Cultura - Música

Os portugueses Kumpania Algazarra se apresentam pela primeira vez no Manouche

14 de Outubro de 2025
Kumpania Algazarra HORZ
Créditos: Cátia Barbosa

Com sopros poderosos, ritmos dançantes e uma energia que contagia, o grupo português de fanfarra festiva Kumpania Algazarra se apresenta pela primeira vez no Manouche, no dia 17 de outubro, sexta, com o “Da Fanfarra de Lisboa ao Calor do Rio”, um show vibrante e intenso, e participação da Orquestra Voadora.

Fanfarra festiva é comum em Portugal com espetáculos com instrumentos de sopro e muita animação em  eventos festivos, incluindo festas de verão, romarias e celebrações de padroeiros, atuando em festivais de música de rua e concertos, tanto em Portugal como no estrangeiro. 

Inspirados por essa energia da folia e da boa disposição, os Kumpania Algazarra nasceram em 2004 nas ruas de Sintra. Composta por 9 músicos, encabeçando, cada um deles, instrumentos caracteristicamente bálticos, sua formação tem Hélder Silva (percussão), Luís Barrocas (guitarra, saxofone e voz), Francisco Brito (baixo), Gil Gonçalves (tuba), Francisco Amorim (trombone), Paul Robert (trompete), Mateja Dolsak (saxofone) e Diogo Andrade (bateria).

Saltimbancos apaixonados, filhos da estrada e do vento, músicos em folia permanente submergidos num cocktail de música animada, as suas combinações de notas musicais formam um rendilhado de culturas, onde estão presentes, de forma conjugada ou separada, os sons balcânicos, árabes, latinos, africanos, o ska e o funk, que faz deles uma das mais poderosas brass bands portuguesas. Com 20 anos de carreira, assinalados em 2024, a banda leva na bagagem centenas de concertos realizados por todo o mundo, um EP, vários singles e nove álbuns editados.

Em 2025 os Kumpania Algazarra têm um novo espetáculo, que faz uma viagem por toda a sua obra, sempre em jeito de alegria e celebração, que apresentarão aqui no Brasil.

Com um single “Olhó Burro” recém-lançado, seu último álbum “Histórias e Raízes”, de 2023, com várias participações, viaja pela música tradicional portuguesa e sempre com a visão particular dos olhos do coletivo. Seja em palco ou nas ruas os Kumpania Algazarra transformam todos os seus espetáculos numa grande celebração, uma festa onde a banda e o público se encontram.

@kumpaniaalgarra

Vídeos:

Formiga no Carreiro: https://www.youtube.com/watch?v=0AUYMFkB2pU 

Assim não vai dar: https://www.youtube.com/watch?v=DB6AzR4YqtY 

Mariquita: https://www.youtube.com/watch?v=dnIKFyH4HA4

SERVIÇO:

Show: Os portugueses Kumpania Algazarra apresentam “Da Fanfarra de Lisboa ao Calor do Rio”, com participação da Orquestra Voadora

Local: Manouche (Rua Jardim Botânico, 983, - subsolo da Casa Camolese/Jd. Botânico)

Data e horário: 17 de outubro, sexta, às 21h

Ingressos: R$ 60 (ingresso solidário - levando um quilo de alimento não perecível ou livro, a ser doado para o Retiro dos Artistas - e meia entrada) l R$ 120,00 (inteira)

Capacidade: 250 pessoas (público em pé)

Vendas: https://linktr.ee/clubemanouche

Comentários
Assista ao vídeo