Informes - GERAIS

Casa de Astérion lança três livros de contos

19 de Setembro de 2025

Editora gaúcha promove os lançamentos de Carolina Nabarro, Danielle Martins Cardoso e Eliete de Fátima Guarnieri em São Paulo no dia 26 de setembro

Foto: Divulgação

A editora gaúcha Casa de Astérion lança três livros de contos em São Paulo. No dia 26 de setembro, a partir das 19h, Sobre a vida e outros pesos, de Carolina Nabarro, Barro, de Danielle Martins Cardoso e Quando o coração sangra, de Eliete de Fátima Guarnieri na sede da Apamagis – Associação Paulista dos Magistrados (Rua Dom Diniz, 29 – 3º andar, Jardim Luzitania).

Com coordenação editorial de Rafael Bassi e Diego Zanella como editor-chefe, as obras também têm outro em ponto: suas autoras exercem funções essenciais à Justiça e se inspiram nessas vivências para a construção de suas narrativas.

O livro de Carolina Nabarro, Sobre a Vida e outros Pesos, tem uma característica importante: o domínio do ritmo, tão pre­sente nos escritos da autora. É como se estivéssemos em uma narrativa vertiginosa, que mescla tanto a memória do passado quanto questões contemporâneas.

Detentora de um domínio ímpar das técnicas da narra­tiva curta, cada conto é um mundo — ou melhor, um pedaço de mundo —, em que as nuances das palavras nos colocam em constante reflexão, sempre nos impulsionando a buscar o que virá na próxima página. Com diálogos ágeis, a autora aborda as emoções que permeiam nossas escolhas, dores, amores e perdas.

Solidão e violência formam o fio de ouro que atravessa e costura as dezoito ficções de Barro, de Danielle Martins Cardoso. Solidão provocada pela violência em três níveis: no plano doméstico, no plano social e na estrutura íntima que mantém de pé um ser humano.

A autora tem um talento precioso para a sondagem psicológica profunda, seja criando enredos, seja adaptando situações vividas nas audi­ências do fórum, em seu trabalho de juíza de direito, seja usando os narradores mais tradicionais, em primeira ou terceira pessoa, seja empregando muito bem o raríssimo narrador em segunda pessoa. Os contos, sempre densos e envolventes, desafiam os leitores a confrontar as sombras solitárias, errantes, de uma sociedade em constante desequilíbrio.

O livro de contos de Eliete de Fátima Guarnieri, Quando o coração sangra, reúne treze narrativas que fazem sangrar o coração das personagens ou do leitor. Histórias de melancolia, psicopatia, fobia, desesperança, vício, imprudência, distúrbio, desejo, decepção, tragédia, frustração, punição e perdição. Histórias sem redenção. Paira na coletânea inteira um clima de dark novel que é o fundo da literatura contemporânea.

Este livro é uma tentativa de dar forma ao inefável, de tra­duzir em palavras aquilo que muitas vezes nos escapa. A singu­laridade da autora reside em sua capacidade de explorar os re­cantos mais profundos do ser, revelando emoções universais de maneira única e autêntica. Seus contos não são meras histórias; são reflexos das tempestades internas que todos enfrentamos, espelhos onde contemplamos nossas próprias angústias, espe­ranças e desejos.

Sobre as autoras
Carolina Nabarro Munhoz Rossi é Juíza de Direito do Tribunal de Justiça de São Paulo desde 1998, hoje titular da 1ª Vara Cível da Comarca de São Bernardo do Campo. Formada em Direito pela Faculdade de Direito da USP e em Ciências da Comunicação – Jornalismo pela PUC-SP, Especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário pela USP, Juíza Formadora da Escola Paulista da Magistratura e da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – ENFAM, Diretora de Imprensa da Associação Paulista dos Magistrados – APAMAGIS.

Danielle Martins Cardoso nasceu em Belo Horizonte, onde se formou em magistério e depois escolheu o curso de Direito. Foi Defensora Pública e Promotora de Justiça. Ingressou na magistratura paulista em 1998 e trabalha em Osasco desde 2003. É mediadora do Clube de Leitura da Associação Paulista de Magistrados e tem contos publicados em diversas antologias. Vencedora dos Concursos Nacionais de Contos da Magistratura, do Prêmio Estadual Sindi-Clube, Acesc e dos concursos de literatura do Club Athletico Paulistano, a autora concilia a arte da escrita com a arte de julgar.

Eliete de Fátima Guarnieri nasceu em Piracicaba, cidade em que ainda reside. Cursou o ensino fundamental e médio em escolas públicas. Graduou-se na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e é juíza de direito. Ama literatura e música. Como terapia, toca piano e está aprendendo a tocar órgão de tubos. Escreve contos desde a adolescência. Publicou os livros de contos Quando o Estômago Grita, pela Editora Patuá, e Quando a Alma Viaja, pela Life Editora, e o livro de poesia Minuetos em Versos, em versão bilingue (Português e Francês), também pela Life Editora. Quando o coração sangra, pela Casa de Astérion, completa sua trilogia de contos. Ocupa a cadeira número 22 da Academia Piracicabana de Letras.

Comentários
Assista ao vídeo