Informes - GERAIS

Saulo Meneghetti marcou presença no Festival de Cinema Italiano 

31 de Outubro de 2025
Saulo Meneghetti marca presença no Festival de Cinema Italiano em SP | Foto: Divulgação

Aconteceu em São Paulo na noite de 28 de outubro a 20ª edição do Festival de Cinema Italiano no Brasil. O Festival celebra, desde 2005, a excelência e a criatividade do cinema italiano, conectando o público brasileiro à essa rica tradição cinematográfica. 

O ator e roteirista Saulo Meneghetti, que é neto de imigrantes italianos responsáveis por boa parte do desbravamento da região sul do país, celebra ao lado da organizadora do evento, Erica Bernardini, o sucesso de mais uma edição do festival, que contou com Reynaldo Giannecchini como mestre de cerimônias. 

Saulo destacou em entrevista à importância do evento e de se manter viva as tradições desse povo que tanto contribui para o desenvolvimento do nosso país, além do fomento à arte. “Erica tem realizado ao longo desses anos um trabalho tão lindo e valioso culturalmente, fico lisonjeado de todos os anos ser convidado para fazer parte desse propósito.”

E ainda lembrou o ator, “não tem como não me emocionar com os filmes exibidos no festival, onde me lembra tanto do meu avô Deroni Meneghetti que sempre manteve viva em nossa família as lembranças e vivências do povo italiano, assim como, meu nono Güido Pissetti que teve muita importância no desbravamento da região sul do país. 

O filme “Napoli - New York” que abriu o festival desse ano retratando a imigração de 1949 me sensibilizou demais e o cinema italiano sempre dosando na medida certa o drama e humor, foi uma experiência que guardarei com carinho.” 

Nesta edição especial, celebramos “Il Cinema che Racconta, I Maestri che Ispirano”- O Cinema que Conta, Os Mestres que Inspiram) – um mergulho nos mestres que transformaram a linguagem cinematográfica italiana e deixaram um legado que continua a inspirar novas gerações.

A Retrospectiva 2025 apresenta títulos fundamentais de cineastas como Vittorio De Sica (Ladrões de Bicicleta), Roberto Rossellini (Paisà), Bernardo Bertolucci (Antes da Revolução), Ettore Scola (O Jantar), Mario Monicelli (Tomara Que Seja Mulher),Francesco Rosi (A Vontade de um General), Pier Paolo Pasolini (Locações na Palestina) entre outros. São obras que marcaram épocas e ajudam a compreender como o cinema italiano se consolidou como referência mundial em sensibilidade estética e força política.

Celebrar 20 anos do Festival é celebrar também as pontes culturais entre Itália e Brasil, construídas ao longo de duas décadas com muito esforço, parcerias institucionais e apoio de patrocinadores visionários. Mais do que um festival, somos um espaço de encontro, memória e descoberta.

Erica Bernardini
Diretora e Curadora

A programação completa pode ser conferida em: https://ccbb.com.br/sao-paulo/programacao/20o-festival-de-cinema-italiano-no-brasil/

Comentários
Assista ao vídeo