Notícias - Autoridades

2º Encontro de Ouvidores reúne mais de 500 profissionais do Estado

5 de Maio de 2014
Governador Geraldo Alckmin fala sobre o trabalho preventivo e corretivo realizado pelas ouvidorias

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na última terça-feira, 29 de abril, aconteceu, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, o 2º Encontro de Ouvidores do Estado de SP.  A segunda edição do evento foi organizada pela Comissão de Centralização das Informações dos Serviços Públicos do Estado de São Paulo (CCISP) – a  chamada Rede de Ouvidores.   

Direcionado a todos os ouvidores públicos do Estado, o evento reuniu mais de 500 profissionais da área na capital paulista – 78 municípios representados -, os quais tiveram a oportunidade de atualizar seus conhecimentos e trocar experiências sobre assuntos que afetam o dia a dia das Ouvidorias e do Atendimento ao Consumidor. 

De acordo com o coordenador da CCISP e chefe de gabinete da SGP, Luís Antônio Panone, os profissionais da área possuem uma grande vocação: a de ouvir diariamente os pedidos da população. 

“Somente em 2013, registramos mais de 1 milhão de atendimentos, o que nos faz hoje referência em rede de ouvidorias. Durante as manifestações que aconteceram em junho do ano passado, vimos a população gritando por respeito, valor visto também como prioridade pela Rede de Ouvidorias. Por isso, capacitamos, valorizamos e reconhecemos a relevância deste grupo”, disse Panone. 

Mais de 500 pessoas se reuniram na sede do governo paulista para participar do 2º Encontro de Ouvidores

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fazendo referência à primeira edição do evento, o coordenador destacou que 100% dos desafios estabelecidos foram alcançados e já falou sobre novas metas. 

“Neste período de 1 ano, reformulamos o sistema de registro de informações, capacitamos e certificamos mais de 100 ouvidores, distribuímos 3,5 mil cartilhas, entre outras ações. Obtivemos muitos avanços, porém a motivação deve ser uma constante em nossas vidas. Nosso próximo passo é a descentralização das ouvidorias e a realização de encontros regionais”, declarou. 

Cerimônia 
A abertura da cerimônia foi realizada logo no início da manhã, às 9h, e contou com a presença do governador Geraldo Alckmin; do secretário de Gestão Pública, Waldemir Caputo; do presidente da Corregedoria Geral da Administração (CGA), Gustavo Ungaro; da ouvidora geral da CGA, Maria Inês Fornazaro; do ouvidor da Prodesp/Poupatempo, José de Ambrosis Pinheiro Machado, além de outras autoridades.

O secretário Waldemir Caputo, após dar as boas vindas aos ouvidores, destacou a grandiosidade e importância do trabalho desenvolvido por eles. 

“O ouvidor é o canal para que todos os cidadãos consigam reivindicar e demonstrar seus anseios em relação aos serviços públicos. Portanto, é um trabalho fundamental, que possibilita ao Estado ouvir mais”, destacou Caputo, que ainda reforçou o compromisso e o respaldo que o governador e a SGP sempre terão com a Rede de Ouvidorias. 

Complementando a fala do secretário de Gestão Pública, o governador Geraldo Alckmin enfatizou o trabalho preventivo e corretivo realizado pelas ouvidorias, que garantem o acesso à informação e abrem as portas para a cidadania. 

Ele ainda reforçou a importância de melhorar e aprimorar sempre o atendimento e o controle de qualidade dos serviços, para que as reivindicações da população paulista sejam respondidas no prazo adequado e de maneira adequada. 

Atividade regulamentada 
Durante o encontro, o governador assinou um decreto que regulamenta a atividades dos ouvidores no Estado, além de representar o fortalecimento da Rede de Ouvidorias, avançar nas garantias e competências e traduzir os desejos dos cidadãos. 

Para a ouvidora geral, Maria Inês Fornazar, o documento é um verdadeiro presente para a ouvidoria paulista: “O ouvidor não pode ser apenas o ouvido do Estado, deve também converter as solicitações em ações concretas. É de seu direito também sugerir, participar, influenciar, ser ouvido pelo governante”. 

CCISP 
Instituída pelo decreto nº 45.040, de 04 de julho de 2000, a Comissão de Centralização das Informações dos Serviços Públicos do Estado de São Paulo (CCISP) é coordenada pela Secretaria de Gestão Pública e tem como objetivos principais a administração do sistema de Ouvidorias e a consolidação e análise dos dados das Secretarias de Estado. 

Entre suas funções, estão a de promover a capacitação dos ouvidores, integrar a Rede e fomentar encontros, reuniões e discussões. 

Geraldo Alckmin assina decreto que regulamenta a atividade dos ouvidores no Estado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atualmente, 257 ouvidorias compõem a Rede Paulista de Ouvidorias do Estado de São Paulo. Estima-se que anualmente são realizados mais de 1 milhão de atendimentos por estes departamentos – em 2013, foram 1.153.000.

 
 
 
Comentários
Assista ao vídeo