Com foco regional, evento reúne gratuitamente exposições temáticas, negócios, palestras, letramento racial, copeira, samba, elementos do Hip Hop, oficinas, encontro de gestores da cultura e grandes shows
![]() |
Martinha do Coco se apresenta na abertura da Feira |
Créditos: Davi Mello Pareia |
A Associação Cultural Quilombo de Bariri anuncia a 5º edição da Feira Afro Bariri, que será realizada durante os dias 7, 8 e 9 de novembro, Mês da Consciência Negra, na Praça da Juventude (Claudinei Assad), situada na maior rotatória de Bariri, interior de São Paulo. Todas as atividades são gratuitas.
Com foco regional, a Feira preparou megaestrutura em uma área com mais de 13 mil metros quadrados, para abordar, preservar e valorizar diversos nichos culturais da população afro-brasileira.
Trabalho este que a Associação Cultural Quilombo vem desenvolvendo desde a sua fundação, em 1988, sendo uma das poucas entidades do ramo que permanece ativa no centro-oeste paulista.
“O Quilombo atua há 37 anos e eu sou membro da associação há 23. Decidimos fazer a Feira para mostrar toda a potencialidade da nossa cultura, oferecendo serviços na área da saúde, do social e do desenvolvimento, gerando negócios, fomentando a economia criativa, compartilhando conhecimento, promovendo entretenimento e muito mais”, explica Edcarlos Pereira dos Santos, Presidente da Associação Cultural Quilombo de Bariri.
Ainda de acordo com Edcarlos, devido a extensa, acessível e diversificada programação, a Feira Afro Bariri terá três dias de duração pela primeira vez. Neste período, serão executadas as mais diversas atividades, incluindo ações exclusivas para as crianças e pessoas com deficiência.
As atrações culturais serão divididas em quatro pontos, além de “territórios temáticos”, praça de alimentação e parque de diversões.
O Palco Principal irá concentrar os grupos de dança, DJs e apresentações musicais, incluindo um dos principais nomes do carnaval de Brasília, Martinha do Coco, Wagninho do Negritude Jr, Gangsta e Poesias: Tuca Lélis, Dona Kelly, Sharylaine, Kelly Neriah e Lauren Priscila, As Soberanas do Samba (Ribeirão Preto) e muito mais.
Como o próprio nome sugere, a Tenda do Samba irá exaltar o gênero musical mais conhecido do país, recebendo a partir de sábado, 8, shows de diversos grupos de samba da região, como os já confirmados, Sambamalt (Botucatu), Jô Moura (Bauru), Junior Barros & Eloi Brito (Araraquara), além dos Shows no Palco do Thiago Leite (Barra Bonita), Pagode do Asprila (Bariri).
No Salão Social, a atividade predominante será a capoeira e suas vertentes; samba de roda, samba duro, orquestra de berimbau, terá ainda competição de tranças, ensaio fotográfico do curso de modas e curso de letramento racial que visa capacitar as pessoas, especialmente não negros, a reconhecer, criticar e combater o racismo.
A charmosa Concha Acústica também recebe diversas atividades durante o final de semana como, por exemplo, apresentação de grupos de dança, oficina de Graffiti e a gloriosa Escola de Samba Estação Primeiro de Agosto de Bauru.
A programação ocorre simultaneamente nas “tendas” e “territórios” ao redor da Praça. Durante todo o sábado e domingo, haverá um espaço exclusivo e seguro para receber crianças e pessoas com deficiência. Profissionais capacitados irão apresentar oficinas e atividades lúdicas divertidas para o público.
A organização da 5º Feira Afro Bariri também preparou três “territórios”, divididos em “Território do Saber”, “Território dos Sabores” e “Território do Fazer”, que irão funcionar através de editais que podem ser acessados por aqui: https://linktr.ee/
O “Território do Saber” é uma premiação exclusiva para Escola do Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano). Qualquer unidade escolar da região pode se inscrever gratuitamente para participar. De acordo com as instruções do edital, os alunos deveram apresentar um painel com o tema “A História do Povo Negro no Brasil”. Os dois melhores trabalhos serão premiados: 1º lugar – R$ 3.000; 2 º lugar – R$ 1.000. Clique aqui para as informações.
Neste espaço, haverá, ainda, uma exposição de personalidades negras, promovida pela Secretária de Igualdade Racial de Jaú.
As comidas típicas ganham espaço no “Território dos Sabores”, onde os chefs e cozinheiros poderão se inscrever para comercializar pratos relacionados a cultura afro-brasileira.
Confira: https://forms.gle/
Como forma de democratizar a Feira, também haverá o “Território do Fazer”, no qual expositores e artistas dos mais variados estilos poderão se apresentar, mediante a inscrição no edital. Inscrições: https://forms.gle/
A 5º Feira Afro Bariri é uma realização da Associação Cultural Quilombo de Bariri, contemplado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), do governo de São Paulo e Edital de Festivais da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA). O evento também conta com recurso financeiro oriundo de Emendas Impositivas do município, apoio de patrocinadores e de recurso próprio da entidade.
Serviço:
5º Feira Afro Bariri
Local: Praça da Juventude (Claudinei Assad)
Endereço: Avenida Perimetral Prefeito Domingos Antônio Fortunato
Data e horário:
Sexta-feira, dia 7, das 18h às 23h
Sábado, dia 8, das 9h às 23h
Domingo, dia 9, das 9h às 22h
Todas as atividades são gratuitas, exceto parque de diversões e produtos alimentícios.
Mais informações: (14) 3662-5606