Newton Cannito lança filme e peça para mostrar que o humor pode ser terapêutico
![]() |
Em cartaz até 31 de outubro, a peça Terapia do Humor nos Centros Culturais da Vila Formosa, quinta, e da Penha, sexta, sempre às 20h. Grátis!
Sinopse: Newton Cannito e Márcio Américo fazem monólogos, revelando suas paranoias, loucuras e vícios. O teatro vira um divã, com reflexões cômicas, onde o público pode rir das irracionalidades confessadas pelos atores e, quem sabe, usar de espelho para perceber as suas próprias neuroses.
Newton Cannito, mais conhecido como roteirista, convida humoristas para falar de como o humor pode ser terapêutico.
A peça sempre tem convidados. O humorista Márcio Américo é uma presença constante e estará de novo no dia 31 de outubro, no Centro Cultural Penha. No mesmo local, o empresário do humorista Whinderson Nunes, Alex Monteiro, irá atuar como ator, no dia 24 de outubro, sexta.
Marco Barreto participa dia 23 de outubro, no Centro Cultural Vila Formosa.
Larissa Lyra é a atriz revelação da peça. Ela foi aluna da oficina de Terapia de Humor que Cannito ministra para as Fábricas de Cultura do Governo do Estado. Ela - que é psicóloga profissional - descobriu como o humor a ajuda a lidar com suas próprias loucuras. Ela também recebera o prêmio de Humorista Revelação no Festival Utopia Brasil de Artes, Fubá, dia 2 de novembro.
O público também é convidado para participar das cenas. A peça inova nessa relação com a utilização da internet e da educação para incentivar o público a participar da cena.
O espetáculo recupera a origem do Stand up comedy, que nasceu em igrejas protestantes como forma de dar testemunho para “confessar” seus pecados de forma cômica. O Stand up comedy, como sabemos, é a comedia em pé. Para brincar com a ideia de um ator que se confessa no divã, Terapia do Humor irá estrear o gênero Comedia Deitada.
Cada convidado abre seu coração e zomba de só mesmo e seus vícios. Márcio Américo revela como usa o humor para curar de seu vício em Crack. Já Newton Cannito confessa sua hipocondria. O empresário Alex Monteiro contará de sua tentativa de suicídio.
O espetáculo faz parte do Método Criativo desenvolvido por Cannito (8 semanas para Criar a si mesmo), que usa humor para autoconhecimento e criação de Avatares.
Sobre o filme
O filme Terapia do Humor, somos todos zumbis estará disponível gratuitamente por todo o mês de outubro e novembro no Youtube.
O Humor pode vencer o vício
O humorista Márcio Américo pesquisa Oswald de Andrade e a relação da Antropofagia com a cultura brasileira. Ao mesmo tempo, ele circula pelas ruas da Cracolândia, investigando seu próprio passado como usuário de crack. Inspirado em São Oswald de Andrade e cansado da comparação entre usuários de drogas e zumbis, Américo e a Cia do Divino criam o espetáculo "Somos todos zumbis", que antropofagiza a palavra zumbi para mostrar que todos nós somos viciados em alguma coisa. O humorista Márcio Américo pesquisa Oswald de Andrade e a relação da Antropofagia com a cultura brasileira. Enquanto isso, terapeutas como Ataliba Benaim e Cileia Biagiolli contam como usam a Terapia de Palhaço para ajudar adictos a superar o vício!
Serviço:
Espetáculo Terapia do Humor
23 de outubro, quinta-feira, às 20h
Centro Cultural Vila Formosa
Convidado: Marco Barreto
24 de outubro, sexta-feira, às 20h
Centro Cultural Penha
Convidado: Alex Monteiro
Larissa Lyra
31 de outubro, sexta, às 20
Centro Cultural Penha
Convidado: Márcio Américo
Larissa Lyra
Endereços
Centro Cultural Vila Formosa
Av. Renata, 163 - Vila Formosa, Zona Leste, São Paulo - SP, 03377-000
Centro Cultural Penha
Largo do Rosário, 20 - Penha de França, Zona Leste, São Paulo - SP, 03634-020
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Grátis!
Retirada uma hora antes do espetáculo