica. “A ideia surgiu ao ver um menino sendo agredido na rua por um outro rapaz. Daí veio a metáfora de um menino que se afoga no mar enquanto tento salvá-lo, e a reflexão - que é o refrão da música - sobre como é bom se deixar levar no mar, mas que para se deixar levar tem que ser peixinho grande, tem que saber nadar."

Uma carreira que começa agora

Rodk passou anos tentando escapar da música. Cursou três faculdades, mas nenhuma o preencheu. “Tentei fugir desse caminho, mas percebi que a música é onde eu me encontro”, revela. Essa pausa involuntária resultou em um acúmulo criativo: “quando vi, já tinha muitas composições prontas”.

Agora, com “Marolas”, ele inaugura oficialmente sua jornada artística. E os planos são ambiciosos: a partir de janeiro de 2026, RODK pretende lançar oito singles, um a cada dois meses, culminando em seu primeiro álbum de estúdio em 2027.

“‘Marolas’ é meu modo de dizer: eu existo. É o início de uma travessia que quero compartilhar com o público — com ondas, calmarias e todas as marés que vierem”, afirma o cantor.

EP “Marolas” – RODK

Lançamento: 31 de outubro de 2025

Disponível em todas as plataformas digitais

Comentários
Assista ao vídeo