Informes - GERAIS

Dança contemporânea encerra programação do Sesi com o solo “Essa Maria Não Sou Eu”

29 de Outubro de 2025
Créditos: Jonas Golfeto

Após estrear em setembro com sessões no Arena Porão e no Marista Escola Social Ir. Rui, o espetáculo “Essa Maria Não Sou Eu”, solo de dança contemporânea da artista Idris Bahia, segue em circulação e será apresentado no Centro Cultural Sesi Ribeirão Preto, neste domingo, dia 2 de novembro, às 19h, com entrada gratuita. Os ingressos podem ser retirados pelo site www.sesisp.org.br .

Dirigido por Adriana Scannavez, o solo de dança foi viabilizado pelo Edital Cultura em Ação do Fundo Municipal de Cultura de Ribeirão Preto (2024) e conta com patrocínio da ONG Finac. Para esta nova data, o espetáculo integra a programação do projeto “Corpos em Cena” do Sesi, que busca fortalecer e incentivar a circulação da produção artística regional e criar pontes entre artistas e a comunidade. Após a apresentação, a artista participa de uma roda de conversa com outros artistas que integram a mostra. 

Sobre “Essa Maria Não Sou Eu”

“Essa Maria Não Sou Eu” é um solo que atravessa a dança como linguagem política e poética. A criação propõe uma investigação sobre o papel social da mulher e as múltiplas formas de existência que resistem às normas e violências impostas. Em cena, o corpo da intérprete se impõe como arquivo vivo de memórias e ancestralidade, denunciando e ressignificando o que o oprime. O movimento do quadril e a bacia d’água equilibrada na cabeça surgem como símbolos centrais da dramaturgia - metáforas de um passado opressor e de um futuro em transformação. Com 25 minutos de duração, o espetáculo é seguido por rodas de conversa abertas ao público, promovendo escuta ativa e diálogo sobre gênero, corpo e emancipação. “Cada gesto é uma memória. Cada movimento é uma forma de existir e resistir”, explica a artista Idris Bahia.

Sobre o “Corpos em Cena”

O Centro Cultural Sesi Ribeirão Preto realiza, entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, o projeto “Corpos em Cena”, uma celebração da dança em suas múltiplas expressões e linguagens. A programação gratuita reúne grupos e artistas locais, promovendo espetáculos, oficinas e vivências que transitam entre o sapateado, a dança contemporânea e o voguing, conectando arte, educação e diversidade. O evento também propõe reflexões sobre temas como identidade, pertencimento, corpo, memória e resistência, consolidando o Centro Cultural como um espaço plural, democrático e inovador no cenário cultural da cidade.

Trajetória e propósito

Fruto de uma pesquisa acadêmica e artística iniciada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a obra traduz o desejo de aproximar novos públicos da dança contemporânea, valorizando o corpo como meio de expressão e de narrativa. Radicada em Ribeirão Preto desde 2022, Idris Bahia é coreógrafa, artista-pesquisadora e produtora cultural. Cofundadora da Casa Grafite, desenvolve trabalhos que conectam arte e ativismo social, promovendo ações que integram empoderamento, acolhimento e criação coletiva.

SERVIÇO

Espetáculo “Essa Maria Não Sou Eu” - Com Idris Bahia

Quando: 02/11 (domingo)

Horário: 19h

Onde: Teatro do Sesi Ribeirão Preto –  Rua João Ignacchitti, 20-364 - Jardim Castelo Branco, Ribeirão Preto

Entrada: Gratuita

Classificação: livre

Ingressos: Disponíveis pelo site www.sesisp.org.br

19h30 – Roda de Conversa sobre Dança

Com Idris Bahia, Helk Pedrassi, Sofia Monteiro e dançarinos da região

Classificação: livre

Realização: Centro Cultural Sesi Ribeirão Preto

Ficha Técnica

Bailarina e oficineira: Idris Bahia

Direção cênica: Adriana Scannavez

Figurino: Zezé Cherubini

Desenho e operação de luz: Michel Mika

Desenho e operação de som: Gali Garófalo

Audiovisual e fotografia: Jonas Golfeto

Registro fotográfico (atividades): Lais Cupoli e GX Bernardi

Design gráfico: Eduardo Maziero e Natalia Junqueira

Coordenação de comunicação: Casa Grafite

Assessoria de imprensa: Verbo Nostro Comunicação Planejada

Produção executiva: Fernanda Moura e Idris Bahia

Audiodescrição: Priscilla Figueiredo

Intérprete de Libras: Pamela Cupaiuolo

Consultoria de acessibilidade: Ingrid Loyo

Produção: Palimpsesto Produções Artísticas

Comentários
Assista ao vídeo