Gratuito, evento no distrito de Camanducaia teve performances de cinco bandas ao longo de três dias, estações gastronômicas e ajudou a impulsionar o comércio local
![]() |
Integrantes do grupo MotoTerapia, de Campinas (SP), que compareceu em peso ao "Monte Verde Bike Fest" |
Em uma atração especial que se tornou um dos pontos altos desta sua temporada de inverno, o “Monte Verde Bike Fest” foi realizado com sucesso entre a última sexta-feira e o domingo. No período, o distrito de Camanducaia recebeu centenas de motociclistas, que curtiram as apresentações de cinco bandas e as estações gastronômicas no portal do vilarejo do Sul de Minas, localizado a apenas 160km de São Paulo. O grande volume de visitantes movimentou de forma importante os restaurantes, ajudou a impulsionar o comércio local e ainda elevou a taxa de ocupação das hospedagens por meio dos turistas que optaram por ficar para o final de semana.
Realizado pela MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) e a Prefeitura de Camanducaia, o evento, gratuito ao público, contou com o apoio do Clube de Motociclismo Piolhos do Asfalto MC, de Bragança Paulista (SP), e reuniu diversos grupos de amantes de motos que aliaram a paixão de viajar em duas rodas até o tradicional destino turístico à experiência de participar de um festival com uma programação musical de qualidade, proporcionada por grupos locais e regionais, sendo que DJs também animaram os presentes com som mecânico nos intervalos e antes do início de algumas apresentações.
O primeiro conjunto a tocar, na sexta-feira passada, foi o Atrama com Francis Rosa, cantor, compositor e violeiro que, em diversas de suas canções, presta homenagem ao estilo de vida do povo da Serra da Mantiqueira. Em seguida, no sábado, dia em que a festividade contou com maior volume de motociclistas que foram até Monte Verde, quem compareceu desfrutou de uma agenda musical diversificada, com as performances das bandas Cretácea, Nohau e Teoria Livre. Já no domingo, o evento teve os shows do cantor Leandro Damasceno, que se denomina compositor de “Rock de Minas”, e da Gramophone Duo Acoustic, formada por Lucas Di Marco (violão) e Coska Henrique Barros (contrabaixo acústico). Juntos, eles dividem os vocais em releituras de clássicos do rock.
Neste dia final do “Monte Verde Bike Fest”, o grupo de motociclistas MotoTerapia, de Campinas (SP), compareceu em peso para curtir as atrações do evento e aproveitou para passear um pouco pelo charmoso vilarejo mineiro. Faby Martins, idealizadora desse clube de aficionados ao lado do seu marido, Wilson Pessoa, exalta que o programa foi inesquecível por vários motivos. “O domingo foi perfeito! O clima da Serra da Mantiqueira é contagiante, a nossa chegada foi incrível e o destino, com toda a sua gastronomia e ambiente acolhedor, ajudou para que a gente pudesse fechar o nosso passeio com chave de ouro. Estivemos presentes com mais de 50 motos e cerca de 70 pessoas”, ressalta Faby, que viajou até a localidade mineira na garupa da motocicleta pilotada pelo seu marido.
Rebecca Wagner, presidente da MOVE, também destaca o sucesso do “Monte Verde Bike Fest” e a importância que a sua realização teve para ajudar a movimentar a economia de diversos setores ligados ao turismo local. “Assim como já esperávamos que seria, o evento foi sensacional e proporcionou uma celebração entre vários grupos e clubes de motociclistas, que tiveram acesso gratuito aos shows realizados pelas bandas ao longo dos três dias e desfrutaram das opções gastronômicas dos estabelecimentos participantes. E a presença desse grande número de visitantes foi benéfica para restaurantes, lojas, hospedagens e outros atrativos que receberam os turistas”, enaltece Rebecca.
Neste período da estação mais fria do ano, o festival “Inverno nas Montanhas”, ocorrido entre 28 de junho e 27 de julho, e o encontro de aeromodelismo “Voando nas Montanhas”, nos dias 16 e 17 de agosto, foram outras atrações especiais que impactaram para trazer grandes quantidades de visitantes ao destino mineiro e colaboraram para alavancar as atividades do comércio local e do setor hoteleiro. E da mesma forma como aconteceu nesta primeira edição do “Monte Verde Bike Fest”, os dois eventos tiveram a MOVE entre os seus realizadores.