Cultura - Cinema

Estreia de Ato Noturno no Festival do Rio

10 de Outubro de 2025

Ator marca presença nas sessões do longa dirigido por Marcio Reolon e Filipe Matzembacher, após uma trajetória que conecta teatro, cinema brasileiro e produções internacionais

Ivo Müller no Festival de Berlim
Créditos: ©Ronny Heine / Berlinale 2025

O ator Ivo Müller desembarca no Rio de Janeiro para participar da estreia nacional de “Ato Noturno”, novo longa de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher, que integra a mostra Première Brasil do Festival do Rio 2025, após sua primeira exibição no Festival de Berlim deste ano.

A sessão de estreia será realizada no dia 9 de outubro, às 21h45, e a primeira exibição aberta ao público acontece no dia 10 de outubro, às 16h30, no Cine Odeon, com debate mediado por especialistas, jornalistas e críticos convidados pela curadoria do festival. O filme também terá sessão extra no dia 11 de outubro, às 18h45, no Cine Botafogo.

Em Ato Noturno, Müller interpreta Camilo, chefe de segurança de um político, em uma narrativa que explora as tensões de poder, lealdade e identidade. A produção marca o retorno do ator ao Festival de Berlim, dez anos após sua estreia internacional com o premiado Tabu (2012), dirigido por Miguel Gomes, filme que conquistou dois Ursos de Prata e o Prêmio Alfred Bauer por inovação artística.

Entre o palco e as telas, Ivo Müller construiu uma carreira de destaque. No teatro, integrou o elenco do consagrado espetáculo “Doze Homens e Uma Sentença”, do Grupo Tapa, somando mais de 500 apresentações ao longo de oito anos. Desde 2010, vem apresentando o solo inspirado em Cartas a um Jovem Poeta, de Rainer Maria Rilke, em diferentes versões, projeto que culmina em “Rilke, One Million Words”, apresentado em Nova York, no espaço Torn Page, em janeiro de 2025.

No cinema, o ator consolidou-se com papéis marcantes, como o cabeleireiro Carlucho na cinebiografia e série “Hebe”, o pastor Kurtz em Oração do Amor Selvagem, e o pescador Marcelo em Barba Ensopada de Sangue, adaptação do romance de Daniel Galera dirigida por Aly Muritiba, com estreia prevista para novembro deste ano. Antes, Ivo poderá ser visto em Bia Mais Um, de Wellington Sari (outubro), e já tem garantida a estreia de “Sangue de Groselha”, ao lado de Natália Lage e Nuno Leal Maia, no início de 2026.

Müller também atua em produções internacionais, como Fractais Tropicais, primeiro longa de Leonardo Pirondi, apontado pela revista Filmmaker entre as 25 novas caras do cinema independente mundial. O ator participou ainda do curta O Órfão, de Carolina Markowicz, vencedor da Queer Palm em Cannes 2018.

Recém-chegado de uma temporada no Festival Fringe de Edimburgo, onde participou da iniciativa CreativeSP - programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo voltado à economia criativa, Ivo Müller reforça sua presença no cenário artístico nacional e internacional, agora celebrando mais um capítulo com a estreia brasileira de Ato Noturno.

Comentários
Assista ao vídeo